Cursos / 2º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Mestrado Em Design Do Produto
CULTURA DO PROJECTO - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 7.5
Docentes
Regente: Prof. Doutora Raquel Antunes
Assistentes: Prof. Doutora Raquel Antunes
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A vivência do Homem em sociedade pressupõe um entendimento de um conjunto de pressupostos básicos criados, descobertos ou desenvolvidos por um grupo de pessoas, que neste âmbito resulta na cultura do design.
A cultura do projeto visa assim uma análise crítica ao processo de design afim de responder com soluções diferenciadoras no contexto de uma sociedade nos múltiplos desafios à escala global.
Objectivos Específicos
- Compreender os conceitos de design, de cultura e de cultura do projeto;
- Analisar estudos de caso que promovam a discussão, análise e crítica de práticas projetuais;
- Identificar problemas, analisar soluções e desenvolver a capacidade crítica ao nível da cultura do projeto;
- Compreender a importância da cultura e do design no contexto da sociedade.
Competências a adquirir
- Entender os conceitos de design e cultura articulados na cultura do projeto;
- Desenvolver a capacidade de investigação de forma a fundamentar a concretização de uma análise e de pesquisa;
- Dotar os estudantes de conhecimento de práticas de projetuais inseridas no contexto da cultura do projeto;
- Desenvolver práticas de design para a pesquisa, conceção, planeamento inseridos ao nível da cultura do projeto e na sociedade.
Metodologia de Ensino
Aulas teórico-práticas:
- Exposição e demonstração dos conteúdos através de recursos diversos;
- Análises comparativas e reflexivas, investigação e pesquisa com base em projetos vários;
- Experimentação e aplicação prática de conteúdos recorrendo a diferentes propostas.
Estudo Acompanhado/Orientação Tutorial:
- Acompanhamento dos trabalhos dos alunos.
Conteúdos Programáticos
CONTEXTO DO DESIGN E A CULTURA DO PROJETO
- O contexto do design e do projeto;
- O contexto da cultura;
- A cultura do projeto nos diferentes domínios (micro e macro).
ESTUDOS DE CASO DE CULTURA DO PROJETO
- Enquadramento do projeto: metodologia, multidisciplinaridade, objetivo e mercado;
- Características da cultura integradas no projeto, sociedade e projeto;
- Integração do design na sociedade e nos múltiplos desafios à escala global.
PRÁTICAS DE PROJETO
- Investigação, reflexão e aplicação dos conhecimentos de cultura no projeto;
- Integração do design na fórmula da inovação aumentando o poder de alcance na inovação na sociedade e nos múltiplos desafios à escala global;
- Práticas de projeto através de métodos desenvolvidos e orientados em sequências lógicas, dotadas de competências de âmbito técnico, de representação e no discurso de comunicação projetual.
Métodos de Avaliação
Avaliação de acordo com Regulamento Geral dos 2º Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Mestre na Universidade Lusíada. Os critérios de Avaliação Contínua incidem sobre:
- Investigação, reflexão, processo, sustentação teórica, aplicação dos conhecimentos e sua comunicação.
Propõe-se uma Avaliação Contínua com base em exercícios desenvolvidos ao longo do semestre e integrados num trabalho teórico-prático individual e a sua discussão oral.
Recursos Didácticos
Materiais: Livros, revistas, textos de apoio, artigos e pesquisas científicas, visionamento de
vídeos e websites em formato digital.
Sala de aula: projetor, quadro branco, marcadores e mesa de luz.
Internet: plataforma Microsoft Teams e plataforma Moodle.
Eventos no âmbito da investigação científica.
Objetivos de Sustentabilidade
FORTE
ODS 4 - Educação de qualidade
ODS 10 - Redução das desigualdades
ODS 12 - Consumo e produção responsáveis
MODERADO
ODS 3 - Saúde e bem-estar
ODS 8 - Trabalho digno e crescimento económico
ODS 9 - Indústria, inovação e infra-estruturas
ODS 13 - Ação climática
ODS 17 - Parcerias para os Objectivos
Palavras Chave
Cultura.
Sociedade.
Projeto.
Design. Teste
Bibliografia Principal
Autor | JULLIER, G. |
---|---|
Título | The Culture of Design |
Edição | 2ª ed. |
Local | Califórnia |
Editora | Sage Publications Ltd |
Ano | 2007 |
Autor | BONSIEPE, G |
Título | Design, Cultura e Sociedade |
Local | São Paulo |
Editora | Edgard Blucher Ltda. |
Ano | 2013 |
Autor | KNAUER, R. |
Título | Transformation: Basic Principles and Methodology |
Edição | 5ª ed. |
Local | USA |
Editora | Irwin/McGraw-Hill |
Ano | 2011 |
Bibliografia Complementar
Autor | BEST, K. |
---|---|
Título | Design Management: Managing Design Strategy, Proce |
Edição | 2ª ed. |
Local | Lausane |
Editora | AVA Publishing |
Ano | 2015 |
Autor | ULRICH, K. & EPPINGER, S |
Título | Product Design and Development |
Edição | 5ª ed. |
Local | NY |
Editora | McGraw-Hill Education |
Ano | 2011 |