Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Soares
Assistentes: Prof. Doutora Joana Soares
Carga Horária
Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
1. Conhecer os principais modelos teóricos da Psicologia Vocacional
2. Desenvolver competências de avaliação e intervenção psicológica em carreira
Objectivos Específicos
1. Conhecer os principais modelos da Psicologia Vocacional, sua evolução e implicações práticas
2. Compreender o impacto da diversidade individual e contextual na construção de carreira
3. Conhecer as etapas de um acompanhamento psicológico em carreira
4. Conhecer diferentes métodos para avaliar e intervir
5. Adaptar a prática às características do consulente e contextos de atuação
6. Saber desenhar e implementar um programa de intervenção em carreira
Competências a adquirir
1. Análise crítica
2. Trabalho em equipa
3. Comunicação oral e escrita
4. Conhecimentos acerca dos principais modelos da psicologia vocacional
5. Conceptualização de caso
6. Avaliação e intervenção em carreira
7. Saber atuar em diferentes contextos e com diferentes populações
8. Saber estruturar um programa de intervenção em carreira
Metodologia de Ensino
Para alcançar os objetivos propostos na presente unidade curricular serão utilizadas metodologias de ensino expositiva e ativa
Conteúdos Programáticos
1. Perspetiva histórica e principais conceitos
2. Modelos da Psicologia Vocacional
2.1. Modelos traço-fator – abordagem teórica e implicações práticas
2.2. Modelos do desenvolvimento de carreira – abordagem teórica e implicações práticas
2.3. Modelos da aprendizagem – abordagem teórica e implicações práticas
2.4. Modelos pós-modernos – abordagem teórica e implicações práticas
3. Impacto da variabilidade (e.g., etnia, género) no desenvolvimento e escolhas de carreira
4. O papel do psicólogo na promoção do desenvolvimento de carreira
4.1. Etapas, procedimentos e competências
4.1.1. Dificuldades no processo de tomada de decisão
4.2. Programas de intervenção
4.3 Contextos e ciclo de vida
Métodos de Avaliação
1. Assiduidade – o número de faltas não pode exceder os 30%
2. Avaliação continua (60%) - realização de 1 trabalho
3. Avaliação final (40%) - realização de um exame escrito
Para aprovação é necessário uma média final de 10 valores
Recursos Didácticos
1. computador, projector, diapositivos
2. acesso a bibliografia (e.g., artigos) que fundamenta os conteúdos programáticos
3. plataforma Moodle
4. outros materiais (e.g, instrumentos de avaliação)
Objetivos de Sustentabilidade
Educação de Qualidade (ODS4);
Igualdade de Género (ODS5);
Redução das Desigualdades (ODS10);
Trabalho Digno e Crescimento Económico (ODS8);
Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS16)
Palavras Chave
desenvolvimento de carreira; avaliação; intervenção; diversidade
Bibliografia Principal
Autor | Athanasou, J.A.; Perera, H.N. |
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Título | International handbook of career guidance |
Editora | Springer |
Ano | 2019 |
Autor | Brown, S.D.; Lent, R.W. |
Título | Career development and counseling: Putting theory |
Editora | John Wiley & Sons |
Ano | 2021 |
Autor | Niles, S.G.; Harris-Bowlsbey, J. |
Título | Career development interventions |
Editora | Pearson |
Ano | 2022 |