Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing

English Version

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL - 2024/2025

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutor Carlos Martins
Assistentes: Prof. Doutor Carlos Martins

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

É tarefa fundamental desta cadeira transmitir os conhecimentos básicos para um adequado raciocínio estratégico nas modernas organizações empresariais.

Objectivos Específicos

Fornecer uma visão integrada das modernas organizações, quer na sua dimensão estratégica quer na sua vertente operacional. Esta componente operacional será combinada com os conhecimentos teóricos e práticos considerados fundamentais, de modo a que seja transmitido quais as decisões mais relevantes para as várias áreas funcionais duma organização ? financeira, produção, marketing , recursos humanos e sistemas de informação.

Competências a adquirir

Promover capacidades analiticas e estimular o raciocinio estratégico.

Metodologia de Ensino

As aulas constam duma componente teórica e prática, sendo algumas das sessões práticas preenchidas com a apresentação de temas propostos aos alunos, exercícios ou debate sobre Case Studies. A não frequência das aulas em parte ou na totalidade não inibe os alunos do desconhecimento do conteúdo das matérias.

Conteúdos Programáticos

1. A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO ESTRATÉGICA NAS ORGANIZAÇÕES
1.1. A evolução do conceito de estratégia empresarial
1.2. as escolas estratégicas
1.3. a função e os elementos da estratégia

A CONCEPÇÃO ESTRATÉGICA
2.1 O diagnóstico externo
2.1.1. a análise ambiental
2.1.2. a análise da industria/sector
2.1.3. a análise do mercado
2.1.4. a análise da concorrência.

3.1. O diagnóstico interno
3.1.1. analise funcional (financeiro, produção, recursos humanos, marketing, aprovisionamento)
3.1.2. a análise SWOT.

4. A Visão e a redefinição do negócio .
4.1. Os elementos da visão
4.2. Os elementos da missão.

5. As tipologias estratégicas (Porter/Miles & Snow)
5.1. Os fundamentos da Vantagem Competitiva (OI/TRC)
5.1.1 as estratégias de base
5.1.2. de crescimento
5.1.3. de manutenção
5.1.4. de reconversão
5.1.5. as alianças, as fusões e aquisições.

6. A seleção das estratégias
6.1. a óptica do risco.

7. A definição dos objetivos empresariais a metodologia do Balanced Scorecard (BSC)
7.1. as características dos objetivos
7.2. as tipologias de objetivos no BSC
7.3. o mapa estratégico
7.4. as iniciativas estratégicas
7.5. o orçamento estratégico.

8. A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
. A estrutura organizacional
8.1. o diagnóstico para o desenho organizacional
8.2. o conceito e os elementos da estrutura
8.2.1. os modelos estruturais

9. A planificação e a gestão operacional
9.1. as politicas e decisões funcionais de :
9.1.1 marketing/finanças/produção/rec.humanos/sistemas de informação/qualidade
9.1.2. os programas operacionais e as regras.

10. A cultura, a liderança e as equipas.

11. O CONTROLE
A distribuição dos recursos e o controle
11.1. a alocação de recursos
11.2. o processo de controle
11.3. os tipos de controle.

Métodos de Avaliação

. As aulas constam duma componente teórica e prática, sendo algumas das sessões práticas preenchidas com a apresentação de temas propostos aos alunos, exercícios ou debate sobre Case Studies.
. Trabalhos (3).

Recursos Didácticos

Data show.

Objetivos de Sustentabilidade

A metodologia para pensar e executar a estratégia duma organização numa base sustentável tem de equilibrar "doing well" obtendo resultados, e "doing good" procurando resolver problemas sociais e/ou as complicações ambientais. O equilíbrio entre estas dimensões mediante iniciativas sustentáveis pode assim gerar uma melhor performance empresarial.
Uma métrica que combine as dimensões sociais, ambientais e de governança (EGS) será incentivada de modo a avaliar o quão ético e sustentável será uma

Palavras Chave

. Estratégia
. Gestão Estratégica.
. Planeamento

Bibliografia Principal

Autor Silva, G.; Silva, J. T.
Título Estrategia - o poder da Gestão Estrategica
Edição 1ª.ed.
Local Lisboa
Editora Atual Editora
Ano 2020
Autor Cardeal , Nuno
Título Pensamento Estrategico
Edição 4ª ed.
Local Lisboa
Editora Universidade Catolica Editora
Ano 2024
Autor Grant, R. Jordan, J.
Título Foundations of Strategy
Edição 2ª.ed.
Local New York
Editora Wiley
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor Daun, Callie
Título Business Strategy - essentials you always wanted t
Edição 2ª edição
Local New York
Editora Vibrant Publishers
Ano 2012
Autor Corporate Citizenship
Título Sustainablility Strategy: simplified.