Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica
PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 5
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Marques
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Marques
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
O objetivo da UC de Prevenção em Saúde Mental (PSM) é:
Promover conhecimentos e competências ao nível da prática preventiva em Psicologia Clínica;
Situar as intervenções preventivas em relação ao desenvolvimento de funcionamento clínico;
Compreender a relevância de intervir antes do desenvolvimento de condições clínicas;
Conhecer intervenções preventivas empiricamente validadas para diferentes condições clínicas;
Objectivos Específicos
Compreender os fundamentos paradigmáticos, conceptuais e teóricos da PSM;
Conhecer as principais abordagens teórico-conceptuais à PSM;
Conhecer os principais mecanismos subjacentes à eficácia das intervenções preventivas em saúde mental;
Tomar consciência da necessidade de basear as intervenções de PSM nas evidências da investigação;
Competências a adquirir
Competências de exploração de Intervenções preventivas empiricamente validadas para diferentes condições.
Competências de exploração dos componentes e processos de concepção e implementação de intervenções preventivas.
Competências de desenho e planeamento de intervenções preventivas com base em evidências da investigação.
Competências de prática e intervenção preventiva em Psicologia Clínica com base em evidências da investigação.
Metodologia de Ensino
As metodologias de ensino combinarão metodologias expositivas, participativas e interativas. Os conteúdos serão explorados através da exposição oral, projeção de conteúdos, discussão em grupo e na plataforma Moodle. Exemplos de intervenções preventivas serão analisados e discutidos em pequeno e grande grupo e nos fóruns da plataforma Moodle..
Conteúdos Programáticos
1.Prevenção em Saúde Mental (PSM): Conceitos, paradigmas, e tipologias; desenvolvimento humano e justiça social, benefícios socio-económicos da PSM;
2.Abordagens à PSM: contextuais; interacionistas; psicopatologia do desenvolvimento; psicobiológicas; modelos específicos a condições;
3.Mecanismos de PSM: Auto-regulação, Empowerment, Auto-determinação; bem-estar-subjetivo; suporte social e conhecimento;
5.PSM em diferentes contextos: comunidade, escola, família, local de trabalho;
6.PSM ao longo do ciclo vital;
7.Intervenções preventivas empiricamente validadas para diferentes condições: perturbações de comportamento, de ansiedade, de depressão, de suicídio, de violência nas relações íntimas, de comportamentos de violência e bullying; de abuso e dependência de substâncias;
8.Concepção e implementação de intervenções em PSM: identificação, avaliação, delimitação, e conceptualização da condição-alvo; enquadramento conceptual; população-alvo; contexto; concepção e desenho da intervenção; implementação, avaliação;
Métodos de Avaliação
Os alunos devem ter uma assiduidade mínima de 70% às aulas. A avaliação contínua consistirá no trabalho de grupo (desenho de uma intervenção preventiva aplicada a uma condição específica, num contexto específico e numa determinada faixa etária) a entregar no final do semestre (60% da nota final). No final do semestre, os estudantes farão o exame final escrito (40% da classificação da nota).
Recursos Didácticos
Livros; Artigos científicos.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Saúde mental
Tipologias de prevenção
Intervenções preventivas
Evidence-based
Bibliografia Principal
Autor | BAZIK, Susan |
---|---|
Título | Mental Health Promotion, Prevention, and Intervent |
Editora | AOTA |
Ano | 2011 |
Autor | CAPUZZI, David; GROSS, Douglas R |
Título | Youth at risk: A prevention resource for counselor |
Edição | 6ª ed |
Editora | Wiley |
Ano | 2014 |
Autor | CARR, Alan |
Título | Prevention: What works with children and adolescen |
Editora | Routledge |
Ano | 2006 |
Bibliografia Complementar
Autor | HUPPERT, Felicia A.; COOPER, Cary L. |
---|---|
Título | Wellbeing: A Complete Reference Guide, Interventio |
Autor | MACKLEM, Gayle L. |
Título | Preventive mental health at school. |