Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

INTRODUÇÃO HISTÓRICA À PSICOLOGIA - 2025/2026

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Susana Pedras
Assistentes: Prof. Doutora Susana Pedras

Carga Horária

Teórica : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Promover o conhecimento e a reflexão crítica em torno da epistemologia, história e teorias da Psicologia.
Promover uma compreensão da evolução da Psicologia, desde a Antiguidade Clássica à atualidade, como uma corrente científica e tecnológica independente.

Objectivos Específicos

Promover a aprendizagem dos antecedentes filosóficos, biológicos e médicos da Psicologia, tendo em conta a sua evolução histórica.
Promover o conhecimento ao nível das principais correntes e teorias, tendo em conta os seus princípios e fundamentos epistemológicos.
Promover o conhecimento em torno da Psicologia contemporânea.

Competências a adquirir

Descrever os principais acontecimentos que permitiram a evolução da Psicologia até à atualidade;
Caracterizar as principais correntes teóricas que contribuíram para a afirmação da Psicologia.

Metodologia de Ensino

As aulas teóricas irão oscilar entre o método expositivo e o envolvimento ativo dos estudantes na pesquisa e discussão sobre os principais contributos da Epistemologia e da Psicologia.

Conteúdos Programáticos

Unidade 1. Epistemologia
1. Ciência e pensamento
2. Teorias epistemológicas
2.1. Comte e o positivismo
2.2. Popper e o falsificabilismo
2.3. Bachelard e os obstáculos epistemológicos
2.4. Kuhn e a descontinuidade paradigmática
2.5. Foucault e a perspetiva critica

Unidade 2. Origens Filosóficas da Psicologia
1. Pré-civilização e humanidade
2. Principais filósofos gregos
3. A era pós-Aristóteles
4. Descartes e o dualismo cartesiano
5. Empirismo e Positivismo
6. Racionalismo e Existencialismo
7. Fisiologia e Psicologia Experimental

Unidade 3. Psicologia como disciplina autónoma
1. Estruturalismo
2. Funcionalismo
3. Associacionismo
4. Psicometria
5. Psicanálise
6. Comportamentalismo
7. Gestalt
8. Humanismo
9. Cognitivismo
10. Construtivismo
11. Principais áreas da Psicologia (ex. organização de Reuchlin década de 50 e organização atual pela APA)
12. Psicologia em Portugal

Métodos de Avaliação

A avaliação contínua envolverá dois pontos escritos, uma apresentação oral acompanhada da apresentação escrita e a participação ativa em aula, em sessões de discussão, reflexão e debate.

Recursos Didácticos

Projetor, vídeos, filmes, reportagens, páginas de autores na web e nas redes sociais, artigos científicos.

Objetivos de Sustentabilidade

ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. A psicologia, desde suas origens, tem como um de seus principais objetivos a promoção da saúde mental e do bem-estar. Compreender a evolução histórica da psicologia ajuda os estudantes a entenderem como as práticas e teorias contribuíram (ou prejudicaram) a saúde mental ao longo do tempo.
ODS 4 – Educação de Qualidade. A disciplina promove o pensamento crítico e o conhecimento histórico sobre a psicologia, contribuindo para uma formação educacional mais completa e ref

Palavras Chave

Psicologia, História, Epistemologia

Bibliografia Principal

Autor Schultz, D., & Schultz, S.
Título A history of modern Psychology
Edição 10th Ed.
Editora Wadsworth, Cengage Learning.
Ano 2011
Autor Hergenhahn, B.R. & Henley, T.B.
Título An Introduction to the History of Psychology
Editora Wadsworth
Ano 2019
Autor Ludden, Jr.
Título A History of Modern Psychology: The Quest for a Sc
Edição 4ª Ed.
Editora Sage
Ano 2019

Bibliografia Complementar

Autor Pickren, W.E., & Rutherford, A.
Título A History of Modern Psychology in Context
Autor Rieber, R.W.
Título Encyclopedia of the History of Psychological Theor