Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
GESTÃO DE PRODUTO E MARCA - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Paulo Ramos
Assistentes: Prof. Doutor Paulo Ramos
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português e Inglês
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo geral descrever o uso e aplicação dos estudos de mercado utilizados no contexto do marketing e mostrar a sua importância para a tomada de decisões no domínio da gestão de marketing.
Objectivos Específicos
1. Promover o conhecimento e a compreensão dos estudos de mercados, em especial dos seus diferentes métodos assim como a sua importância no contexto da gestão de marketing;
2. Desenvolver a capacidade para realizar, no contexto de uma equipa de trabalho, um desenho de investigação e a respetiva recolha e análise de dados;
3. Desenvolver as competências para o acompanhamento, junto de empresas especializadas, da realização de estudos de mercado.
Competências a adquirir
1. Elaborar um desenho de investigação contexto do marketing;
2. Realizar ou acompanhar a recolha de dados no contexto de um estudo de mercado;
3. Analisar e tratar dados provenientes de estudos qualitativos e quantitativos;
4. Discutir resultados e retirar conclusões que possam ser úteis à tomada de decisões.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos aos Estudos de Mercado com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com casos práticos incentivando a discussão e debate por parte dos alunos.
As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por parte do docente.
Conteúdos Programáticos
1. Fundamentos de pesquisa de marketing
1.1 Introdução à pesquisa de marketing: conceitos e princípios essenciais.
1.2 Definição do problema de pesquisa. Designs de pesquisa de marketing
2. Estudos qualitativos
2.1 Desenho de estudos qualitativos: determinação de objetivos, definição da amostra e elaboração do guião;
2.2 Métodos de recolha de dados Qualitativos: Focus Group e Entrevistas Pessoais: organização, condução da entrevista e registo de informação.;
2.3 Análise e tratamento de dados: análise de conteúdo, identificação de categorias, tratamento e apresentação de dados qualitativos.
3. Estudos quantitativos: conceito e fundamentos. A Medição. Propriedades da medição.
3.1 Desenho de estudos quantitativos: determinação de objetivos, definição da amostra, construção do questionário;
3.2 Desenho e aplicação dos questionários. Métodos de Sondagem e Formas de administração do questionário.
3.3 Análise e tratamento de dados com o apoio do SPSS.
Métodos de Avaliação
- Dois testes escrito mais 1 trabalho de grupo enquadrado na componente OT, essencialmente prático, em formato de pequeno projeto de pesquisa quantitativo.
Recursos Didácticos
Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.
Objetivos de Sustentabilidade
Esta unidade curricular sustenta os objetivos previstos na agenda 2030 (ODS) de forma direta e
indireta
ODS1. Promover práticas de comércio justo em comunidades vulneráveis
ODS9: Fomentar inovação com tecnologias sustentáveis via e-commerce
ODS12: Adotar práticas de consumo e produção que minimizem o impacto ambiental
Palavras Chave
Estudos de mercado
Pesquisa de marketing
Métodos de investigação
Bibliografia Principal
Autor | Nunan, D.; Birks, D.; Malhotra; N. |
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Título | Marketing Research: Applied Insight, 6th Edition, |
Edição | 6 th |
Local | New Jersey |
Editora | Prentice Hall |
Ano | 2021 |
Autor | Marôco, J |
Título | Análise Estatística com o SPSS Statistics |
Edição | 8º |
Editora | Report Number |
Ano | 2021 |
Autor | Burns, A.; Veeck, A.; Bush; R. |
Título | Marketing Research |
Edição | 8ª edição |
Local | Essex, England |
Editora | Pearson Education |
Ano | 2017 |