Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica
MÉTODOS E TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO CLÍNICA EM ADULTOS - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7
Docentes
Regente: Prof. Doutora Susana Pedras
Assistentes: Prof. Doutora Susana Pedras
Carga Horária
Prática Laboratorial : 2 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
O objetivo desta UC é promover conhecimentos aprofundados e competências específicas acerca da intervenção clínica em adultos e adultos mais velhos. Globalmente, espera-se que os estudantes sejam capazes de compreender a intervenção psicológica como um processo sequencial resultante dos objetivos derivados da avaliação e conceptualização especificas de cada caso e consoante a perturbação psicológica apresentada.
Objectivos Específicos
Conhecer os modelos de tratamento empiricamente validados e os seus recentes desenvolvimentos; implementar intervenções específicas para os principais quadros psicopatológicos em adultos e adultos mais velhos, de acordo com abordagem comportamental, cognitivo-emocional; desenvolver capacidades de reflexão ética e crítica, e tomada de decisão no contexto clínico; desenvolver competências de elaboração de um plano de intervenção ajustado às características e dificuldades apresentadas pelo cliente.
Competências a adquirir
No final da UC os estudantes deverão ter adquirido competência e capacidade de perceber e contextualizar os casos de acordo com as características especificas associadas a diferentes perturbações psicopatológicas; saber desenhar e elaborar programas de intervenção ajustadas às perturbações; desenvolver capacidade de comunicação oral e escrita dos conteúdos trabalhados.
Metodologia de Ensino
Exposição oral com vista ao aprofundamento teórico, com discussão de casos clínicos e reflexão ativa das temáticas abordadas.
Conteúdos Programáticos
1. O processo típico de intervenção terapêutica com adultos:
1.1. Fases e processos da Intervenção psicológica;
1.2. Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC);
1.3. Principais técnicas e métodos aplicadas na TCC;
1.4. Elaboração de um plano de intervenção centrado no cliente.
2. Modelos, estratégias e protocolos de intervenção empiricamente validados nas principais perturbações psicológicas:
2.1. Perturbações de Ansiedade
2.2. Perturbação Obsessivo-Compulsiva e Perturbações Relacionadas
2.4. Perturbações Depressivas
2.5. Perturbações de Alimentação e da Ingestão
2.6. Perturbações Neurocognitivas.
3. Discussão de casos clínicos e elaboração de protocolos específicos de intervenção.
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua irá contemplar a componente prática com a discussão de casos e/ou role-play.
Implicará ainda a realização e apresentação oral de dois trabalhos:
1) Um trabalho individual sobre a utilização e operacionalização de uma tecnica/estratégia baseada na TCC (trabalho escrito e apresentação oral)
2) Um trabalho de grupo sobre o desenvolvimento de um programa de intervenção baseado na TCC num caso prático a ser fornecido pelo docente (trabalho escrito e apresentação oral).
Recursos Didácticos
Como recursos de apoio serão utilizados livros e artigos científicos; vídeos de sessões terapêuticas disponíveis em canais privados: series e filmes de TV adaptados à temática; entrevistas e podcasts como o Projecto "Labirinto — Conversas sobre Saúde Mental"; de Associações e ONGs especificas e temáticas; Na plataforma Moodle serão facultados textos de apoio para cada uma das temáticas apresentadas.
Objetivos de Sustentabilidade
Uma unidade curricular Métodos e Técnicas de Intervenção Clínica em Adultos contribui para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3); Educação de Qualidade (ODS 4); e Redução das Desigualdades (ODS 10).
Palavras Chave
Intervenção em adultos e adultos mais velhos
Terapia Cognitiva-Comportamental
Contextualização clínica
Bibliografia Principal
Autor | Barlow, D. H. |
---|---|
Título | Clinical Handbook of Psychological Disorders |
Edição | 6th Ed. |
Local | Guilford Press |
Editora | New York |
Ano | 2021 |
Autor | Barlow, D. H., Farchione, T.J., Sauer-Zavala, S.; Latin, H. M., Ellard, K. K., Bullis, J. R., Bentle |
Título | Unified Protocol for Transdiagnostic Treatment of |
Edição | 2ª Ed |
Local | Oxford University Press |
Ano | 2018 |
Autor | Bobson, D., Dobson, K. S. |
Título | Evidence-Based Practice of Cognitive-Behavioral Th |
Edição | 2ª Ed. |
Local | Guilford Press |
Editora | New York |
Ano | 2017 |
Bibliografia Complementar
Autor | Beck, J. S. |
---|---|
Título | Cognitive Behavior Therapy: Basics and Beyond |
Edição | 3th Ed. |
Local | New York |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2021 |
Autor | Sónia Caridade ; Carla Fonte |
Título | Intervenção Psicológica com Adultos |
Edição | 1ªEd. |
Local | Lisboa |
Editora | Pactor |
Ano | 2024 |