Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
PSICOLOGIA DA FAMÍLIA - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Mendes
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Mendes
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular pretende dar a conhecer os fundamentos epistemológicos, teóricos e conceptuais da Psicologia da Família, bem como reflectir criticamente sobre as suas implicações para o exercício profissional da psicologia, com especial enfoque nos processos de educação e desenvolvimento.
Objectivos Específicos
No final desta unidade curricular, o/a estudante deve:
- Compreender a família numa perspetiva sistémica, ecológica e desenvolvimental.
- Adquirir conhecimentos e competências centrais à avaliação e intervenção psicológica com famílias, privilegiando uma perspetiva preventiva e ecológico-sistémica.
- Refletir criticamente sobre as mudanças sociais, a diversidade e a complexidade das famílias no século XXI.
Competências a adquirir
Identificar, selecionar e mobilizar fundamentos epistemológicos, teóricos e empíricos que sustentem práticas de avaliação e intervenção com famílias, baseadas em evidências e conhecimento científico atualizado.
Metodologia de Ensino
- Assiduidade e pontualidade
- Participação ativa em iniciativas e trabalhos de grupo previstos na unidade curricular.
- Avaliação contínua através de dois pontos escritos.
- Avaliação sumativa através de um exame final.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à psicologia da família e ao pensamento sistémico:
1.1. Especificidades do campo da psicologia da família
1.2. Epistemologia sistémica, princípios e conceitos básicos
2. O modelo bioecológico de desenvolvimento humano no estudo e intervenção com famílias:
2.1. A família como ecossistema e contexto de desenvolvimento
2.2. O conceito de díade, as propriedades e efeitos das relações diádicas
2.3. Os papéis e as funções da família
3. A perspetiva desenvolvimental no estudo e intervenção com famílias:
3.1. O ciclo vital da família, tarefas desenvolvimentais e processos emocionais associados
3.2. Consideração de trajetórias familiares alternativas e estruturas familiares não tradicionais
4. Transição para a parentalidade:
4.1. O conceito de transição e transições ´major´ de vida
4.2. Mudanças individuais, conjugais e familiares na transição para a parentalidade
5. Parentalidade:
5.1. O conceito de parentalidade
5.2. A parentalidade enquanto processo multideterminado
5.3. Fatores de risco e proteção na parentalidade
6. Estilos e práticas educativas parentais:
6.1. Abordagem tipológica à parentalidade
6.2. Estilos parentais, bem-estar e desenvolvimento de crianças e jovens
6.3. Comportamentos disciplinares parentais
7. Contextos familiares de risco e de vulnerabilidade:
7.1. Famílias multidesafiadas, em situação de pobreza e exclusão social
8. O sistema de promoção e proteção de crianças e jovens em Portugal:
8.1. Enquadramento e medidas de promoção e proteção
9. Escola e família:
9.1. O conceito de envolvimento parental e de parceria escola-família
9.2. Condições de base, práticas e estratégias facilitadoras do envolvimento
9.3. Práticas inclusivas e responsivas para o envolvimento de famílias diversas na escola
10. Práticas de intervenção familiar:
10.1. Educação parental,
10.2. Consultoria familiar.
Métodos de Avaliação
- Assiduidade e pontualidade
- Participação ativa em iniciativas e trabalhos de grupo previstos na unidade curricular.
- Avaliação sumativa através de um exame final.
Recursos Didácticos
Computador, projetor, dispositivos e vídeos educativos.
Plataforma de aprendizagem online.
Acesso a bases de dados, livros e artigos relevantes.
Ferramentas e plataformas de IA.
Objetivos de Sustentabilidade
ODS 3: Saúde e Bem-estar
ODS 4: Educação de Qualidade
ODS 5: Igualdade de Género
ODS 10: Redução das Desigualdades
ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Palavras Chave
Família, Parentalidade, Fatores de risco e proteção, Proteção Infantil, Avaliação, Intervenção
Bibliografia Principal
Autor | Walsh, F. |
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Título | Normal family processes |
Edição | 14th Ed. |
Editora | The Guilford Press |
Ano | 2015 |
Autor | McGoldrick, C. & Preto, N.G. |
Título | The expanding family life cycle |
Edição | 5th Ed. |
Editora | Pearson |
Ano | 2015 |
Autor | Berger E. H. & Riojas-Cortez M.R. |
Título | Families as partners in education |
Edição | 10th Ed. |
Editora | Pearson |
Ano | 2020 |
Bibliografia Complementar
Autor | Scully, P., Stites, M.L., Roberts-King, H., & Barb |
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Título | Families, schools, and communities |
Edição | 7th ed. |
Local | |
Editora | Pearson |
Ano | 2018 |
Autor | Orlanda Cruz |
Título | Parentalidade |