Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
PSICOPATOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - 2022/2023
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Mendes
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Mendes
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Aquisição de conhecimentos em psicopatologia do desenvolvimento, prevenção e promoção da saúde mental na infância e adolescência, com enfoque particular nos contextos educativos
Objectivos Específicos
- Compreender os diferentes modelos de concetualização e intervenção em saúde mental nos contextos educativos.
- Reconhecer e identificar os sintomas associados às principais perturbações de internalização e externalização em crianças e adolescentes, os respetivos fatores de risco e de proteção.
- Conhecer práticas e procedimentos subjacentes a abordagens sistémicas e multinível de prevenção e promoção da saúde mental em crianças e adolescentes.
Competências a adquirir
Conhecimentos científicos e competências analíticas que sustentem as práticas de avaliação, prevenção e intervenção psicológica na infância e adolescência.
Metodologia de Ensino
Metodologias expositivas (e.g., apresentação de quadros teórico-conceptuais e estudos empíricos, sob a responsabilidade do docente), participativas (e.g., exercícios e discussão em grande grupo, a partir de diferentes recursos), ativas (e.g., trabalhos individuais e em pequeno grupo em aula e entre aulas).
Conteúdos Programáticos
1. Modelos de concetualização e intervenção nos problemas de saúde mental em crianças e jovens:
1.1. O modelo médico-clínico,
1.2. O modelo ecológico,
1.3. O modelo de saúde pública,
1.4. Os sistemas multinível de suporte.
2. Definição e operacionalização dos conceitos de bem-estar e de saúde mental na infância e adolescência.
3. Modelos e sistemas de classificação da psicopatologia infantojuvenil:
3.1. A abordagem categorial,
3.2. A abordagem multidimensional.
4. Fatores de risco e de proteção para a saúde mental em crianças e jovens.
5. Problemas de internalização e de externalização.
6. O modelo “Whole School Approach”.
7. O modelo PBIS na intervenção e suporte ao comportamento pró-social.
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua é obrigatória para a aprovação na Unidade Curricular e requer:
- a assiduidade em pelo menos 70% das sessões de ensino,
- a realização de trabalhos individuais e/ou em pequeno grupo, a desenvolver em aula e entre aulas.
Recursos Didácticos
Computador e projetor.
Livros e artigos científicos.
Recursos multimédia.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Psicopatologia do desenvolvimento, fatores de risco e de proteção, avaliação, intervenção.
Bibliografia Principal
Autor | Kauffman, J. M. & Landrum, T. J. |
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Título | Characteristics of emotional and behavioural disor |
Editora | Pearson |
Ano | 2018 |
Autor | Macklem, G. L. |
Título | Evidence-based school mental health services: Affe |
Editora | Springer |
Ano | 2011 |
Autor | Mendes, S. A. |
Título | A prática profissional da psicologia escolar |
Local | Lisboa |
Editora | Ordem dos Psicólogos Portugueses |
Ano | 2019 |
Bibliografia Complementar
Autor | Adelman, H. S., & Taylor, L. |
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Título | Mental health in schools: Engaging learners, preve |
Autor | Hess, R. S.; Short, R.J. & Hazel, C.E. |
Título | Comprehensive children´s mental health services in |