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AUDITORIA EM MARKETING - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Isabel Cantista
Assistentes: Prof. Doutora Isabel Cantista

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objetivo geral transmitir os conceitos e objetivos de uma auditoria de marketing, contemplando os processos de preparação e implementação de uma auditoria à estratégia e plano de marketing de uma empresa ou organização.

Objectivos Específicos

Promover o conhecimento sobre a avaliação da estratégia de marketing devidamente integrada num sector e num ambiente competitivo.
Dotar os alunos de conhecimentos e técnicas de auditoria específicas da função marketing.

Competências a adquirir

Analisar, no contexto de uma estratégia de marketing o seu contexto de mercado: concorrência, enquadramento económico e social;
Analisar as estratégias e políticas de marketing da empresa.
Desenvolver capacidades de análise, síntese e juízo crítico sobre a situação de marketing analisada.

Metodologia de Ensino

As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos ao Marketing com base na bibliografia da unidade curricular.
As sessões de orientação tutorial consistirão na análise de casos práticos - auditorias - de diversos sectores de actividade que ilustrem a aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas teórico-práticas.

Conteúdos Programáticos

1. A auditoria de marketing: conceito e objetivos
1.1. Conceito de auditoria de marketing
1.2 Contextualização da auditoria do plano de marketing
1.3 Etapas essenciais da auditoria de marketing

2. A auditoria do ambiente
2.1 A envolvente económica e social da empresa e da marca
2.2 A marca e os seus concorrentes: a análise do mercado
2.3 Análise do consumo: evolução e tendências

3. Auditoria do estratégia e plano de marketing da empresa
3.1. Análise dos sistemas de informação e planeamento
3.2 Análise das opções estratégicas de marketing
3.3 Análise das variáveis de gestão de marketing

4. A elaboração do relatório de Auditoria.
4. Diagnóstico e recomendações
4.1 Diagnóstico das componentes internas e externas
4.2 Recomendações para a gestão de marketing
4.3 Modelos de orientação estratégica

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua tendo em conta:
- dois testes escritos, em que seja evidenciada a capacidade não só de apreensão de conceitos teóricos, mas também a sua aplicação prática.
- a apresentação e discussão no decurso das aulas de casos práticos de auditoria.



Recursos Didácticos

Serão utilizados dois recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital
- A bibliografia recomendada pelo docente.

Palavras Chave

Auditoria de marketing
Estratégia de marketing

Bibliografia Principal

Autor MALHERBE, Dawid J.
Título The Marketing Audit Handbook: The Art of Asking th
Edição 1ª edição
Local South Africa
Editora Vredevol Trust
Ano 2012
Autor Aylin Kadriye Tansel
Título Marketing Report on "Tesla Motors": Marketing Audi
Edição 1ª edição
Local Munich, Germany
Editora GRIN Verlag
Ano 2016
Autor KING, Sherry
Título Apple marketing audit and new service product plan
Edição 1ª edição
Local Munich, Germany
Editora Grin Verlag
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor MCDONALD, Malcolm
Título The Marketing Audit: translating marketing theory
Autor António PIMENTA DA GAMA
Título Auditorias de marketing
Edição 1ª ed.
Local Lisboa
Editora IADE
Ano 2011