Cursos / 2º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Mestrado Em Gestão
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - 2021/2022
1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7.5
Docentes
Regente: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 1 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Promover nos estudantes conhecimentos e competências que lhes permitam explicar as atividades assumidas pelos indivíduos, grupos e organizações. Pretende-se que os estudantes se apropriem dos modelos, teorias e conceitos que favoreçam uma compreensão dos comportamentos que ocorrem no contexto das Organizações, bem como o impacto que os comportamentos exercem nas próprias Organizações.
Objectivos Específicos
Descrever e Relacionar:
a) as principais bases disciplinares do CO, bem como o seu objeto de estudo; b) a relação entre Motivação, Satisfação e Desempenho; c) as abordagens da Liderança e sua relação com a promoção de Criatividade; d) a Mudança, a Aprendizagem e a Saúde no Trabalho.
Competências a adquirir
Visa-se que os estudantes desenvolvam um conhecimento de algumas dimensões que interferem na dinâmica e nos resultados da Organização, bem como no bem-estar do homem no trabalho. Desta forma visa-se a promoção de competências de diagnóstico e de intervenção organizacional em articulação com outros atores presentes no contexto das Organizações.
Metodologia de Ensino
Esta UC irá privilegiar as metodologias ativas, onde o estudante assume um papel central no processo de ensino/aprendizagem. O recurso a roleplaying, a estudos de caso e a trabalhos em pequenos grupos será privilegiado nesta unidade curricular.
Conteúdos Programáticos
1. Noções e Fundamentos de Comunicação Organizacional
2. A Cultura Organizacional
3. Comportamento dentro das Organizações
3.1. O Marketing Interno
3.2. O Comportamento e Diferenças Individuais
3.3. A Motivação e suas Teorias
3.4. Influência Interpessoal e Coletiva
3.5. Conflito e Negociação
3.6. Liderança
3.7. As Relações Públicas como Gestora da Comunicação Organizacional
Comportamento para o Exterior
O Endomarketing
A Responsabilidade Social
O Marketing Associado a Causas
Métodos de Avaliação
Os estudantes serão avaliados através da realização de um trabalho que comporta componente empírica.
Recursos Didácticos
Audiovisuais: computador, projetor e quadro.
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Organização, motivação, liderança, comunicação, mudança organizacional, riscos psicossociais, ética e cidadania organizacional.
Bibliografia Principal
Autor | REES, G. & SMITH, P. |
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Título | Strategic Human Resource Management |
Edição | First |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2017 |
Autor | NAHAVANDI, DENHARDT & ARISTIGUETA |
Título | Organizational Behavior |
Local | London |
Editora | Sage |
Ano | 2018 |
Autor | PINA E CUNHA, M., REGO, A., CAMPOS E CUNHA, R. |
Título | Manual de comportamento organizacional e gestão |
Local | Lisboa |
Ano | 2020 |
Bibliografia Complementar
Autor | TORRES-OLIVEIRA, I. |
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Título | Mudanças organizacionais, saúde e bem-estar na ban |
Autor | Rowe, W & Guerrero, L. |
Título | Cases in Leadership |