Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Joana Cruz
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta disciplina pretende promover a aquisição de conhecimentos sobre o conceito de dificuldades de aprendizagem (DA) e a sua evolução ao longo do tempo. Pretende-se igualmente aprofundar os conhecimentos relativos aos modos de avaliação das dificuldades de aprendizagem e à intervenção adequada a cada dificuldade.
Objectivos Específicos
Os alunos deverão dominar as ferramentas conceptuais e metodológicas necessárias à sua intervenção como psicólogos da educação na promoção de respostas educativas diferenciadas em contexto educativo.
Competências a adquirir
Identificar as DA, as estratégias de intervenção face à problemática identificada
Conhecer e diferenciar o papel dos diferentes agentes educativos na avaliação e intervenção nas DA
Saber administrar, cotar e interpretar os resultados de testes estandardizados e de medidas baseadas no currículo para a avaliação de dificuldades na aprendizagem da leitura, escrita e/ou matemática;
Saber implementar e avaliar intervenções preventivas e remediativas à luz dos MTSS.
Metodologia de Ensino
Aulas interativas.
Aprendizagem baseada em problemas.
Análise e discussão de artigos científicos.
Aprendizagem invertida.
Observação e experiências de avaliação e/ou intervenção em contexto escolar.
Trabalhos de grupo com apresentação oral.
Estudos de caso.
Conteúdos Programáticos
1. Dificuldades de Aprendizagem
1.1 Definição e evolução do conceito ao longo do tempo
1.2 Sistemas multinível de suporte.Teorias de resposta à intervenção
2. Aprendizagem da leitura e da escrita
2.1 Modelos concetuais no âmbito da literacia emergente e da aprendizagem formal da leitura e da escrita
2.2 Avaliação das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita
2.3 Intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita
2.4 Programas de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita
3. Aprendizagem da matemática
3.1 Conhecimento matemático formal e informal
3.2 Construção do sentido de número
3.3 Dificuldades de aprendizagem da matemática: concetualização e avaliação
3.4 Intervenção nas dificuldades de aprendizagem da matemática
3.5 Programas de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da matemática
Métodos de Avaliação
a)Assiduidade; b)Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula; c)Intervenções orais; d)Trabalhos individuais e/ou em trabalhos de grupo.
Recursos Didácticos
Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.
Objetivos de Sustentabilidade
ODS4 - Educação de qualidade: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.
ODS10 - Redução das desigualdades: Reduzir as desigualdades dentro e entre os países.
Palavras Chave
Dificuldades de aprendizagem.
Teorias da Resposta à Intervenção.
Literacia emergente.
Leitura, escrita e matemática.
Bibliografia Principal
Autor | MacGuinness, D. |
---|---|
Título | Language development and learning to read. The sci |
Local | Cambridge |
Editora | The MIT Press |
Ano | 2005 |
Autor | Elliott, J. G., & Grigorenko, E. L. |
Título | The dyslexia debate. |
Local | New York |
Editora | Cambridge University Press |
Ano | 2014 |
Autor | Alves, R. A. & Leite, I. (Eds.) |
Título | Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidênci |
Editora | Fundação Belmiro de Azevedo. |
Ano | 2022 |
Bibliografia Complementar
Autor | Iolanda Ribeiro, Fernanda Leopoldina Viana, Adrian |
---|---|
Título | AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à |
Autor | M. J. Snowling & C. Hulme |
Título | The science of reading: A handbook |