Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutor Vítor Coelho
Assistentes: Prof. Doutor Vítor Coelho
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Identificar as principais teorias explicativas da motivação;
Conhecer os processos motivacionais;
Compreender os processos e estruturas que suportam a motivação, a emoção e a tomada de decisões;
Compreender a relevância dos processos motivacionais para o processo de aprendizagem;
Compreender a importância do promoção da motivação para um adequado processo de aprendizagem;
Compreender os principais processos e estratégias para a de autorregulação da aprendizagem.
Objectivos Específicos
Identificar as abordagens atuais ao nível da avaliação, intervenção e investigação neste domínio;
Refletir criticamente acerca da aplicação da avaliação da motivação e emoção no processo de aprendizagem;
Identificar estratégias efetivas de promoção e gestão da motivação em contexto de aprendizagem;
Identificar os processos, estratégias e ciclos de autorregulação da aprendizagem.
Competências a adquirir
No final da unidade o mestrando deve ser capaz de:
Identificar e aplicar as principais teorias da motivação
Reconhecer os processos motivacionais
Relacionar os processos motivacionais com a aprendizagem
Identificar as fases do ciclo de autorregulação da aprendizagem, as estratégias e processos utilizados
Metodologia de Ensino
A metodologia de ensino nesta UC recorrerá a: exposição oral de conteúdos; brainstorming; debates; observação de práticas; discussão de trabalhos de grupo; análise e discussão de artigos científicos.
Conteúdos Programáticos
1. Conceito de motivação: Definição e tipos de motivação
1.1. Perspetiva histórica do estudo da motivação e emoção
1.2. As necessidades humanas e os mecanismos da motivação
1.3. Teorias da motivação
1.3.1. Teoria Hierárquica das Necessidades de Maslow
1.3.2. Modelo ERC (Alderfer)
1.3.3. Teoria dos Dois Fatores (Herzberg)
1.4. A relação entre motivação, conhecimento e emoções: Teorias que relacionam motivação e emoção
1.4.1 Teoria Atribucional da Motivação e da Emocão(Weiner)
1.5. A cognição na motivação: Teorias que relacionam motivação e cognição
1.5.1. Teoria de Autodeterminação ? motivação intrínseca vs. extrínseca (Deci e Ryan)
1.5.2. Teoria da Autoeficácia (Bandura)
1.6. Motivação académica
1.7. Aspectos culturais e contextuais na motivação, emoção, regulação emocional e comportamento
2. Conceito de aprendizagem
2.1. Aquisição de respostas e aquisição de conhecimentos
2.2. Construção de conhecimentos e aprendizagem significativa
2.3. Raciocínio e aprendizagem motivados
2.4. Teoria da Autorregulação da Aprendizagem
2.4.1. Paradigmas da autorregulação da aprendizagem
2.4.2. Modelos de autorregulação da aprendizagem
2.5. Aprendizagem SocioEmocional
2.5.1. Principais teorias da Aprendizagem SocioEmocional
2.5.1. Programas de promoção da aprendizagem Socioemocional
2.6. Estratégias de motivação para a Aprendizagem
Métodos de Avaliação
A metodologia da avaliação consistirá nos seguintes pontos: a) 2 pontos escritos - 30%; b) Trabalhos de grupo - 30; c) Exame - 40%.
Recursos Didácticos
Artigos científicos para discussão em aula
Recursos multimedia
Objetivos de Sustentabilidade
Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Palavras Chave
Motivação; Aprendizagem; Teorias da Motivação; Evolução Histórica; Aprendizagem SocioEmocional
Bibliografia Principal
Autor | Weiner, Bernard |
---|---|
Título | Human Motivation: Metaphors, Theories and Research |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 1992 |
Autor | Higgins, Tori; Kruglanski, Arie |
Título | Motivational science: social and personality pers |
Local | Philadelphia |
Editora | Taylor & Francis |
Ano | 2000 |
Autor | Reeve, Johnmarshall |
Título | Understanding Motivation and Emotion |
Edição | 6ª edição |
Local | Nova Iorque |
Editora | John Wiley & Sons |
Ano | 2015 |
Bibliografia Complementar
Autor | Edwards, David |
---|---|
Título | Motivation and Emotion: evolutionary, physiologica |
Autor | Schunk, Dale; Zimmerman, Barry |
Título | Motivation and self-regulated learning: Theory, re |