Cursos / 2º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Mestrado Em Design Do Produto
DIRECÇÃO DE DESIGN - 2024/2025
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7.5
Docentes
Regente: Prof. Doutora Raquel Antunes
Assistentes: Prof. Doutora Raquel Antunes
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A gestão de design é uma atividade complexa e multifacetada quando inserida numa organização distinta pela sua estrutura, valores, recursos e cultura interna.
A direção do design conflui na identificação e criação de condições para que os projetos de design possam ser propostos, rentáveis, promovidos e implementados com um pensamento de design e foco na estratégia empresarial.
Objectivos Específicos
- Compreender o processo de gestão do design ao nível estratégico, tático e operacional;
- Analisar estudos de caso que promovam a discussão, análise e crítica de práticas de direção e gestão das atividades e recursos em processos integrados de design em contextos de elevada complexidade;
- Conhecer os princípios e saber desenhar estratégias e itinerários de processo (de design) para o lançamento de novos produtos no mercado.
Competências a adquirir
- Entender conhecimentos de gestão de processos integrados de design;
- Desenvolver a capacidade de Identificar procedimentos de direção e gestão das competências de uma equipa de multidisciplinar de design;
- Capacitar o desenvolvimento para identificar e definir oportunidades com potencial elevado de benchmarking.
- Dotar os estudantes de conhecimento de práticas de organização das ações e recursos para o lançamento de novos produtos no mercado.
Metodologia de Ensino
Aulas teórico-práticas:
- Exposição e demonstração dos conteúdos através de recursos diversos;
- Análises comparativas e reflexivas, investigação e pesquisa com base em projetos vários;
- Experimentação e aplicação prática de conteúdos recorrendo a diferentes propostas.
Estudo Acompanhado/Orientação Tutorial:
- Acompanhamento dos trabalhos dos alunos
Conteúdos Programáticos
GESTÃO DO DESIGN
- Design estratégico;
- Gestão do design;
- Casos práticos.
PROCESSO DE DESIGN INTEGRADO
- Conteúdo no processo de design integrado;
- Estratégia de comunicação;
- Mercado, público-alvo e utilizadores;
- Benchmarking e o itinerário de processo de design;
- Estudos de caso.
DIREÇÃO DO DESIGN
- Roteiro de campanha de comunicação;
- Processo de direção do design no lançamento de novos produtos
- Estratégia de lançamento de novos produtos
- Casos práticos de aplicação.
Conteúdos programáticos focados nas áreas individuais e de interesse de investigação em Design;
- Direção do design no processo de design e no lançamento de novos produtos no mercado:
1) Conhecer os mercados, os argumentos da concorrência (benchmarking) e as expetativas/desejos/aspirações dos utilizadores;
2) A capacidade de visionar o futuro e de detetar oportunidades;
3) A gestão das ações e dos recursos;
4) A capacidade para definir e gerir equipas de trabalho multidisciplinares, com vista à direção; implementação e ao êxito das ações, dando cumprimento aos objetivos de aprendizagem - desenhar itinerários de processos integrados de design adequados; estratégia de lançamento de novos produtos no mercado.
Design estratégico;
Gestão do design;
Roteiro/itinerário para processos de design integrados;
Estudos de caso de direção / gestão de design;
Oportunidades e processo de decisão no design.
Processo de direção do design no Lançamento de novos produtos.
Métodos de Avaliação
Avaliação de acordo com Regulamento Geral dos 2º Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Mestre na Universidade Lusíada. Os critérios de Avaliação Contínua incidem sobre:
- Investigação, reflexão, processo, sustentação teórica, aplicação dos conhecimentos e sua comunicação.
Propõe-se uma Avaliação Contínua com base em exercícios desenvolvidos ao longo do semestre e integrados num trabalho teórico-prático individual e a sua discussão oral.
Recursos Didácticos
Materiais: Livros, revistas, textos de apoio, artigos e pesquisas científicas, visionamento de
vídeos e websites em formato digital.
Sala de aula: projetor, quadro branco, marcadores e mesa de luz.
Internet: plataforma Microsoft Teams e plataforma Moodle.
Eventos no âmbito da investigação científica.
Objetivos de Sustentabilidade
FORTE
ODS 4 - Educação de qualidade
ODS 10 - Redução das desigualdades
ODS 12 - Consumo e produção responsáveis
MODERADO
ODS 3 - Saúde e bem-estar
ODS 8 - Trabalho digno e crescimento económico
ODS 9 - Indústria, inovação e infra-estruturas
ODS 13 - Ação climática
ODS 17 - Parcerias para os Objectivos
Palavras Chave
Gestão.
Estratégia.
Roteiro.
Design.
Lançamento.
Comunicação.
Bibliografia Principal
Autor | Best, K. |
---|---|
Título | Fundamentals of Design Management |
Local | Lausane |
Editora | AVA Publishing |
Ano | 2010 |
Autor | Martin, R. & Christensen, K. |
Título | Rotman on Design: The Best on Design Thinking from |
Local | Toronto |
Editora | University of Toronto Press |
Ano | 2013 |
Autor | Best, K. |
Título | Design Management: Managing Design Strategy, Proce |
Edição | 2ª ed. |
Local | Lausane |
Editora | AVA Publishing |
Ano | 2015 |
Bibliografia Complementar
Autor | Cooper, R.; Junginger, S.; Lockwood, T.; Buchanan, |
---|---|
Título | The Handbook of Design Management |
Autor | Cross, N. |
Título | Design thinking: understanding how designers think |
Edição | 2ª ed. |
Local | Oxford |
Editora | Berg Publishers |
Ano | 2019 |