Cursos / 2º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Mestrado Em Design Do Produto

English Version

DIRECÇÃO DE DESIGN - 2021/2022

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 7.50

Docentes

Regente: Prof. Doutora Raquel Antunes
Assistentes: Prof. Doutora Raquel Antunes

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

A gestão de design é uma atividade complexa e multifacetada quando inserida numa organização distinta pela sua estrutura, valores, recursos e cultura interna. A direção do design conflui na identificação e criação de condições para que os projetos de design possam ser propostos, rentáveis, promovidos e implementados com um pensamento de design e foco na estratégia empresarial.

Objectivos Específicos

- Sensibilizar os estudantes para uma atitude de direção / gestão das atividades e recursos em processos integrados de design em contextos de elevada complexidade;
- Conhecer os princípios e saber desenhar estratégias e itinerários de processo (de design) para o lançamento de novos produtos no mercado.

Competências a adquirir

- Fomentar conhecimentos de direção/gestão de processos integrados de design;
- Identificar procedimentos de direção/gestão das competências de uma equipa de multidisciplinar de design;
- Organizar as ações e recursos;
- Explorar, identificar e definir oportunidades com potencial elevado Benchmarking.

Metodologia de Ensino

Aulas teórico-práticas:
- Exposição e demonstração dos conteúdos através de recursos diversos;
- Análises comparativas e reflexivas, investigação e pesquisa com base em projetos vários;
- Experimentação e aplicação prática de conteúdos recorrendo a diferentes propostas;
Estudo Acompanhado/Orientação Tutorial dos trabalhos dos alunos.

Conteúdos Programáticos

- Design estratégico;
- Gestão do design;
- Roteiro/itinerário de processos de design integrados;
- Casos de estudo de direção / gestão de design;
- Oportunidades e processo de decisão no design.
- Processo de direção do design no lançamento de novos produtos

Conteúdos programáticos focados nas áreas, individuais, de interesse de investigação em Design;
- Direção do design no processo de design e no lançamento de novos produtos no mercado:
1) Conhecer os mercados, os argumentos da concorrência (benchmarking) e as expetativas/desejos/aspirações dos utilizadores;
2) A capacidade de visionar o futuro e de detetar oportunidades;
3) A gestão das ações e dos recursos;
4) A capacidade para definir e gerir equipas de trabalho multidisciplinares, com vista à direção; implementação e ao êxito das ações, dando cumprimento aos objetivos de aprendizagem - desenhar itinerários de processos integrados de design adequados; estratégia de lançamento de novos produtos no mercado.

Métodos de Avaliação

Avaliação de acordo com Regulamento Geral dos 2º Ciclos de Estudo Conducentes ao Grau de Mestre na Universidade Lusíada. Os critérios de Avaliação Contínua incidem sobre:
- Investigação, reflexão, processo, sustentação teórica, aplicação dos conhecimentos e sua comunicação.
Propõe-se uma Avaliação Contínua com base em exercícios desenvolvidos ao longo do semestre e integrados num trabalho teórico-prático individual e a sua discussão oral.

Recursos Didácticos

Bibliografia de apoio (monografias, artigos, entrevistas, sites, textos complementares, entre outros).
Meios de projeção de imagem e material audiovisual.
Filmes, colóquios, exposições e/ou aulas abertas.
Moodle e Microsoft Teams.

Palavras Chave

Gestão do design.
Design integrado.
Roteiro de design.
Lançamento produtos.

Bibliografia Principal

Autor Best, K.
Título Fundamentals of Design Management
Local Lausane
Editora AVA Publishing
Ano 2010
Autor Martin, R. & Christensen, K.
Título Rotman on Design: The Best on Design Thinking from
Local Toronto
Editora University of Toronto Press
Ano 2013
Autor Best, K.
Título Design Management: Managing Design Strategy, Proce
Local Lausane
Editora AVA Publishing
Ano 2006

Bibliografia Complementar

Autor Cooper, R.; Junginger, S.; Lockwood, T.; Buchanan,
Título The Handbook of Design Management
Autor Cross, N.
Título Design thinking: understanding how designers think