Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Marketing
GESTÃO COMERCIAL E DAS VENDAS - 2024/2025
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Pedro Rodrigues
Assistentes: Prof. Doutor Pedro Rodrigues
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo geral realizar uma abordagem dos conceitos e ferramentas essenciais relativos à Gestão Comercial. Pretende-se também analisar e abordar as principais técnicas de vendas, pertinentes no contexto profissional.
Objectivos Específicos
1. Promover o conhecimento e a compreensão da Gestão Comercial e das Vendas em especial das áreas de planeamento, acompanhamento e gestão e das principais técnicas de venda.
2. Desenvolver a capacidade para participar, no processo de gestão força de vendas, aplicando os princípios e ferramentas ministrados.
3. Desenvolver as competências para fazer parte de uma força de vendas colocando em prática as técnicas de vendas abordadas na unidade curricular.
Competências a adquirir
1. Dominar os princípios que regem o processo de gestão comercial, nomeadamente a construção e estruturação de uma força de vendas;
2. Conhecer a necessidade e a aplicabilidade da formação, motivação e gestão global da força de vendas;
3. Dominar as técnicas de venda e conhecer os diferentes contextos que podem enquadrar a sua aplicação.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos à Gestão Comercial e das Vendas com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com casos práticos incentivando a discussão e debate por parte dos alunos.
As sessões de orientação tutorial consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas
teórico-práticas através da realização de exercícios práticos e do respetivo acompanhamento por
parte do docente.
Conteúdos Programáticos
1. Processo e técnicas de vendas
1.1 Análise, prospeção e preparação
1.2 Técnicas de venda: apresentação, gestão de objeções e fecho.
2. A gestão comercial no actual contexto competitivo .
2.1 Os factores condicionantes da mudança competitiva.
2.2 A influencia da estratégia da empresa na acção comercial;
2.3 Gestão comercial e das vendas no contexto do marketing: o produto, o preço e a distribuição
e a sua relação com a atividade comercial;
2.4 Do Plano de Marketing ao Plano de Vendas. Os sistemas de vendas.
3 Planeamento e gestão da força de vendas
3.1 Planeamento da força de vendas: definição de objetivos, a dimensão da força de vendas;
3.2 Recrutamento e seleção da força de vendas;
3.3 Gestão da força de vendas: treino, supervisão, compensação e motivação; a estrutura comercial. A formação.
3.4 Documentação Comercial. Os custos comerciais. Calculo de preço, e os descontos.
3.5 Avaliação do desempenho da força de vendas.
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através da realização de um
conjunto de elementos:
- 2 testes
- 1 Trabalho escrito e apresentação oral
Recursos Didácticos
Serão utilizados vários recursos didáticos:
- Casos de estudo
- Bibliografia recomendada
- Exercícios
- Apresentações em powerpoint
Objetivos de Sustentabilidade
Esta UC reforçará e trabalhará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030:
ODS 8/9/10: Atingir níveis elevados de produtividade das economias através da diversificação, modernização tecnológica e inovação, promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, criação de emprego decente, sem desigualdade e inclusivo, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas
Palavras Chave
Gestão comercial
Gestão de força de vendas
Técnicas de vendas
Bibliografia Principal
Autor | Gitomer, Jeffrey |
---|---|
Título | A bíblia da vendas |
Local | ISBN 9788576801009 |
Editora | MBooks |
Ano | 2023 |
Autor | Weinberg, Mike |
Título | Sales Management. Simplified.: The Straight Truth |
Edição | 1st Edition |
Local | New York |
Editora | AMACOM |
Ano | 2015 |
Autor | Schwab, Luis Raimundo |
Título | Gestão de Vendas |
Edição | 1ª edição |
Editora | Actual Editora |
Ano | 2021 |
Bibliografia Complementar
Autor | Magaldi, Sandro |
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Título | Vendas 3.0 |
Edição | 1ª Edição |
Local | Rio de Janeiro |
Editora | Elsevier |
Ano | 2009 |
Autor | Gitomer, Jeffrey |
Título | O Livro Vermelho das Vendas |
Edição | 1ª Ed. |
Local | |
Editora | 11x17 |
Ano | 2019 |