Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica
COMPETÊNCIAS DE AJUDA E DA RELAÇÃO TERAPÊUTICA - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Marques
Assistentes: Prof. Doutora Susana Pedras
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Prática Laboratorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
O objetivo geral da UC de Competências de Ajuda e de Relação Terapêutica (CART) é promover o desenvolvimento das competências necessárias à relação terapêutica, à relação de ajuda e à prática clínica.
Objectivos Específicos
Compreender:
a) enquadramento teórico/conceptual das principais CART;
b) importância das CART na prática clínica;
c) complementaridade entre comp. comunicacionais e relacionais;
d) importância das CART na implementação de estratégias e técnicas de mudança comportamental;
Conhecer as diversas tipologias de CART e as funções específicas e comuns aos grupos CART;
Desenvolver sensibilidade e auto-monitorização de respostas corporais subjacentes às CART
Competências a adquirir
Competências de atendimento (linguagem verbal e não-verbal e escuta ativa)
Competências avançadas de atendimento (focalização, confrontação, exploração e reflexão de sentimentos; exploração e reflexão de significado)
Competências e estratégias de influência
Competências de Relação terapêutica (empatia, estabelecimento de objetivos, colaboração, consideração positiva e afirmação, congruência e genuinidade, obtenção de feedback).
Metodologia de Ensino
A UC terá uma forte componente de treino: visionamento de vídeos, identificação e descrição de cada técnica e seus componentes, role-play e a modelagem. O trabalho colaborativo em grupo, e feedback por parte de docente e colegas serão usados.
O ensino combinará metodologias participativas, demonstrativas, de observação, modelagem, role-play e treino de competências específicas. Metodologia expositiva para os conteúdos teóricos/conceptuais.
Conteúdos Programáticos
1. Competências de ajuda e de intervenção psicológica: conceitos e tipologias;
2. Princípios e fundamentos teóricos da relação e aliança terapêutica: perspetiva centrada na pessoa, psicodinâmica, cognitivo-comportamental e transteórica; as três faces da relação terapêutica (a relação, a aliança de trabalho e a transferência e contratransferência).
3. Relação terapêutica: construção e manutenção da relação terapêutica; importância da relação terapêutica; competências da relação terapêutica (empatia, estabelecimento de objetivos, colaboração, consideração positiva e afirmação, congruência e genuinidade, obtenção de feedback);rutura e reparação da aliança terapêutica; avaliação da relação terapêutica; a relação terapêutica na psicoterapia online.
4. Competências de atendimento: a) linguagem verbal e não-verbal (Contacto Ocular, Linguagem corporal, Para linguística, Atenção, Silencio), b) escuta ativa (processo de escuta, questionamento, encorajamento, paráfrase, sumarização), c) competências avançadas de atendimento (focalização, confrontação, exploração e reflexão de sentimentos; exploração e reflexão de significado; Competências e estratégias de influência);
5. Modelo integrador das 3 fases de competências de ajuda (exploração de emoções e cognições; compreensão de emoções e cognições; implementação de mudanças)
Métodos de Avaliação
Presença mínima em 70% das aulas.
Avaliação contínua: realização de trabalho(s) prático(s) ao longo do semestre + trabalho final (gravação de uma interação com um hipotético cliente, em que o estudante demonstrará o exercício das principais competências (avaliação contínua: 60%).
Acresce exame escrito final (40%).
Recursos Didácticos
Livros; Artigos científicos; Vídeos.
Objetivos de Sustentabilidade
4- Educação de Qualidade - Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Palavras Chave
Competências de ajuda
Competências de relação terapêutica
Aliança terapêutica
Bibliografia Principal
Autor | IVEY, Allen E.; IVEY, Mary B.;Zalaquett, Carlos |
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Título | Intentional interviewing and counseling: Facilitat |
Edição | 10th |
Local | Belmont USA |
Editora | Brooks Cole / Cengage Learning |
Ano | 2023 |
Autor | HILL, Clara E.; Harold Chui; Judith A. Gerstenblith |
Título | Helping skills: Facilitating exploration, insight, |
Edição | 6th |
Local | Washington |
Editora | APA |
Ano | 2024 |
Autor | Norcross, John C. ; Lambert, Michael J. |
Título | Psychotherapy Relationships that Work: Evidence-Ba |
Edição | 3rd |
Editora | Oxford University Press |
Ano | 2019 |
Bibliografia Complementar
Autor | Castonguay, Louis G ; Hill, Clara E. |
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Título | How and Why Are Some Therapists Better Than Others |
Edição | 1st |
Local | Washington |
Editora | APA |
Ano | 2017 |
Autor | Kristensen, Aline Duarte; Kristensen, Christian Haag |
Título | A relação terapêutica nas terapias cognitivo-compo |
Edição | 1ª ed |
Local | Porto Alegre |
Editora | Artmed |
Ano | 2024 |