Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica
AVALIAÇÃO CLÍNICA DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 7
Docentes
Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Prática Laboratorial : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
- Explorar as principais técnicas e instrumentos de avaliação clínica de crianças e adolescentes
- Refletir sobre os princípios que norteiam o desenho de um plano de avaliação psicológica no âmbito da intervenção clínica com crianças e adolescentes
- Refletir sobre os princípios que norteiam a comunicação dos resultados do processo de avaliação clínica
Objectivos Específicos
- Enquadrar a avaliação clínica no contexto da intervenção clínica com crianças e adolescentes
- Analisar as principais técnicas e instrumentos de avaliação clínica de crianças e adolescentes
- Analisar os princípios em que se alicerça o desenho de um plano de avaliação clínica
- Discutir os princípios que norteiam a comunicação dos resultados da avaliação clínica de crianças e adolescentes
Competências a adquirir
É esperado que as/os estudantes adquiram competências que lhes permitam:
- enquadrar a avaliação clínica no contexto da intervenção clínica
- conhecer as principais técnicas e instrumentos de avaliação clínica utilizados com crianças e adolescentes
- administrar, cotar e interpretar os resultados dos principais instrumentos de avaliação clínica utilizados com crianças e adolescentes
- elaborar planos de avaliação clínica
- integrar e comunicar os resultados da avaliação
Metodologia de Ensino
- Exposição participada dos conteúdos
- ´Role-playing´, para modelar competências específicas a mobilizar no contexto da avaliação clínica com crianças e adolescentes
- Treino de cotação e interpretação dos procedimentos requeridos por cada um dos instrumentos de avaliação psicológica explorado
- Análise e discussão de casos clínicos
Conteúdos Programáticos
1. A avaliação psicológica de crianças e adolescentes em contexto clínico
1.1. Modelos teórico-concetuais da Psicologia do Desenvolvimento e as suas implicações para a avaliação psicológica de crianças e adolescentes
2. Estratégias formais e informais na avaliação clínica de crianças e adolescentes
2.1. Entrevista clínica
2.2. Observação clínica
2.3. Instrumentos de avaliação do ajustamento socioemocional:
2.3.1. Sistema de Avaliação Baseado em Evidência Empírica (ASEBA)
- Child Behavior Checklist for Ages 1 1/2- 5 (CBCL 1 1/2-5; Achenbach et al., 2014)
- Caregiver-Teacher Report Form for Ages 1 1/2-5 (CTRF; Achenbach et al., 2014)
- Child Behavior Checklist for ages 6-18 (CBCL 6-18; Achenbach et al., 2014)
- Teacher Report Form (TRF; Achenbach et al. 2014)
- Youth Self-Report (YSR; Achenbach et al., 2014)
- Semistructured Clinical Interview for Children & Adolescents (SCICA; Araújo et al., 1995; McConaughy & Achenbach, 2001)
2.3.2. Roberts-2 (Roberts & Gruber, 2005)
2.3.3. Instrumentos de avaliação da ansiedade e da depressão
2.3.4. Instrumentos de avaliação dos problemas de comportamento, de regulação da atenção e hiperatividade
2.4. Instrumentos de avaliação do funcionamento cognitivo
2.4.1. Escala de Inteligência de Wechsler para crianças - 3ª edição (WISC-III; Wechsler, 2003)
2.5. Instrumentos de avaliação do perfil de desenvolvimento global da criança
2.5.1. Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths - 3ª Edição (Green et al., 2018)
3. Comunicação de dados recolhidos no processo de avaliação (comunicação oral e sistematização dos resultados num relatório de síntese do processo de avaliação clínica)
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua, que é obrigatória para a aprovação na Unidade Curricular, requer:
- a frequência de 70% das aulas
- a elaboração de um relatório de avaliação clínica, com base num caso clínico fornecido pela docente
A avaliação final consiste num exame que incide sobre os conteúdos programáticos explorados durante o semestre
Ponderação: Avaliação contínua - 60%; Avaliação final - 40%
Recursos Didácticos
Computador, projetor, livros e artigos científicos, materiais associados aos instrumentos de avaliação psicológica explorados nas aulas
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
avaliação clínica, crianças e adolescentes, instrumentos de avaliação clínica, entrevista clínica, observação clínica
Bibliografia Principal
Autor | Carr, A. |
---|---|
Título | Manual de Psicologia Clínica da criança e do adole |
Edição | 1ª |
Local | Braga |
Editora | Psiquilíbrios Edições |
Ano | 2014 |
Autor | Sattler, J. |
Título | Assessment of children, revised and updated third |
Edição | 3rd |
Local | San Diego |
Editora | Jerome M. Sattler Publisher |
Ano | 1999 |
Autor | Almeida, L., Machado, C., Simões, M., & Gonçalves, |
Título | Avaliação Psicológica: Instrumentos validados para |
Edição | 2ª |
Local | Coimbra |
Editora | Quarteto Editora |
Ano | 2008 |
Bibliografia Complementar
Autor | Wechsler, D. |
---|---|
Título | Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças - |
Autor | Roberts, G., & Gruber, C. |
Título | Roberts-2 [Manual] |