Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
AVALIAÇÃO E CONSULTA PSICOLÓGICA EDUCACIONAL - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Sofia Mendes
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Mendes
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Prática Laboratorial : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo desenvolver competências em avaliação psicológica, consultoria e prestação de serviços de saúde mental e comportamental em contexto educativo, no quadro dos sistemas multinível de suporte. Visa também promover a aplicação do modelo sistemático de resolução de problemas como base para estas atividades profissionais, o uso de práticas baseadas em evidências e práticas alinhadas com os padrões éticos da psicologia.
Objectivos Específicos
Compreender e aplicar métodos de recolha e análise de dados de múltiplas fontes, considerando fatores ecológicos e culturais.
Adquirir conhecimento sobre modelos e estratégias de consultoria e desenvolver habilidades para trabalhar eficazmente com diferentes interlocutores.
Aplicar conhecimentos sobre desenvolvimento infantil, saúde mental e comportamental para implementar e avaliar intervenções.
Tomar decisões informadas e éticas em avaliação e intervenção psicológica.
Competências a adquirir
Recolha e análise de dados.
Comunicação e colaboração profissional.
Intervenção psicológica baseada em evidências.
Tomada de decisão ética e responsável.
Resolução de problemas em contexto educativo.
Metodologia de Ensino
A metodologia de ensino a adotar visa promover uma aprendizagem ativa, experiencial e reflexiva, integrando teoria e prática através de aulas teóricas, estudos de caso, simulações, role-playing e trabalhos em grupo.
Conteúdos Programáticos
1. Evolução dos modelos de avaliação e intervenção em Psicologia da Educação
1.1. Modelo médico-clínico
1.2. Modelo ecológico
1.3. Modelo de saúde pública
1.4. Sistemas de suporte multinível e modelo sistemático de resolução de problemas
2. Princípios da avaliação psicológica e educacional
2.1. Objetivos
2.2. Métodos de recolha de dados e fontes de informação
2.3. Processo de avaliação
2.4. Princípios éticos na avaliação psicológica e questões associadas ao diagnóstico e classificação em contexto escolar
2.5. Apresentação dos resultados
3. Avaliação socioemocional, comportamental e da saúde mental
3.1. Entrevista
3.2. Observação
3.3. Escalas de avaliação e medidas de autorrelato
3.4. Avaliação direta e funcional do comportamento
3.5. Despiste universal
4. Prevenção e intervenção socioemocional, comportamental e mental
4.1. Suporte ao comportamento positivo
4.2. Promoção do clima escolar
4.3. Programas de aprendizagem socioemocional
4.4. Mindfulness e técnicas de relaxamento
5. Consultoria
5.1. Processo de consultoria
5.2. Papéis do consultor e consulente
5.3. Modelos e etapas da consultoria
5.4. Questões éticas na colaboração com outros profissionais
Métodos de Avaliação
Assiduidade e pontualidade
Participação ativa em iniciativas e trabalhos de grupo previstos na unidade curricular.
Avaliação sumativa através de um exame final.
Recursos Didácticos
Computador, projetor, dispositivos e vídeos educativos.
Plataforma de aprendizagem online.
Acesso a bases de dados, livros e artigos relevantes.
Ferramentas e plataformas de IA.
Objetivos de Sustentabilidade
ODS 3: Saúde e Bem-estar
ODS 4: Educação de Qualidade
ODS 10: Redução das Desigualdades
ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Palavras Chave
Avaliação psicológica, Intervenção, Consultoria, Saúde mental, Ajustamento socioemocional, Ajustamento comportamental
Bibliografia Principal
Autor | Diamond, E., Hart, S. R., Griffiths, A. J., & Broc |
---|---|
Título | Psychology in the schools: Addressing the learning |
Editora | Routledge |
Ano | 2024 |
Autor | Merrell, K. W., Ervin, R. A., Peacock, G. G., & Re |
Título | School psychology for the 21st century: Foundation |
Edição | 3rd ed. |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2022 |
Autor | Sheperis, C. J., Drummond, R. J., & Jones, K. D. |
Título | Assessment procedures for counselors and helping p |
Editora | Pearson |
Ano | 2021 |
Bibliografia Complementar
Autor | Plotts, C. A., & Lasser, J |
---|---|
Título | School Psychologist as Counsellor |
Edição | 2th ed. |
Local | |
Editora | National Association of School Psychologists |
Ano | 2020 |
Autor | Harrison, S. M. Lillie, & A. Thomas |
Título | Best Practices in School Psychology 7, Vol. 1: Dat |