Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
COMPLEMENTOS DE PUBLICIDADE E MERCADOS - 2021/2022
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Paulo Cardoso
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Cardoso
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo geral fazer uma abordagem conceptual, mas também prática, da publicidade em contexto digital. Pretende-se fazer uma apresentação teórica de cada uma das técnicas da comunicação e da publicidade digital assim como fornecer ferramentas essenciais à sua aplicação prática.
Objectivos Específicos
1. Promover o conhecimento sobre as técnicas de publicidade digital utilizadas pelas marcas e que são complementares à comunicação publicitária.
2. Desenvolver a capacidade para aplicar essas técnicas, fazendo uma abordagem operacional destas temáticas e fornecendo ferramentas que permitam a sua utilização prática.
Competências a adquirir
1. Compreender a essência e funcionamento das técnicas de publicidade digital utilizadas pelas marcas;
2. Participar ativamente, a nível estratégico e operacional, na aplicação destas mesmas técnicas no contexto da comunicação de uma marca.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos às técnicas de comunicação de marketing que são complementares à publicidade com base na bibliografia da unidade curricular. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.
Conteúdos Programáticos
1. Publicidade online: aplicações da comunicação visual
1.1 Copywriting na comunicação digital
1.2 Aplicações da comunicação gráfica online
1.3 Linguagem vídeo na comunicação digital
1.4 Aplicações do vídeo na comunicação online
1.5 Conteúdos informativos e persuasivos em contexto digital
2.Publicidade online
2.1 Publicidade em motores de busca
2.2 Publicidade display através de banners
2.3 Publicidade no youtube (gestão e formatos)
2.4 Publicidade em redes sociais
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 Frequências
- 1 Trabalho de grupo
Recursos Didácticos
Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Publicidade online, comunicação gráfica digital, comunicação vídeo online.
Bibliografia Principal
Autor | Paula, André Novais |
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Título | Marketing Digital para Empresas |
Edição | 1ª ed |
Local | Lisboa |
Editora | Perfil Criativo |
Ano | 2018 |
Autor | Faustino, Paulo |
Título | Marketing Digital na prática |
Edição | 1ª |
Local | Queluz de Baixo |
Editora | Marcador |
Ano | 2019 |
Autor | Gilbert, Patrick |
Título | Join or Die: Digital Advertising in the Age of Aut |
Editora | Mill City Press, Inc |
Bibliografia Complementar
Autor | Thomas, Brian; Housden, Matthew |
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Título | Direct and Digital Marketing in Practice |
Edição | 3ª |
Local | London |
Editora | Blomsbury Publishing |
Ano | 2017 |
Autor | Dias, Patrícia; Teixeira-Botelho, Inês |
Título | Smarketing ? Como o mobile marketing está a mudar |
Edição | 1ª ed |
Local | Lisboa |
Editora | Sílabo |
Ano | 2020 |