Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica
CONCEPTUALIZAÇÃO CLÍNICA - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Oliveira
Assistentes: Prof. Doutora Joana Oliveira
Carga Horária
Prática Laboratorial : 2 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
O objetivo desta UC é promover conhecimentos de modelos conceptuais e de pressupostos teóricos de
conceptualização clínica, bem como competências de aplicação dos mesmos a casos concretos.
Objectivos Específicos
Compreender o significado de conceptualização clínica e a sua importância no processo de intervenção
psicológica, particularmente como elemento de ligação entre a avaliação e a intervenção;
Ter consciência de que a compreensão do funcionamento dos indivíduos é influenciada pelos pressupostos e
princípios dos quadros conceptuais subjacentes;
Competências a adquirir
Compreender a importância de utilizar abordagens empiricamente validadas tb no processo de
conceptualização;
Aplicar os princípios e pressupostos das abordagens biopsicossocial e cognitivo-comportamental à
compreensão de diferentes organizações psicológicas merecedoras de atenção clinica;
Ter uma compreensão crítica do potencial e das limitações das abordagens à compreensão de diferentes
condições;
Metodologia de Ensino
Os conteúdos teóricos e conceptuais serão explorados com recurso a exposição oral, e apresentação de conteúdos (power-point, vídeo de casos). As competências de processo de conceptualização serão promovidas com uso de conceptualização
e discussão casos (a fornecer pelo docente). Tecnologias Web (Moodle) serão utilizadas para promover a
interação entre professor e alunos (fóruns de discussão, exercícios).
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à conceptualização clínica (CC): definição, objectivos, processo, utilidade;
2.CC em perspectiva: da avaliação à intervenção clínica
3.Conceptualização Biopsicosocial: Identificação dos domínios relevantes do funcionamento; Descrição e
caraterização dos principais domínios de funcionamento; Influências recíprocas entre os principais domínios de
funcionamento
4.Conceptualização Cognitivo-comportamental:
Modelo cognitivo para o desenvolvimento de problemas: experiência inicial, crenças
fundamentais/hipóteses/esquemas, acontecimento, pensamentos, afeto, fisiologia, comportamento;
b. Ciclos Viciosos: processos que mantêm o problema
c. Explicação longitudinal do problema: os cinco Ps: problema, fatores precipitantes, perpetuadores,
predisponentes, fatores de proteção;
d. Contextualizar o problema: pessoal história, contexto, cultura,
5. Conceptualização com diferentes populações clínicas (condições específicas em crianças e adolescentes;
condições específicas em adultos).
Métodos de Avaliação
Os alunos devem ter assiduidade mínima das aulas de 70%. Os alunos irão proceder à conceptualização clinica de 2 casos fornecidos pela docente (1 com crianças / adolescentes, 1 com adultos), num trabalho escrito a ser entregue no final do semestre e que será o indicador de avaliação contínua (60% da classificação final). Além disso, no final do semestre, os alunos irão fazer um exame final escrito (e que contribuirá em 40% para a classificação final).
Recursos Didácticos
Serviço de consulta da Universidade; B-On; Powerpoints; casos práticos; vídeos ilustrativos;recursos digitais e de internet (ex. Moodle)
Objetivos de Sustentabilidade
Educação de Qualidade
Saúde de Qualidade
Palavras Chave
Conceptualização Clínica; Conceptualização Biopsicossoal; Conceptualização Cognitivo-Comportamental
Bibliografia Principal
Autor | Berman, P.S. |
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Título | Case Conceptualization and Treatment Planning: Int |
Edição | 3rd |
Editora | Sage |
Ano | 2015 |
Autor | Eells, T. D. (Ed.) |
Título | Handbook of psychotherapy case formulation |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2011 |
Autor | Sperry, L. & Sperr, J |
Título | Case Conceptualization: Mastering this Competency |
Editora | Routledge. |
Ano | 2012 |
Bibliografia Complementar
Autor | Ingram, B. L. |
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Título | Clinical Case Formulations: Matching the Integrati |
Autor | Kuyken, W., Padesky, C.A., & Dudley, R. |
Título | Collaborative Case Coceptualization: Working Effec |