Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
AVALIAÇÃO E CONSULTA PSICOLÓGICA EDUCACIONAL - 2022/2023
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Helena Bilimória
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Contextualizar a Psicologia da Educação no quadro das outras especialidades da Psicologia e
explorar as modalidades de consulta psicológica em função dos contextos educativos.
Refletir sobre os princípios que devem orientar a avaliação psicológica no âmbito do modelo ecológico e
a delineação de projetos de intervenção de cariz preventivo e/ou remediativo, de acordo com os sistemas multinível de suporte.
Objectivos Específicos
1) Compreender a mudança paradigmática na avaliação e intervenção em Psicologia da Educação- do paradigma médico-psicológico para o paradigma ecológico-sistémico
2) Desenvolver competências de avaliação baseadas cientificamente e orientadas para a
intervenção
3) Desenvolver competências de intervenção baseada em evidência
4) Analisar criticamente projetos de intervenção de âmbito educacional
Competências a adquirir
1)Identificar e aplicar as especificidades da Psicologia da Educação à avaliação e intervenção de base científica.
2) Saber administrar, cotar e interpretar os resultados de testes estandardizados e de medidas baseadas no currículo
3) Saber elaborar e avaliar um plano de intervenção e/ou um projeto de intervenção
Metodologia de Ensino
Aulas expositivas.
Exercícios práticos.
Manuseamento e aplicação de instrumentos de avaliação psicológica utilizados em contexto educacional.
Estudos de caso.
Role-play.
Visualização de vídeos.
Análise de artigos científicos.
Conteúdos Programáticos
1. O Psicólogo educacional e as suas atribuições: presente e futuro
1.1. Evolução dos modelos de intervenção
1.2. Os sistemas multinível de suporte
2. Avaliação e Intervenção na Aprendizagem
3. Avaliação e Intervenção no Comportamento
4. Avaliação e Intervenção no Desenvolvimento Socioemocional
5. Conceção e avaliação de projetos de intervenção.
Métodos de Avaliação
Trabalho prático (a realizar em pequeno grupo) sobre a conceção e avaliação de um projeto de intervenção.
Apresentação do trabalho prático.
Recursos Didácticos
Artigos científicos.
Instrumentos de avaliação.
Manuais de projetos de intervenção.
Plataformas digitais.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Sistemas multinível de suporte; Perspetiva ecológico-sistémica; avaliação baseada empiricamente; intervenção baseada em evidências; avaliação de projetos.
Bibliografia Principal
Autor | Matthew K. Burns, T. Chris Riley-Tillman & Natalie |
---|---|
Título | Effective School Interventions: Evidence-Based Str |
Edição | 3ª |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2017 |
Autor | Reynolds, C & Kamphaus, R. |
Título | Handbook of psychological and educational assessme |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2018 |
Autor | S. G. Little & A. Akin-Little |
Título | Behavioral interventions in schools: Evidence-base |
Editora | American Psychological Association |
Ano | 2019 |
Bibliografia Complementar
Autor | Barbara A. Gueldner, Laura L. Feuerborn, and Kenne |
---|---|
Título | Social and Emotional Learning in the Classroom Sec |
Autor | Alves, R. A. & Leite, I. (Eds.) |
Título | Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidênci |