Cursos / 2º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: Mestrado Em Gestão

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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - 2021/2022

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7.50

Docentes

Regente: Prof. Doutor Jorge Figueiredo
Assistentes: Prof. Doutor Jorge Figueiredo

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 1 Horas

Objectivos Gerais

Promover nos estudantes conhecimentos e competências que lhes permitam explicar as atividades assumidas pelos indivíduos, grupos e organizações. Pretende-se que os estudantes se apropriem dos modelos, teorias e conceitos que favoreçam uma compreensão dos comportamentos que ocorrem no contexto das Organizações, bem como o impacto que os comportamentos exercem nas próprias Organizações.

Objectivos Específicos

Descrever e Relacionar:
a) as principais bases disciplinares do CO, bem como o seu objeto de estudo; b) a relação entre Motivação, Satisfação e Desempenho; c) as abordagens da Liderança e sua relação com a promoção de Criatividade; d) a Mudança, a Aprendizagem e a Saúde no Trabalho.

Competências a adquirir

Visa-se que os estudantes desenvolvam um conhecimento de algumas dimensões que interferem na dinâmica e nos resultados da Organização, bem como no bem-estar do homem no trabalho. Desta forma visa-se a promoção de competências de diagnóstico e de intervenção organizacional em articulação com outros atores presentes no contexto das Organizações.

Metodologia de Ensino

Esta UC irá privilegiar as metodologias ativas, onde o estudante assume um papel central no processo de ensino/aprendizagem. O recurso a roleplaying, a estudos de caso e a trabalhos em pequenos grupos será privilegiado nesta unidade curricular.

Conteúdos Programáticos

1. Noções e Fundamentos de Comunicação Organizacional
2. A Cultura Organizacional
3. Comportamento dentro das Organizações
3.1. O Marketing Interno
3.2. O Comportamento e Diferenças Individuais
3.3. A Motivação e suas Teorias
3.4. Influência Interpessoal e Coletiva
3.5. Conflito e Negociação
3.6. Liderança
3.7. As Relações Públicas como Gestora da Comunicação Organizacional
Comportamento para o Exterior
O Endomarketing
A Responsabilidade Social
O Marketing Associado a Causas

Métodos de Avaliação

Os estudantes serão avaliados através da realização de um trabalho que comporta componente empírica.

Recursos Didácticos

Audiovisuais: computador, projetor e quadro.

Palavras Chave

Organização, motivação, liderança, comunicação, mudança organizacional, riscos psicossociais, ética e cidadania organizacional.

Bibliografia Principal

Autor REES, G. & SMITH, P.
Título Strategic Human Resource Management
Edição First
Local London
Editora Sage
Ano 2017
Autor NAHAVANDI, DENHARDT & ARISTIGUETA
Título Organizational Behavior
Local London
Editora Sage
Ano 2018
Autor PINA E CUNHA, M., REGO, A., CAMPOS E CUNHA, R.
Título Manual de comportamento organizacional e gestão
Local Lisboa
Ano 2020

Bibliografia Complementar

Autor TORRES-OLIVEIRA, I.
Título Mudanças organizacionais, saúde e bem-estar na ban
Autor Rowe, W & Guerrero, L.
Título Cases in Leadership