Cursos / Pós-Graduação / FCEE :: PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING FARMACÊUTICO

APRESENTAÇÃO

A Investigação Científica e o Marketing constituem os pilares da Indústria Farmacêutica, sendo que a Pós-Graduação em Marketing Farmacêutico da Universidade Lusíada (UL) permite dominar este último. Numa época em que surgem novos constrangimentos, possibilidades e caminhos para quem prescreve, paga e consome os medicamentos, perceber a decorrente alteração nos comportamentos de prescrição e consumo, determina o mais completo domínio dos modernos conceitos e instrumentos de marketing farmacêutico. É disto que trata esta pós-graduação, um curso ministrado por profissionais altamente reconhecidos no universo das empresas farmacêuticas e seus stakeholders, quer pela sua ampla experiência no sector, quer pelo conhecimento privilegiado que detêm da actual indústria farmacêutica.

 

COORDENAÇÃO

Mestre Dário Félix Rodrigues
Dr. Luís Pires Fatela

 

OBJECTIVOS

A Pós-Graduação em Marketing Farmacêutico da UL cumpre os seguintes objectivos: observar múltiplas fontes de informação e a respectiva pertinência na óptica de marketing; compreender qual o impacte das novas tecnologias de processamento e transmissão de dados na indústria e no mercado farmacêutico; entender como os “pacientes” estão a tornar-se impacientes; perceber como comunicar interna e externamente para conquistar os colaboradores, os media e a opinião pública; analisar novos rumos no mercado e novas oportunidades de lançamento de novos medicamentos e até de novos empreendimentos; suscitar confiança nos benefícios dos produtos, partindo daquilo que prescritores e consumidores valorizam nos serviços prestados; examinar princípios éticos fundamentais e garantir o enquadramento legal das actividades de marketing.

 

DESTINATÁRIOS

A Pós-graduação em Marketing Farmacêutico destina-se a titulares de licenciatura, sobretudo nas áreas de Gestão, Marketing e Ciências da Saúde, que desejem reunir uma sólida base de conhecimentos visando a sua entrada neste atraente sector, ou profissionais qualificados que desejem progredir na sua carreira.

 

PLANO DE CURSO

1º semestre

Marketing & E-Business Farmacêutico 20 h - 4 ECTS
Mestre Dário Félix Rodrigues

Gestão de Produto 15 h - 3 ECTS
Dr. Luis Pires Fatela

Comunicação Institucional e Media Training 15 h - 3 ECTS
Dra. Dina Matos Ferreira

Avaliação Económica dos Medicamentos 15 h - 3 ECTS
Mestre Helena Estrela da Silva

2º semestre

Gestão de Equipas de Informação Médica 20 h - 4 ECTS
Mestre Dário Félix Rodrigues

Gestão de Unidades de Negócio 15 h - 3 ECTS
Dr. Luís Pires Fatela

Legislação e Regulamentação Farmacêutica 15 h - 3 ECTS
Mestre Pedro Caridade de Freitas

TOTAL 115 h - 23 ECTS

 

REGIME DE AVALIAÇÃO

Os alunos devem, em cada unidade curricular, sujeitar-se ao seguinte regime de avaliação:

1º Avaliação contínua e exame final escrito.
2º No âmbito da avaliação contínua são de considerar, entre outros, os seguintes elementos:
a) Assiduidade às aulas – presença em pelo menos 70% de cada categoria de aulas previstas;
b) Participação em iniciativas e trabalhos desenvolvidos em aula;
c) Intervenções orais;
d) Elaboração e apresentação de trabalhos individuais ou de grupo sobre temas sugeridos ou aprovados pela docência.
3º O exame final escrito realiza-se imediatamente após a conclusão da parte lectiva da correspondente unidade curricular, prevendo-se uma única época para a sua realização.
4º A classificação de cada unidade curricular corresponde à média ponderada das classificações atribuídas relativamente à avaliação contínua e à prova de exame final escrito, valendo aquela 60% e esta 40%.
5º Todas as classificações são expressas na escala de 0 a 20 valores.
6º Consideram-se aprovados em cada unidade curricular os alunos que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores.

 

CORPO DOCENTE

Mestre Dário Félix Rodrigues
Licenciado em Marketing e Consumo.pelo IPAM e pela ESGS. Mestre em Gestão e pós-graduado em E-Business e Sistemas de Informação pela Universidade Lusíada. Especialista em Marketing pelo Instituto Superior Politécnico. Fez carreira na Indústria Farmacêutica, tendo sido responsável pela comunicação institucional da subsidiária portuguesa da multinacional alemã Schering AG, actualmente integrada na Bayer AG. Empresário e autor de vários livros nas áreas de Gestão e de Marketing. Professor convidado no ensino superior e investigador nas áreas de marketing e e-business.

Mestre Helena Estrela da Silva
Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Internacional. Licenciada em Geologia Económica e Aplicada pela Faculdade de Ciências de Lisboa. Pós-graduada em Avaliação Económica dos Medicamentos, pelo ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. MBA com especialização em Finanças pela Escola de Pós-Graduação de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa. Mestre em Farmacoeconomia na Universidade Católica Portuguesa.

Mestre Pedro Caridade de Freitas
Doutorando e Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Assistente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Director de Assuntos Jurídicos da APIFARMA. Membro do Comité Económico-social – Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), da Comissão Técnica Especializada de Saúde, do Grupo de Trabalho – WTO – World Trade Organization – da EFPIA – Federação Europeia da Indústria Farmacêutica. Membro Suplente da Comissão Nacional de Publicidade dos Medicamentos – Infarmed.

Dra. Dina Matos Ferreira
Doutoranda em Ciência Politica, Pós-Graduada em Ciências da Informação pela Universidade Católica Portuguesa. Master em Comunicação e Imagem pela Universidade Complutense de Madrid, Licenciada em Direito. Foi Jornalista, Adjunta do Subsecretário de Estado da Presidência do Conselho-geral de Ministros e Directora de Comunicação da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica – APIFARMA. Prémio Alexis de Tocqueville para o Melhor Aluno de Doutoramento 2010, em Ciência Política. Especialista em Comunicação Política, Jornalismo e Opinião Pública.

Dr. Luís Pires Fatela
Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISLA (Instituto Superior de Línguas e Administração); Business Unit Manager na área do Sistema Nervoso Central (SNC) da AstraZeneca. Formação em Comunicação, Gestão da Mudança e Value Based Management pela Universidade Católica Portuguesa e credenciação internacional multidisciplinar pela Pharma Marketing Academy.

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Pós-laboral: Sábados (das 09.00h ás 13.00h e das 14.00 às 18.00h).

 

 

 

INFORMAÇÕES

Pedido de informações
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>

Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 47
T. +351 22 557 08 69
F. +351 22 557 08 97
e-mail: posgrad@por.ulusiada.pt

Endereço Postal
Universidade Lusíada Porto
Instituto Lusíada de Pós-Graduações
Rua Dr. Lopo de Carvalho
4369-006 Porto
Portugal

Localização
Edifício X

 

Última actualização: 2021-11-30 12:28