Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica

English Version

AVALIAÇÃO CLÍNICA DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES - 2021/2022

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 7

Docentes

Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Prática Laboratorial : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

- Explorar as principais técnicas e instrumentos de avaliação clínica de crianças e adolescentes;
- Refletir sobre os princípios que norteiam o desenho de um plano de avaliação psicológica no âmbito da intervenção clínica com crianças e adolescentes;
- Refletir sobre os princípios que norteiam a comunicação dos resultados da avaliação clínica de crianças e adolescentes.

Objectivos Específicos

- Enquadrar a avaliação clínica no contexto da intervenção clínica com crianças e adolescentes;
- Analisar as principais técnicas e instrumentos de avaliação clínica de crianças e adolescentes;
- Analisar os princípios em que se alicerça o desenho de um plano de avaliação clínica,
- Discutir os princípios que norteiam a comunicação dos resultados da avaliação clínica de crianças e adolescentes.

Competências a adquirir

É esperado que os estudantes adquiram competências que lhes permitam:
- enquadrar a avaliação clínica no contexto da intervenção clínica com crianças e adolescentes;
- conhecer as principais técnicas e instrumentos de avaliação clínica utilizados com crianças e adolescentes;
- administrar, cotar e interpretar os resultados dos principais instrumentos de avaliação clínica com crianças e adolescentes;
- elaborar planos de avaliação clínica;
- integrar e comunicar os resultados da avaliação.

Metodologia de Ensino

- Exposição participada dos conteúdos,
- Análise e discussão de casos clínicos,
- Role-playing, para ilustrar competências específicas a mobilizar no contexto da avaliação clínica com crianças e adolescentes;
- Treino de cotação e interpretação dos procedimentos requeridos por cada um dos instrumentos de avaliação psicológica explorado.

Conteúdos Programáticos

1. A avaliação psicológica de crianças e adolescentes em contexto clínico:
1.1. Modelos teórico-concetuais da Psicologia do Desenvolvimento e as suas implicações para a avaliação psicológica de crianças e adolescentes.

2. Estratégias formais e informais na avaliação clínica de crianças e adolescentes:
2.1. Entrevista clínica;
2.2. Observação clínica;
2.3. Instrumentos de avaliação do ajustamento socioemocional:
2.3.1. Sistema de Avaliação Baseado em Evidência Empírica (ASEBA)
- Child Behavior Checklist for Ages 1 1/2- 5 (CBCL 1 1/2-5) (Achenbach et al., 2014),
- Caregiver-Teacher Report Form for Ages 1 1/2-5 (CTRF) (Achenbach & Rescorla, 2001; Achenbach et al., 2014),
- Child Behavior Checklist for ages 6-18 (CBCL 6-18) (Achenbach et al., 2014),
- Teacher Report Form (TRF) (Achenbach et al. 2014),
- Youth Self-Report (YSR) (Achenbach et al., 2014),
- Semistructured Clinical Interview for Children & Adolescents (SCICA) (McConaughy & Achenbach, 2001).
2.3.2. Roberts-2 (Roberts & Gruber, 2005);
2.3.3. Instrumentos de avaliação da ansiedade e da depressão;
2.3.4. Instrumentos de avaliação dos problemas de comportamento, de regulação da atenção e hiperatividade.
2.4. Instrumentos de avaliação do funcionamento cognitivo:
2.4.1. Escala de Inteligência de Wechsler para crianças - 3ª edição (WISC-III) (Wechsler, 2003);

3. Comunicação de dados recolhidos no processo de avaliação (comunicação oral e sistematização dos resultados num relatório de síntese do processo de avaliação clínica).

Métodos de Avaliação

De acordo com RGACC., a avaliação integra 2 modalidades: contínua e final.
A avaliação contínua, que é obrigatória para a aprovação na Unidade Curricular, requer:
- a frequência de 70% das aulas,
- a elaboração de um relatório de avaliação clínica, com base num caso clínico fornecido pela docente.
A avaliação final consiste num exame que incide sobre os conteúdos programáticos explorados durante o semestre
Ponderação: Avaliação contínua - 60%; Avaliação final - 40%

Recursos Didácticos

Computador, projetor, livros e artigos científicos, materiais associados aos instrumentos de avaliação psicológica explorados nas aulas

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

avaliação clínica, observação clínica, entrevista clínica, instrumentos de avaliação clínica de crianças e adolescentes

Bibliografia Principal

Autor Carr, A.
Título Manual de Psicologia Clínica da criança e do adole
Edição
Local Braga
Editora Psiquilíbrios Edições
Ano 2014
Autor Sattler, J.
Título Assessment of Children
Edição 3rd edition
Local San Diego
Editora Jerome M. Sattler, Publisher
Ano 1992
Autor Almeida, L., Machado, C., Simões, M., & Gonçalves,
Título Avaliação Psicológica: instrumentos validados para
Edição
Local Coimbra
Editora Quarteto Editora
Ano 2008

Bibliografia Complementar

Autor Wechsler, D.
Título Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças ?
Autor Roberts, G., & Gruber, C.
Título Roberts-2 [Manual]