Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Da Educação
ESTÁGIO COM SUPERVISÃO - 2021/2022
2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 30
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Joana Cruz
Carga Horária
Orientação Tutorial : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
A disciplina de estágio com supervisão tem por finalidade possibilitar o estudo e a reflexão sobre os principais desafios colocados no confronto com o mercado de trabalho.
Objectivos Específicos
1) Desenvolver competências de avaliação e intervenção em contexto educativo
2)Analisar criticamente as áreas de ação do Psicólogo Educacional
Competências a adquirir
1)Analisar o objeto de estudo da Psicologia da Educação.
2)Identificar e aplicar as generalidades e especificidades da conuslta psicológica educacional.
3)Desenvolver a aplicar competências de avaliação e intervenção, no que se refere ao processo de ensino/aprendizagem, considerando os seus múltiplos intervenientes e contextos.
Metodologia de Ensino
Aulas expositivas.
Exercícios práticos.
Utilização instrumentos de avaliação psicológica em contexto educacional.
Elaboraçãode trabalhos práticos e apresentações orais.
Estudos de caso.
Visitas de estudo.
Conteúdos Programáticos
1.Psicologia educacional: âmbito, perspetivas e modelos de intervenção em função contetxo de estágio
2.O psicólogo educacional e as suas atribuições
3.O psicólogo educacional em contexto escolar
4.O psicólogo educacional em contexto familiar
5.O psicólogo educacional na comunidade
6. Elaboração e avaliação de projetos
Métodos de Avaliação
a)Assiduidade;
b)Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula;
c)Intervenções orais;
d)Trabalhos individuais e/ou em trabalhos de grupo.
Recursos Didácticos
Biblioteca.
Sala de Aula.
Supervisão Pedagógica.
Suporte Teórico e Bibliográfico.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Educação.
Psicologia.
Aluno.
Processo Ensino/Aprendizagem.
Bibliografia Principal
Autor | ALEXANDER, Patricia & WINNE, Philip (Eds) |
---|---|
Título | Handbook of educational psychology |
Local | Mahwah, N.J. |
Editora | Lawrence Erlbaum Associates |
Ano | 2006 |
Autor | Mendes, Sofia |
Título | A prática profissional da psicologia escolar |
Edição | 1ª ed. |
Local | Lisboa |
Editora | OPP |
Ano | 2019 |
Autor | DAMON, William & LERNER, Richard |
Título | Handbook of child psychology,vol 1, 2, 3 e 4 |
Edição | 6.ª ed. |
Local | New Jersey |
Editora | John Wiley & Sons |
Ano | 2006 |
Bibliografia Complementar
Autor | MIRANDA, Guilhermina & BAHIA, Sara (Org.) |
---|---|
Título | Psicologia da Educação - Temas de Desenvolvimento, |
Autor | LOPES, João |
Título | Comportamento, aprendizagem e ?ensinagem? na ordem |