Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
COMPLEMENTOS DE PUBLICIDADE E MERCADOS - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Pereira Campos
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Pereira Campos
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo geral fazer uma abordagem conceptual, mas também prática, da publicidade em contexto digital. Pretende-se fazer uma apresentação teórica de cada uma das técnicas da comunicação e da publicidade digital assim como fornecer ferramentas essenciais à sua aplicação prática.
Objectivos Específicos
1. Promover o conhecimento sobre as técnicas de publicidade digital utilizadas pelas marcas e que são complementares à comunicação publicitária tradicional (offline).
2. Desenvolver a capacidade para aplicar essas técnicas, fazendo uma abordagem operacional destas temáticas e fornecendo ferramentas que permitam a sua utilização prática.
Competências a adquirir
1. Compreender a essência e funcionamento das técnicas de publicidade digital utilizadas pelas marcas;
2. Participar ativamente, a nível estratégico e operacional, na aplicação destas mesmas técnicas no contexto da comunicação de uma marca.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos às técnicas de comunicação de marketing que são complementares à publicidade com base na bibliografia da unidade curricular. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.
Conteúdos Programáticos
1.Publicidade online: aplicações da comunicação visual
1.1 Copywriting na comunicação digital
1.2 Aplicações da comunicação gráfica online
1.3 Linguagem vídeo na comunicação digital
1.4 Aplicações do vídeo na comunicação online
1.5 Conteúdos informativos e persuasivos em contexto digital
2.Publicidade online
2.1Publicidade em motores de busca
2.2publicidade display através de banners
2.3publicidade no youtube (gestão e formatos)
2.4Publicidade em redes sociais
2.5Publicidade em Apps e gmail.
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 Frequências
- 1 Trabalho de grupo
Recursos Didácticos
Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.
Objetivos de Sustentabilidade
ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura
ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis
ODS 4: Educação de Qualidade
Palavras Chave
Publicidade online, comunicação gráfica digital, comunicação vídeo online.
Bibliografia Principal
Autor | Paula, André Novais |
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Título | Marketing Digital para Empresas |
Edição | 1ª ed |
Local | Lisboa |
Editora | Perfil Criativo |
Ano | 2018 |
Autor | Faustino, Paulo |
Título | Marketing Digital na prática |
Edição | 1ª |
Local | Queluz de Baixo |
Editora | Marcador |
Ano | 2019 |
Autor | Clow, K. and Baack, D. |
Título | Integrated Advertising, Promotion, and Marketing |
Edição | 6th Edition |
Local | New York |
Editora | Prentice Hall |
Ano | 2013 |
Bibliografia Complementar
Autor | Thomas, Brian; Housden, Matthew |
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Título | Direct and Digital Marketing in Practice |
Edição | 3ª |
Local | London |
Editora | Blomsbury Publishing |
Ano | 2017 |
Autor | Dias, Patrícia; Teixeira-Botelho, Inês |
Título | Smarketing ? Como o mobile marketing está a mudar |
Edição | 1ª ed |
Local | Lisboa |
Editora | Sílabo |
Ano | 2020 |