Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Arquitectura ( Mestrado Integrado)

English Version

INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE - 2025/2026

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 2

Docentes

Regente: Prof. Doutora Maria da Assunção Lemos
Assistentes: Prof. Doutora Maria da Assunção Lemos

Carga Horária

Teórica : 2 Horas

Língua de Ensino

Português.

Objectivos Gerais

- Saber ler, interpretar e inserir no tempo / espaço os objectos artísticos.
- Desenvolver competências para relacionar conceitos e metodologias para o estudo e a investigação.
- Compreender a importância da História da Arte numa licenciatura/mestrado em Arquitectura.

Objectivos Específicos

- Apetrechar o aluno com vocabulário, conceitos e todo um conjunto de ferramentas operatórias que o insira no objecto, métodos e finalidades da História da Arte.
- Promover o contacto directo com alguns objectos artísticos próximos e mais afastados.
- Dentro das múltiplas possibilidades da prática artística, privilegiar-se-á a Arquitectura e as Artes Plásticas, como objecto artístico a analisar.

Competências a adquirir

- Identificar e analisar um objecto artístico.
- Saber fazer uma ficha de leitura, uma recensão crítica, escrever um artigo e / ou um pequeno trabalho teórico para esta ou outra unidade curricular.
- Ser capaz de discernir e aplicar os seguintes conceitos: Arte, Artista, Objecto Artístico, História de Arte, Moderno, Clássico, Contemporâneo, Pós-moderno. Moderno e Pós-moderno em Arquitectura.

Metodologia de Ensino

- As aulas serão coloquiais, utilizando a exploração de bibliografia e dos exemplos escolhidos para análise. Abertas ao debate e à apresentação e defesa de trabalhos (individual e de grupo), quando devidamente orientados. Sempre que possível, complementar-se-ão com visitas de estudo, conferências e outras actividades pertinentes exteriores à aula.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução à História da Arte: Para quê e porquê.
2. Contextos e conceitos.
2.1 A História da Arte como ciência e os seus métodos.
2.2 A invenção da Arte: um conceito que se transforma com os tempos e os lugares. A especificidade da Arquitectura e das Artes Plásticas.
2.3 Da (in)comodidade das definições: Moderno, Contemporâneo, Pós-moderno. Clássico.
3. O chamado movimento Moderno em Arquitectura. As três figuras incontornáveis do movimento Moderno (F. L. Wright, W. Gropius, Le Corbusier).
4. A persistência do Clássico a par e no movimento Moderno em Arquitectura. Exploração de casos.
5. A Arquitectura Moderna como dogma, as novas utopias, a revisão crítica do Moderno e o Pós-moderno em Arquitectura. Exploração de casos.
6. A importância da História da Arte como elo fundamental no fazer artístico.

Métodos de Avaliação

- Dois testes escritos com consultas.
- Recensão crítica. Artigo.
- Assiduidade e participação activa em tarefas dentro e fora da sala de aula (tutorias, conferências, visitas de estudo, etc.).

Recursos Didácticos

- Desde os métodos tradicionais de projecção até aos mais modernos.
- Filmes, colóquios, exposições (dentro da universidade ou exterior, mas acessíveis em museus, galerias, fundações e feiras, etc.) e visitas de estudo (na região, em Portugal e no estrangeiro).

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

História
Arte
Conceitos
Metodologia

Bibliografia Principal

Autor COLQUHOUN, Alan
Título La arquitectura moderna Una Historia desapasiónada
Edição 1ª ed.
Local Barcelona
Editora Gustavo Gili
Ano 2005
Autor RODRIGUES, José Miguel
Título O Mundo Ordenado e Acessível das Formas da Arquite
Edição 1ª ed.
Local Santa Maria da Feira
Editora Fundação Marques da Silva / Afrontamento
Ano 2013
Autor FIGUEIRA, Jorge
Título Reescrever o Pós-Moderno
Edição 1ª ed
Local Porto
Editora Dafne
Ano 2011

Bibliografia Complementar

Autor RAMÍREZ, Juan Antonio
Título Como escribir sobre arte y arquitectura
Edição 3ª ed.
Local Barcelona
Editora Serbal
Ano 2005
Autor WESTON, Richard
Título 100 ideias que mudaram a Arquitectura I e II
Edição 1ª ed.
Local s/l
Editora Público, comunicação social
Ano