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COMPLEMENTOS DE PUBLICIDADE E MERCADOS - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Paulo Cardoso
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Cardoso

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objetivo geral fazer uma abordagem conceptual, mas também prática, da publicidade em contexto digital. Pretende-se fazer uma apresentação teórica de cada uma das técnicas da comunicação e da publicidade digital assim como fornecer ferramentas essenciais à sua aplicação prática.

Objectivos Específicos

1. Promover o conhecimento sobre as técnicas de publicidade digital utilizadas pelas marcas e que são complementares à comunicação publicitária.
2. Desenvolver a capacidade para aplicar essas técnicas, fazendo uma abordagem operacional destas temáticas e fornecendo ferramentas que permitam a sua utilização prática.

Competências a adquirir

1. Compreender a essência e funcionamento das técnicas de publicidade digital utilizadas pelas marcas;
2. Participar ativamente, a nível estratégico e operacional, na aplicação destas mesmas técnicas no contexto da comunicação de uma marca.

Metodologia de Ensino

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos às técnicas de comunicação de marketing que são complementares à publicidade com base na bibliografia da unidade curricular. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.

Conteúdos Programáticos

1. Publicidade online: aplicações da comunicação visual
1.1 Copywriting na comunicação digital
1.2 Aplicações da comunicação gráfica online
1.3 Linguagem vídeo na comunicação digital
1.4 Aplicações do vídeo na comunicação online
1.5 Conteúdos informativos e persuasivos em contexto digital

2.Publicidade online
2.1 Publicidade em motores de busca
2.2 Publicidade display através de banners
2.3 Publicidade no youtube (gestão e formatos)
2.4 Publicidade em redes sociais

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 Frequências
- 1 Trabalho de grupo

Recursos Didácticos

Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.

Palavras Chave

Publicidade online, comunicação gráfica digital, comunicação vídeo online.

Bibliografia Principal

Autor Paula, André Novais
Título Marketing Digital para Empresas
Edição 1ª ed
Local Lisboa
Editora Perfil Criativo
Ano 2018
Autor Faustino, Paulo
Título Marketing Digital na prática
Edição
Local Queluz de Baixo
Editora Marcador
Ano 2019
Autor Gilbert, Patrick
Título Join or Die: Digital Advertising in the Age of Aut
Editora Mill City Press, Inc

Bibliografia Complementar

Autor Thomas, Brian; Housden, Matthew
Título Direct and Digital Marketing in Practice
Edição
Local London
Editora Blomsbury Publishing
Ano 2017
Autor Dias, Patrícia; Teixeira-Botelho, Inês
Título Smarketing ? Como o mobile marketing está a mudar
Edição 1ª ed
Local Lisboa
Editora Sílabo
Ano 2020