Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica
MÉTODOS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO CLÍNICA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7
Docentes
Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa
Carga Horária
Prática Laboratorial : 2 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Enquadrar a intervenção clínica como resultado da integração da informação recolhida no âmbito do processo de avaliação clínica
Conhecer as principais estratégias e técnicas de intervenção clínica empiricamente validados suscetíveis de mobilizar na intervenção clínica com crianças e adolescentes
Selecionar abordagens, estratégias e técnicas em função do/a quadro/sintomatologia psicopatológico/a e especificidades do funcionamento da/o criança/adolescente
Objectivos Específicos
Desenhar um plano de intervenção, com base na integração da informação recolhida no processo de avaliação clínica
Selecionar abordagens, estratégias e técnicas diferenciadas em função da/o sintomatologia/quadro psicopatológico e especificidades do funcionamento da/o criança/adolescente
Posicionar-se criticamente face à intervenção realizada, considerando as necessidades específicas de cada caso
Monitorizar a eficácia do processo de intervenção
Competências a adquirir
É esperado que as/os estudantes adquiram competências que lhes permitam:
- definir um plano de intervenção adequado às especificidades da casuística
- selecionar abordagens, estratégias e técnicas, em função da/o sintomatologia/quadro psicopatológico e especificidades do funcionamento da/o criança/adolescente
- posicionar-se criticamente face à intervenção realizada, considerando as necessidades identificadas em cada caso
- avaliar a eficácia do processo de intervenção
Metodologia de Ensino
- Exposição participada dos conteúdos
- Análise e discussão de casos clínicos
- ´Role-playing´, para ilustrar a utilização das estratégias e técnicas exploradas durante as aulas
Conteúdos Programáticos
1. A intervenção clínica como construção resultante da informação recolhida no âmbito do processo de avaliação clínica e da concetualização da casuística
2. Estratégias e técnicas de intervenção empiricamente validadas para a intervenção nas:
2.1. Perturbações depressivas
2.2. Perturbações de ansiedade
2.3. Perturbação de stress pós-traumático
2.4. Perturbação obsessivo-compulsiva
2.5. Perturbação de hiperatividade/défice de atenção
2.6. Perturbação desafiante de oposição e perturbação do comportamento
2.7. Perturbações de eliminação
3. Competências específicas associadas à intervenção clinica com crianças e adolescentes
3.1. Desenho de planos de intervenção ajustados em função da/o sintomatologia/quadro psicopatológico e especificidades do funcionamento da/o criança/adolescente
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua, que é obrigatória para a aprovação na unidade curricular, requer:
- a frequência de 70% das aulas
- a elaboração da concetualização de um caso clínico e de um plano de intervenção adequado ao mesmo, com base num caso clínico fornecido pela docente
A avaliação final consiste num exame que incide sobre os conteúdos programáticos explorados durante o semestre
Ponderação: Avaliação contínua - 60%; Avaliação final - 40%
Recursos Didácticos
Computador, projetor, livros e artigos científicos
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
intervenção clínica, crianças e adolescentes, estratégias, técnicas
Bibliografia Principal
Autor | Carr, A. |
---|---|
Título | Manual de Psicologia Clínica da criança e do adole |
Edição | 2ª |
Local | Braga |
Editora | Psiquilíbrios |
Ano | 2014 |
Autor | Kendall, P. (Ed) |
Título | Cognitive therapy with children and adolescents: A |
Edição | 3 rd |
Local | New York |
Editora | The Guilford Press |
Ano | 2017 |
Autor | Friedberg. R, & McClure, J. |
Título | Clinical practice of cognitive therapy with childr |
Edição | 2nd |
Local | New York |
Editora | The Guilford Press |
Ano | 2018 |
Bibliografia Complementar
Autor | Barkley, R. |
---|---|
Título | The ADHD clinical guide: What every clinician need |
Edição | 1st |
Local | New York |
Editora | The Guilford Press |
Ano | 2022 |
Autor | Gonçalves, M.; Henriques, M. |
Título | Terapia narrativa da ansiedade: guião terapêutico |
Edição | 1ª |
Local | Braga |
Editora | Psiquilíbrios |
Ano | 2012 |