Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica
TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 5
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Oliveira
Assistentes: Prof. Doutora Joana Oliveira
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
O objetivo da UC de Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC) é promover conhecimentos e competências ao nível das estratégias TCC de 1ª/2ª geração.
Compreender a necessidade de implementar estratégias e técnicas derivadas de modelos conceptuais e
teóricos robustos e com validação empírica do funcionamento psicológico;
Conhecer os principais pressupostos subjacentes às TCC de 1/2ª geração;
Conhecer a validação empírica das técnicas TCC;
Objectivos Específicos
Ser capaz de implementar as diferentes técnicas das TCC de 1/2 geração;
Compreender criticamente as potencialidades e as limitações das diferentes técnicas TCC de 1/2ª geração;
Compreender a relevância e aplicabilidade das TCC de 1/2ª geração a vários processos e dimensões da prática
clínica como avaliação, conceptualização e intervenção (relação entre esta e outras UCs)
Competências a adquirir
Conhecimentos e competências relativas à implementação das Terapias Cognitivo-Comportamentais de 1ª/2ª geração.
Compreender criticamente a relevância e aplicabilidade das diferentes técnicas TCC de 1/2ª geração, bem como as potencialidades e as limitações.
Metodologia de Ensino
O ensino combinará metodologias expositivas, participativas, demonstrativas, de observação, modelagem,
role-play e treino das diferentes técnicas. A metodologia expositiva será utilizada na apresentação da síntese
dos pressupostos das abordagens, modelos e técnicas, na exploração de conceitos da validação empírica das
abordagens e técnicas.
Conteúdos Programáticos
Introdução às Terapias Cognitivo-comportamentais(TCC): Fundamentos; evidência; componentes básicos
(ABC), estruturas, processos e conteúdos cognitivos;
Principais técnicas das TCC de 1ºa e 2ª geração:
Técnicas comportamentais: exposição gradual e mediatizada, exposição directa, estratégias operantes,
modelagem e prática comportamental;
Técnicas cognitivas: técnicas de auto-controlo; Estratégias cobertas; Estratégias de resolução de problemas;
técnicas de inoculação de stresse; Técnicas de Reestruturação Cognitiva (e debate racional); Treino de autoinstrução.
Métodos de Avaliação
Assiduidade mínima de de 70% das aulas. Trabalho individual de avaliação contínua, em que cada estudante procederá à
gravação de uma interação com um hipotético cliente (um colega), em que demonstrará a implementação das
técnicas, sendo avaliado o domínio do estudante na prática das diferentes técnicas (60% da classificação). No final do semestre, os estudantes farão um exame escrito final (40% da classificação final).
Recursos Didácticos
Powerpoints; Vídeos Ilustrativos; Role-Play;Modelagem; B-On; Moodle
Objetivos de Sustentabilidade
Saúde de Qualidade
Educação de Qualidade
Palavras Chave
Terapias Cognitivo-Comportamentais; Técnicas comportamentais; Técnicas Cognitivas
Bibliografia Principal
Autor | Beck, J. |
---|---|
Título | Cognitive Behavior Therapy: Basics and Beyond |
Edição | 3rd Ed |
Editora | Guildford |
Ano | 2021 |
Autor | Leahy, R.L. |
Título | Cognitive Therapy Techniques, Second Edition: A Pr |
Edição | 2nd ed |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2017 |
Autor | Sokol,L & Fox, M.G. |
Título | The Comprehensive clinician´s guide to cognitive b |
Editora | Publishing & Media |
Ano | 2020 |
Bibliografia Complementar
Autor | Dobson, DJG & Dobson, KS |
---|---|
Título | Evidence-based practice of cognitive-behavioral th |
Edição | 2ª ed |
Local | |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2009 |
Autor | Gonçalves, O |
Título | Terapias Cognitivas: Teorias e Práticas |