Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
INTRODUÇÃO HISTÓRICA À PSICOLOGIA - 2025/2026
1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Susana Pedras
Assistentes: Prof. Doutora Susana Pedras
Carga Horária
Teórica : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Promover o conhecimento e a reflexão crítica em torno da epistemologia, história e teorias da Psicologia.
Promover uma compreensão da evolução da Psicologia, desde a Antiguidade Clássica à atualidade, como uma corrente científica e tecnológica independente.
Objectivos Específicos
Promover a aprendizagem dos antecedentes filosóficos, biológicos e médicos da Psicologia, tendo em conta a sua evolução histórica.
Promover o conhecimento ao nível das principais correntes e teorias, tendo em conta os seus princípios e fundamentos epistemológicos.
Promover o conhecimento em torno da Psicologia contemporânea.
Competências a adquirir
Descrever os principais acontecimentos que permitiram a evolução da Psicologia até à atualidade;
Caracterizar as principais correntes teóricas que contribuíram para a afirmação da Psicologia.
Metodologia de Ensino
As aulas teóricas irão oscilar entre o método expositivo e o envolvimento ativo dos estudantes na pesquisa e discussão sobre os principais contributos da Epistemologia e da Psicologia.
Conteúdos Programáticos
Unidade 1. Epistemologia
1. Ciência e pensamento
2. Teorias epistemológicas
2.1. Comte e o positivismo
2.2. Popper e o falsificabilismo
2.3. Bachelard e os obstáculos epistemológicos
2.4. Kuhn e a descontinuidade paradigmática
2.5. Foucault e a perspetiva critica
Unidade 2. Origens Filosóficas da Psicologia
1. Pré-civilização e humanidade
2. Principais filósofos gregos
3. A era pós-Aristóteles
4. Descartes e o dualismo cartesiano
5. Empirismo e Positivismo
6. Racionalismo e Existencialismo
7. Fisiologia e Psicologia Experimental
Unidade 3. Psicologia como disciplina autónoma
1. Estruturalismo
2. Funcionalismo
3. Associacionismo
4. Psicometria
5. Psicanálise
6. Comportamentalismo
7. Gestalt
8. Humanismo
9. Cognitivismo
10. Construtivismo
11. Principais áreas da Psicologia (ex. organização de Reuchlin década de 50 e organização atual pela APA)
12. Psicologia em Portugal
Métodos de Avaliação
A avaliação contínua envolverá dois pontos escritos, uma apresentação oral acompanhada da apresentação escrita e a participação ativa em aula, em sessões de discussão, reflexão e debate.
Recursos Didácticos
Projetor, vídeos, filmes, reportagens, páginas de autores na web e nas redes sociais, artigos científicos.
Objetivos de Sustentabilidade
ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. A psicologia, desde suas origens, tem como um de seus principais objetivos a promoção da saúde mental e do bem-estar. Compreender a evolução histórica da psicologia ajuda os estudantes a entenderem como as práticas e teorias contribuíram (ou prejudicaram) a saúde mental ao longo do tempo.
ODS 4 – Educação de Qualidade. A disciplina promove o pensamento crítico e o conhecimento histórico sobre a psicologia, contribuindo para uma formação educacional mais completa e ref
Palavras Chave
Psicologia, História, Epistemologia
Bibliografia Principal
Autor | Schultz, D., & Schultz, S. |
---|---|
Título | A history of modern Psychology |
Edição | 10th Ed. |
Editora | Wadsworth, Cengage Learning. |
Ano | 2011 |
Autor | Hergenhahn, B.R. & Henley, T.B. |
Título | An Introduction to the History of Psychology |
Editora | Wadsworth |
Ano | 2019 |
Autor | Ludden, Jr. |
Título | A History of Modern Psychology: The Quest for a Sc |
Edição | 4ª Ed. |
Editora | Sage |
Ano | 2019 |
Bibliografia Complementar
Autor | Pickren, W.E., & Rutherford, A. |
---|---|
Título | A History of Modern Psychology in Context |
Autor | Rieber, R.W. |
Título | Encyclopedia of the History of Psychological Theor |