Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

English Version

MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 2024/2025

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sofia Marques Ramalho
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Marques Ramalho

Carga Horária

Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Explorar métodos de investigação em psicologia da educação. Promover entendimento das bases teóricas e práticas de distintos designs de investigação, a capacidade de apresentação de dados de investigação, assim como salientar a importância de fundamentar a prática da psicologia da educação em evidência científica.

Objectivos Específicos

Desenvolver competências em métodos de investigação aplicados à psicologia da educação, capacitando os estudantes para a formulação de questões e hipóteses de investigação, orientação do processo de tomada de decisão referente à escolha do design de investigação, recolha e análise de dados, e interpretação de resultados. Promover o pensamento crítico e preparar os estudantes para processos de investigação-ação em psicologia da educação.

Competências a adquirir

- Características do procedimento científico de criação de conhecimento.
- Formular problemas/objetivos de investigação.
- Categorizar/operacionalizar variáveis.
- Reconhecer diferentes tipologias de estudos em psicologia da educação e definir metodologias adequadas em função do problema de investigação.
- Desenvolver pensamento crítico em relação ao processo de criação de conhecimento científico e fomentar a reflexão ética no contexto da investigação em psicologia da educação.

Metodologia de Ensino

Articulação entre o método activo e expositivo com recurso à aprendizagem baseada na resolução de problemas. Serão utilizadas técnicas pedagógicas como: brainstorming, análise crítica individual de artigos, quizzes/jogos sérios, e pitches de grupo sobre ideias de investigação.

Conteúdos Programáticos

1. Epistemologia da Psicologia - Fases do processo de criação de conhecimento
1.1. Epistemologia: objecto e métodos
1.2. Grandes Formas/Teorias Epistemológicas
2. Investigação em psicologia da educação
2.1. Problema, objetivos, hipóteses e variáveis
2.2. Recolha de dados online e presencial: Amostragem, procedimentos, instrumentos, validade da investigação
2.3 Análise e discussão dos resultados
2.3.1. Significância estatística
2.3.2. Generalização, explicação e predição
3. Planos de investigação em psicologia da educação
3.1. Estudos descritivos e qualitativos
3.2. Estudos correlacionais
3.3.Estudos experimentais e quase-experimentais
3.4 Estudos de caso, meta-analíticos e de revisão sistemática da literatura
4. Considerações éticas e deontológicas em investigação, implicações do uso da inteligência artificial

Métodos de Avaliação

Assiduidade mínima de 70% das aulas. Os elementos de avaliação são 1 trabalho de grupo escrito, com apresentação oral em formato de poster, que que envolve a fundamentação teórica, análise e escrita de resultados científicos (60%) e exame escrito final (40%).

Recursos Didácticos

Computador e projetor para aulas expositivas.
Livros e artigos científicos.

Objetivos de Sustentabilidade

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Palavras Chave

Métodos de investigação;
Investigação em Psicologia da educação;

Bibliografia Principal

Autor Almeida, L. S.; Freire, T.
Título Metodologia Investigação em Psicologia e Educação
Edição 5ª Edição
Local Braga
Editora Psiquilibrios
Ano 2017
Autor  Barker, C., Pistrang, N. and Elliot, R.
Título Research Methods in Clinical Psychology
Edição 3rd Edition
Local London
Editora John Wiley & Sons
Ano 2016
Autor Cooper, H.
Título APA Handbook of Research Methods in Psychology
Local Washington, DC
Editora American Psychological Association
Ano 2023

Bibliografia Complementar

Autor Coolican, H
Título Research Methods and Statistics in Psychology
Edição 8th edition
Local London
Editora Routledge
Ano 2024
Autor American Psychological Association
Título Publication manual of the American Psychological A
Edição 7.ª ed
Local Washington, DC
Editora American Psychological Association
Ano 2019