Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação

English Version

PSICOPATOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - 2024/2025

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Soares
Assistentes: Prof. Doutora Joana Soares

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Prática Laboratorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

1. Desenvolver conhecimentos ao nível da psicopatologia, com foco na infância e adolescência
2. Desenvolver competências ao nível da formulação de caso
3. Desenvolver conhecimentos ao nível da avaliação e intervenção

Objectivos Específicos

1. Conhecer os conceitos e pressupostos da psicopatologia do desenvolvimento
2. Conhecer percursos normativos do desenvolvimento
3. Conhecer fatores que interferem no desenvolvimento (e.g., protetores, risco)
4. Conhecer o modelo categorial e multiaxial da psicopatologia
5. Conhecer as principais psicopatologias da criança e do adolescente – critérios de diagnóstico, diagnóstico diferencial, características clínicas, formas de avaliar e intervir
6. Saber efetuar uma formulação de caso

Competências a adquirir

1. Análise crítica
2. Formulação de caso
3. Trabalho de grupo
4. Comunicação oral e escrita
5. Aplicar conhecimentos teóricos à análise de casos
6. Identificar estratégias de avaliação e intervenção adaptadas a crianças e adolescentes
7. Identificar manifestações normativas e patológicas em crianças e adolescentes

Metodologia de Ensino

De modo a alcançar os objetivos propostos para a presente unidade curricular serão utilizadas metodologias de ensino expositiva e ativa

Conteúdos Programáticos

1. Psicopatologia do desenvolvimento - enquadramento
2. Desenvolvimento típico
3. Fatores que impactam o desenvolvimento típico
4. Classificação: Abordagens tradicional e dimensional da psicopatologia
5. Principais perturbações da criança e do adolescente – diagnóstico, características, avaliação e intervenção psicológica
5.1. Perturbações de eliminação
5.2. Perturbações intelectual e de aprendizagem
5.3. Perturbação do espectro do autismo
5.4. Perturbação de défice de atenção e hiperatividade
5.5. Perturbações de ansiedade
5.6. Perturbações obsessivo-compulsivas
5.7. Perturbações depressivas
5.8. Perturbações relacionadas a substâncias e perturbações aditivas
5.9. Perturbações alimentares
5.10. Perturbações relacionados com trauma e outros stressores

Métodos de Avaliação

1. Assiduidade – o número de faltas não pode exceder os 30%
2. Avaliação continua (60%) - realização de 1 trabalho
3. Avaliação final (40%) - realização de um exame escrito
Para aprovação é necessário uma média final de 10 valores

Recursos Didácticos

Computador, projector, diapositivos
Acesso a bibliografia (e.g., artigos) que fundamenta os conteúdos programáticos
Plataforma Moodle
Outros materiais (e.g., estudos de caso)

Objetivos de Sustentabilidade

Saúde de Qualidade (ODS3);
Educação de Qualidade (ODS4);
Redução das Desigualdades (ODS10);
Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS16)

Palavras Chave

psicopatologia; formulação de caso; crianças; adolescentes

Bibliografia Principal

Autor Carr, A.
Título The handbook of child and adolescent clinical psyc
Edição 3rd ed.
Editora Routledge
Ano 2016
Autor Kauffman, J.M.; Landrum, T.J.
Título Characteristics of emotional and behavioural disor
Editora Pearson
Ano 2018
Autor American Psychiatric Association
Título Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disord
Editora American Psychiatric Association
Ano 2022