Cursos / 2º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Mestrado Em Gestão
NEGÓCIOS DIGITAIS - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7.5
Docentes
Regente: Prof. Doutor Joel Vaz
Assistentes: Prof. Doutor Joel Vaz
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta unidade curricular tem como objetivo geral transmitir os conceitos essenciais relativos ao marketing digital e Comércio Eletrónico e eMarketplaces, às suas formas e tipologias e a sua relação o crescimento das vendas digitais e a internacionalização, contemplando a comunicação e comercialização de bens e serviços.
Objectivos Específicos
1. Compreender a evolução e disrupções dos negócios digitais.
2. Promover o conhecimento sobre as estratégias aplicáveis aos negócios digitais, ao Comércio Eletrónico e a sua complementaridade com eMarketplaces, assim como o acompanhamento da sua implementação;
3. Dotar os alunos de conhecimentos e técnicas que lhes permitam definir estratégias de marketing digital em contexto de negócio.
Competências a adquirir
1. Desenvolver uma estratégia de marketing digital com base numa análise do meio envolvente, consumidor e benchmarking;
2. Elaborar uma estratégia de implementação em canal próprio de Comércio Eletrónico (i.e. loja online) e em eMarketplaces, contemplando as diversas ferramentas específicas que permitam atingir os públicos definidos.
Metodologia de Ensino
As aulas teórico-práticas consistirão na exposição de conceitos relativos ao Comércio Eletrónico, eMarketplaces, Redes Sociais e Marketing Digital com base na bibliografia da unidade curricular. Estes conteúdos serão ilustrados com casos práticos, incentivando a reflexão e a discussão / debate por parte dos alunos. As sessões OT consistirão na aplicação dos conteúdos lecionados nas aulas TP através da criação das primeiras etapas de uma loja online na plataforma Shopify.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução aos Negócios Digitais: Comércio Eletrónico, eMarketplaces e Redes Sociais.
2. Social Media Marketing
3. Search Engine Marketing
4. Google e Meta Ads
5. Email Marketing
6. Marketing Automation
7. Mobile, Design e User Experience
8. Web analytics
Métodos de Avaliação
A avaliação da unidade curricular será feita de uma forma contínua através do seguinte conjunto de elementos:
- Assiduidade e participação nas aulas;
- Trabalhos individuais realizados no decurso das aulas;
- Trabalho de grupo.
Recursos Didácticos
Serão utilizados os seguintes recursos didáticos:
- As exposições do docente e respetivas apresentações em formato digital.
- A bibliografia recomendada pelo docente.
- Computador com ligação à internet.
Objetivos de Sustentabilidade
Esta Unidade Curricular sustenta os objetivos previstos na Agenda 2030 (ODS) de forma direta e indireta:
• ODS1: Promover práticas de comércio justo em comunidades vulneráveis.
• ODS8: Garantir condições de trabalho dignas e crescimento económico sustentável.
• ODS9: Fomentar inovação com tecnologias sustentáveis via eCommerce.
• ODS12: Adotar práticas de consumo e produção que minimizem o impacto ambiental.
• ODS13: Reduzir a pegada de carbono do comércio eletrônico.
Palavras Chave
Negócios Digitais, Redes Sociais, eCommerce, eMarketplaces, Internacionalização Digital, Marketing Digital, comunicação online, estratégia digital, consumidor digital.
Bibliografia Principal
Autor | JONGEN, Wijnand |
---|---|
Título | The End of Online Shopping |
Edição | 1ª |
Local | Amesterdão |
Editora | World Scientific Publishing Company Pte. Limited |
Ano | 2018 |
Autor | FAUSTINO, Paulo |
Título | Marketing Digital na Prática |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Editora | Marcador |
Ano | 2019 |
Autor | GOUVEIA, Marco |
Título | Marketing Digital - O Guia Completo |
Edição | 1ª |
Local | Porto |
Editora | Ideias de Ler |
Ano | 2022 |
Bibliografia Complementar
Autor | DOMINGOS, Pedro |
---|---|
Título | A Revolução do Algoritmo Mestre |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Editora | Manuscrito Editora |
Ano | 2017 |
Autor | MARQUES, Vasco |
Título | Redes Sociais 360 |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Editora | Actual Editora |
Ano | 2020 |