Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica
COMPETÊNCIAS DE AJUDA E DA RELAÇÃO TERAPÊUTICA - 2023/2024
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Marques
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Marques
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
O objetivo geral da UC de Competências de Ajuda e de Relação Terapêutica (CART) é promover o desenvolvimento das competências necessárias à relação de ajuda e à prática clínica.
Objectivos Específicos
Compreender:
a) enquadramento teórico/conceptual das principais CART;
b) importância das CART na prática clínica;
c) complementaridade entre comp. comunicacionais e relacionais;
d) importância das CART na implementação de estratégias e técnicas de mudança comportamental;
Conhecer as diversas tipologias de CART e as funções específicas e comuns aos grupos CART;
Desenvolver sensibilidade e auto-monitorização de respostas corporais subjacentes às CART
Competências a adquirir
Competências de atendimento (linguagem verbal e não-verbal e escuta ativa)
Competências avançadas de atendimento (focalização, confrontação, exploração e reflexão de sentimentos; exploração e reflexão de significado)
Competências e estratégias de influência
Competências de Relação terapêutica (empatia, estabelecimento de objetivos, colaboração, consideração positiva e afirmação, congruência e genuinidade, obtenção de feedback).
Metodologia de Ensino
A UC terá uma forte componente de treino: visionamento de vídeos, identificação e descrição de cada técnica e seus componentes, role-play e a modelagem. O trabalho colaborativo em grupo, e feedback por parte de docente e colegas serão usados.
O ensino combinará metodologias participativas, demonstrativas, de observação, modelagem, role-play e treino de competências específicas. Metodologia expositiva para os conteúdos teóricos/conceptuais.
Conteúdos Programáticos
1. Competências de ajuda e de intervenção psicológica: conceitos e tipologias;
2. Enquadramento conceptual: perspetiva centrada na pessoa, psicodinâmica, cognitivo-comportal e
transteórica;
3. Competências de atendimento: a) linguagem verbal e não-verbal (Contacto Ocular, Linguagem corporal, Para linguística, Atenção, Silencio), b) escuta ativa (processo de escuta, questionamento, encorajamento, paráfrase, sumarização), c) competências avançadas de atendimento (focalização, confrontação, exploração e reflexão de sentimentos; exploração e reflexão de significado; Competências e estratégias de influência);
4. Relação terapêutica: relação e aliança; importância da relação terapêutica; competências da relação terapêutica (empatia, estabelecimento de objetivos, colaboração, consideração positiva e afirmação, congruência e genuinidade, obtenção de feedback);
5. Modelo integrador das 3 fases de competências de ajuda (exploração de emoções e cognições; compreensão de emoções e cognições; implementação de mudanças)
Métodos de Avaliação
O aproveitamento requer a presença do mínimo de 70% das aulas.
Cada estudante apresentará uma gravação de interação com um hipotético cliente (um colega), em que demonstrará o exercício das principais competências. A docente visionará cada gravação e classificará o domínio que cada estudante apresenta das diferentes competências (avaliação contínua: 60%). Para além disso, os estudantes farão um exame escrito final (40%).
Recursos Didácticos
Livros; Artigos científicos; Vídeos.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Competências de ajuda
Competências de relação terapêutica
Aliança terapêutica
Bibliografia Principal
Autor | CHANG, Valerie; SCOTT, Sherin |
---|---|
Título | Developing helping skills: A step-by-step approach |
Edição | 3ª ed |
Local | Brooks Cole / Cengage Learning |
Editora | Belmont USA |
Ano | 2018 |
Autor | HILL, Clara |
Título | Helping skills: Facilitating exploration, insight, |
Edição | 5th |
Local | Washington |
Editora | APA |
Ano | 2020 |
Autor | IVEY, Allen E.; IVEY, Mary B. |
Título | Intentional interviewing and counseling: facilitat |
Edição | 10th |
Local | Belmont, USA |
Editora | Brooks Cole / Cengage Learning |
Ano | 2023 |
Bibliografia Complementar
Autor | FERNANDES, Eugénia |
---|---|
Título | Aliança Terapêutica - Da Teoria à Prática Clínica |
Autor | NELSON-JONES, Richard |
Título | Practical Counselling & Helping Skills |
Edição | 6ª ed |
Local | UK |
Editora | Sage |
Ano | 2013 |