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COMPLEMENTOS DE PUBLICIDADE E MERCADOS - 2024/2025

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Jorge Pereira Campos
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Pereira Campos

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objetivo geral fazer uma abordagem conceptual, mas também prática, da publicidade em contexto digital. Pretende-se fazer uma apresentação teórica de cada uma das técnicas da comunicação e da publicidade digital assim como fornecer ferramentas essenciais à sua aplicação prática.

Objectivos Específicos

1. Promover o conhecimento sobre as técnicas de publicidade digital utilizadas pelas marcas e que são complementares à comunicação publicitária tradicional (offline).
2. Desenvolver a capacidade para aplicar essas técnicas, fazendo uma abordagem operacional destas temáticas e fornecendo ferramentas que permitam a sua utilização prática.

Competências a adquirir

1. Compreender a essência e funcionamento das técnicas de publicidade digital utilizadas pelas marcas;
2. Participar ativamente, a nível estratégico e operacional, na aplicação destas mesmas técnicas no contexto da comunicação de uma marca.

Metodologia de Ensino

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos às técnicas de comunicação de marketing que são complementares à publicidade com base na bibliografia da unidade curricular. As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.

Conteúdos Programáticos

1.Publicidade online: aplicações da comunicação visual
1.1 Copywriting na comunicação digital
1.2 Aplicações da comunicação gráfica online
1.3 Linguagem vídeo na comunicação digital
1.4 Aplicações do vídeo na comunicação online
1.5 Conteúdos informativos e persuasivos em contexto digital
2.Publicidade online
2.1Publicidade em motores de busca
2.2publicidade display através de banners
2.3publicidade no youtube (gestão e formatos)
2.4Publicidade em redes sociais
2.5Publicidade em Apps e gmail.

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- 2 Frequências
- 1 Trabalho de grupo

Recursos Didácticos

Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.

Objetivos de Sustentabilidade

ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura
ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis
ODS 4: Educação de Qualidade

Palavras Chave

Publicidade online, comunicação gráfica digital, comunicação vídeo online.

Bibliografia Principal

Autor Paula, André Novais
Título Marketing Digital para Empresas
Edição 1ª ed
Local Lisboa
Editora Perfil Criativo
Ano 2018
Autor Faustino, Paulo
Título Marketing Digital na prática
Edição
Local Queluz de Baixo
Editora Marcador
Ano 2019
Autor Clow, K. and Baack, D.
Título Integrated Advertising, Promotion, and Marketing
Edição 6th Edition
Local New York
Editora Prentice Hall
Ano 2013

Bibliografia Complementar

Autor Thomas, Brian; Housden, Matthew
Título Direct and Digital Marketing in Practice
Edição
Local London
Editora Blomsbury Publishing
Ano 2017
Autor Dias, Patrícia; Teixeira-Botelho, Inês
Título Smarketing ? Como o mobile marketing está a mudar
Edição 1ª ed
Local Lisboa
Editora Sílabo
Ano 2020