Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

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PSICOLOGIA DA FAMÍLIA - 2024/2025

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sofia Mendes
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Mendes

Carga Horária

Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular pretende dar a conhecer os fundamentos epistemológicos, teóricos e conceptuais da Psicologia da Família, bem como reflectir criticamente sobre as suas implicações para o exercício profissional da psicologia, com especial enfoque nos processos de educação e desenvolvimento.

Objectivos Específicos

No final desta unidade curricular, o/a estudante deve:
- Compreender a família numa perspetiva sistémica, ecológica e desenvolvimental.
- Adquirir conhecimentos e competências centrais à avaliação e intervenção psicológica com famílias, privilegiando uma perspetiva preventiva e ecológico-sistémica.
- Refletir criticamente sobre as mudanças sociais, a diversidade e a complexidade das famílias no século XXI.

Competências a adquirir

Identificar, selecionar e mobilizar fundamentos epistemológicos, teóricos e empíricos que sustentem práticas de avaliação e intervenção com famílias, baseadas em evidências e conhecimento científico atualizado.

Metodologia de Ensino

- Assiduidade e pontualidade
- Participação ativa em iniciativas e trabalhos de grupo previstos na unidade curricular.
- Avaliação contínua através de dois pontos escritos.
- Avaliação sumativa através de um exame final.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à psicologia da família e ao pensamento sistémico:
1.1. Especificidades do campo da psicologia da família
1.2. Epistemologia sistémica, princípios e conceitos básicos

2. O modelo bioecológico de desenvolvimento humano no estudo e intervenção com famílias:
2.1. A família como ecossistema e contexto de desenvolvimento
2.2. O conceito de díade, as propriedades e efeitos das relações diádicas
2.3. Os papéis e as funções da família

3. A perspetiva desenvolvimental no estudo e intervenção com famílias:
3.1. O ciclo vital da família, tarefas desenvolvimentais e processos emocionais associados
3.2. Consideração de trajetórias familiares alternativas e estruturas familiares não tradicionais

4. Transição para a parentalidade:
4.1. O conceito de transição e transições ´major´ de vida
4.2. Mudanças individuais, conjugais e familiares na transição para a parentalidade

5. Parentalidade:
5.1. O conceito de parentalidade
5.2. A parentalidade enquanto processo multideterminado
5.3. Fatores de risco e proteção na parentalidade

6. Estilos e práticas educativas parentais:
6.1. Abordagem tipológica à parentalidade
6.2. Estilos parentais, bem-estar e desenvolvimento de crianças e jovens
6.3. Comportamentos disciplinares parentais

7. Contextos familiares de risco e de vulnerabilidade:
7.1. Famílias multidesafiadas, em situação de pobreza e exclusão social

8. O sistema de promoção e proteção de crianças e jovens em Portugal:
8.1. Enquadramento e medidas de promoção e proteção

9. Escola e família:
9.1. O conceito de envolvimento parental e de parceria escola-família
9.2. Condições de base, práticas e estratégias facilitadoras do envolvimento
9.3. Práticas inclusivas e responsivas para o envolvimento de famílias diversas na escola

10. Práticas de intervenção familiar:
10.1. Educação parental,
10.2. Consultoria familiar.

Métodos de Avaliação

- Assiduidade e pontualidade
- Participação ativa em iniciativas e trabalhos de grupo previstos na unidade curricular.
- Avaliação sumativa através de um exame final.

Recursos Didácticos

Computador, projetor, dispositivos e vídeos educativos.
Plataforma de aprendizagem online.
Acesso a bases de dados, livros e artigos relevantes.
Ferramentas e plataformas de IA.

Objetivos de Sustentabilidade

ODS 3: Saúde e Bem-estar
ODS 4: Educação de Qualidade
ODS 5: Igualdade de Género
ODS 10: Redução das Desigualdades
ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Palavras Chave

Família, Parentalidade, Fatores de risco e proteção, Proteção Infantil, Avaliação, Intervenção

Bibliografia Principal

Autor Walsh, F.
Título Normal family processes
Edição 14th Ed.
Editora The Guilford Press
Ano 2015
Autor McGoldrick, C. & Preto, N.G.
Título The expanding family life cycle
Edição 5th Ed.
Editora Pearson
Ano 2015
Autor Berger E. H. & Riojas-Cortez M.R.
Título Families as partners in education
Edição 10th Ed.
Editora Pearson
Ano 2020

Bibliografia Complementar

Autor Scully, P., Stites, M.L., Roberts-King, H., & Barb
Título Families, schools, and communities
Edição 7th ed.
Local
Editora Pearson
Ano 2018
Autor Orlanda Cruz
Título Parentalidade