Cursos / MBA / FCEE :: MASTER EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DO 3º SECTOR

COORDENAÇÃO

Dr. João Lobão

 

OBJECTIVOS

A importância crescente das organizações ligadas à economia social, cooperativas, instituições particulares de solidariedade social e outras entidades não-governamentais, recomenda que as Organizações do Terceiro Sector ambicionem cada vez mais uma gestão de excelência, servida de profissionais qualificados que reúnam as capacidades e competências específicas à gestão estratégica e quotidiana deste tipo de entidades.
O MASTER em Gestão de Organizações do Terceiro Sector da ULP foi um curso desenvolvido com o objectivo de suprir uma “falha de mercado”, sendo diferenciador pelo facto de procurar dar uma visão holística desta problemática, complementando o tradicional saber teórico/académico de um incontornável enfoque pragmático, procurando, para o efeito, rodear-se dos parceiros que melhor consigam ajudar a emprestar esses ensinamentos aos estudantes/profissionais, contribuindo, deste modo, para a formação de mais e melhores dirigentes ou futuros dirigentes de misericórdias, associações, mutualidades, cooperativas e fundações.

 

DESTINATÁRIOS

Este MASTER dirige-se a actuais ou futuros quadros técnicos, consultores, voluntários ou dirigentes do Terceiro Sector, estando aberto a pessoas com formação de base em Economia ou Gestão, mas também noutras áreas de relevo, nomeadamente Serviço Social, Educação Social, Pedagogia Social, Sociologia e Psicologia. Podem ainda ser admitidos à inscrição no curso não licenciados, desde que detentores de um currículo profissional de reconhecido mérito que atestem capacidades e competências suficientes para a realização do curso.

 

PLANO CURRICULAR

Quadro Económico e Regulamentar do Terceiro Sector 10 H | 2 ECTS
Doutor Fausto Ferreira

Gestão de RH e Voluntariado 15 H | 3 ECTS
Dra. Flora Moura e Dra. Susana Branco

Organização e Estratégia no Terceiro Sector 15 H | 3 ECTS
Dr. João Lobão

Gestão da Qualidade no Terceiro Sector 15 H | 3 ECTS
Dra. Sandra Silva

Gestão Financeira para o Terceiro Sector 10 H | 2 ECTS
Dr. Paulo Gonçalves

Financiamento – Fundraising 10 H | 2 ECTS
Dra. Maria Carmo Moreira

Elaboração e Avaliação Projectos Sociais 10 H | 2 ECTS
Mestre Fernando Cardoso

Controlo de Gestão para o Terceiro Sector 10 H | 2 ECTS
Mestre Teixeira Pinto

Marketing Social 15 H | 3 ECTS
Dra. Susana Branco

Empreendedorismo e Inovação Social 10 H | 2 ECTS
Mestre Paulo Vieira de Castro

Seminário 10 H | 2 ECTS
Vários

Total 130 H | 26 ECTS

 

CURRICULUM DOS DOCENTES

Dr. João Lobão
• Licenciado em Economia
• Autor de instrumentos de diagnóstico específicos para o Terceiro Sector
• Consultor da União das Misericórdias Portuguesas
• Consultor de instituições do Terceiro Sector
• Consultor da AEP para o 3º Sector
• CNB - Consultor Nacional de Benchmarking (certificado pelo IAPMEI)
• Formador da AEP

Dra. Susana Branco
• Licenciada em Investigação Social Aplicada
• Coordenadora do Gabinete de Acção social da União das Misericórdias Portuguesas
• Coordenadora do Gabinete de Cooperação Estratégica e Acção Social da Fundação António Silva Leal (FASL)
• Directora Técnica da Unidade de Emergência/CAT Casa da Luz
• Directora Técnica do Lar de Idosos Rainha Santa
• Coordenadora da Equipa Técnica da Área das Crianças e Jovens em Perigo da FASL

Prof. Doutor Fausto Ferreira
• Doutorado em Ciência Política e Administração
• Diploma de Estudos Avançados em Ciência Política e Administração
• Licenciado em Direito
• Dirigente de IPSS de utilidade pública do conselho do porto
• Responsável pela organização de encontros internacionais na temática

Dra. Flora Moura
• Doutoranda em Gestão de Recursos Humanos
• Licenciada em Gestão de Recursos Humanos
• Assessora do Conselho de Administração da Administração Regional de Saúde
• Directora de Serviços no Hospital de S. João
• Gestora no INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica
• Gestora do Projecto SINAS - Entidade Reguladora da Saúde
• Docente da Universidade Lusíada

Dra. Maria Carmo Moreira
• MBA em Gestão de Operações Comerciais
• Licenciada em Administração e Gestão de Empresas
• Ex-Directora de Marketing da Fundação de Serralves
• Docente do ensino superior

Mestre Fernando Teixeira Pinto
• Mestre em Contabilidade e Auditoria
• Licenciado em Economia
• Consultor da União das Misericórdias Portuguesas
• Consultor de empresas
• Docente do ensino superior
• Formador da AEP
• ROC

Mestre Fernando Cardoso
• Licenciado em Economia
• Mestre em Finanças
• Doutorando em Economia
• Docente da Universidade Lusíada

Dr. Paulo Gonçalves
• Licenciado em Economia
• Consultor e Formador de instituições do 3º Sector
• Consultor e Formador da AEP no âmbito do Programa Q3

Dra. Sandra Silva
• Licenciada em Gestão de Empresas
• Pós-graduada em Sistemas Integrados de Gestão da Qualidade
• Consultora da União das Misericórdias Portuguesas
• Consultora de Programas de Gestão para 3ºSector
• Consultora de IPSS

 

TOTAL DE CRÉDITOS (ECTS)

26 créditos

 

INÍCIO

O curso terá início em Outubro de 2011

 

DURAÇÃO

O curso terá a duração de 130 horas.

 

INSCRIÇÃO EM UNIDADES CURRICULARES AVULSAS

Os interessados em frequentar unidades curriculares específicas, que não pretendam frequentar o Master, poderão fazê-lo de uma forma modular, bastando inscrever-se para o efeito.

 

AVALIAÇÃO

A Avaliação em cada uma das unidades curriculares realiza-se em duas componentes: avaliação contínua e exame final escrito.

 

TITULAÇÃO

No final do curso serão atribuídos:
 Um certificado de frequência aos participantes que frequentarem o MASTER e não tiverem realizado, com aproveitamento, toda a avaliação prevista;
 Um diploma de pós-graduação aos participantes que frequentarem o MASTER e tiverem realizado, com aproveitamento, toda a avaliação prevista;
 As unidades curriculares realizadas com aproveitamento serão acreditadas conforme programa para frequência de Mestrado.

 

HORÁRIO

Sextas-feiras das 18h30m às 22h30m e aos sábados das 09h00 às 13h00.

 

SEMINÁRIO FACULTATIVO A REALIZAR EM BRUXELAS

Objectivos: Esta é uma formação complementar e opcional, adquirida separadamente, que permitirá aos participantes conhecerem e identificarem as principais fontes de financiamento intracomunitárias. Deverão ainda, no final da formação, conhecer os procedimentos básicos para a elaboração, submissão e negociação de uma candidatura comunitária.
Conteúdos: Programas intracomunitários e seu funcionamento | Organismos de Gestão de Financiamento da Comissão Europeia | Identificação de Programas de Financiamento | Conhecimento das principais técnicas e Boas Práticas | Formalização de parcerias.
Duração: 3 noites | 2 dias (das 09h00 às 17h30)

 

OBS. O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.

 

 

 

 

INFORMAÇÕES

Pedido de informações
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 47
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Endereço Postal
Universidade Lusíada Porto
Instituto Lusíada de Pós-Graduações
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
Portugal

Localização
Edifício X

 

Última actualização: 2021-11-30 12:28