Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
MODELOS COMPORTAMENTALISTAS E COGNITIVISTAS - 2025/2026
2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3
Docentes
Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa
Carga Horária
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Analisar os modelos e teorias inscritos no âmbito dos modelos comportamentalistas e cognitivistas
Objectivos Específicos
Reconhecer e mapear, histórica e epistemologicamente, os modelos e teorias comportamentalistas e cognitivistas
Analisar os principais conceitos e pressupostos epistemológicos em que se fundam os modelos comportamentalistas e cognitivistas
Explorar o contributo e as fragilidades dos diferentes modelos e teorias explorados para a compreensão do funcionamento psicológico
Competências a adquirir
É esperado que as/os estudantes adquiram competências que lhe permitam:
- enquadrar, do ponto de vista histórico e epistemológico, os modelos e teorias comportamentalistas e cognitivistas
- diferenciar, operacionalizar e posicionar-se criticamente face às teorias e modelos explorados.
Metodologia de Ensino
- Exposição participada dos conteúdos
- Discussão em grande grupo
- Visionamento e discussão de vídeos ilustrativos dos conteúdos programáticos
- Análise e discussão de artigos científicos
Conteúdos Programáticos
1. Modelos comportamentalistas
1.1. Enquadramento histórico-epistemológico
1.2. Condicionamento clássico
1.3. Condicionamento operante
1.4. Aprendizagem social
2. Modelos cognitivistas
2.1.Enquadramento histórico-epistemológico
2.2. Modelos de autocontrolo:
2.2.1. Modelo de autocontrolo de M. Thoresen e C. Mahoney
2.2.2. Modelo de autoadministração de F. Kanfer
2.2.3. Modelo de autorregulação de A. Bandura
2.3. Modelos das aptidões de confronto:
2.3.1.Modelo de resolução de problemas de M. D´Zurilla e T. Goldfried
2.3.2. Modelo transacional do stress de R. Lazarus e S. Folkman
2.3.3. Treino de inoculação do stress de D. Meichenbaum
2.4. Modelos de reestruturação cognitiva:
2.4.1. Terapia racional emotiva de A. Ellis
2.4.2. Terapia cognitiva de A. Beck
2.4.3. Treino de auto-Instrução de D. Meichenbaum
3. A evolução da terapia cognitivo-comportamental e as terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração
3.1. Enquadramento histórico e epistemológico
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
- Assiduidade (i.e., é obrigatória a frequência de, pelo menos, 70% das aulas)
- Dois testes escritos realizados ao longo do semestre
Avaliação Sumativa
- realização de uma frequência no final do semestre, ou
- realização de um exame final, no término do ano letivo
Recursos Didácticos
Computador, projetor, quadro, artigos científicos
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
comportamentalismo, cognitivismo, cognitivo-comportamental
Bibliografia Principal
Autor | Beck, J. |
---|---|
Título | Cognitive behavior therapy: Basic and beyond |
Edição | 3rd |
Local | New York |
Editora | Guilford Press |
Ano | 2021 |
Autor | Dobson, K., & Dozois, D. (Eds.) |
Título | Handbook of cognitive-behavioral therapies |
Edição | 4th |
Local | New York |
Editora | The Guilford Press |
Ano | 2019 |
Autor | Gonçalves, O. |
Título | Terapias cognitivas: Teorias e práticas |
Edição | 6ª |
Local | Porto |
Editora | Edições Afrontamento |
Ano | 2014 |
Bibliografia Complementar
Autor | Graske, M. |
---|---|
Título | Cognitive-behavioral therapy |
Edição | 2nd |
Local | Washington |
Editora | American Psychological Association |
Ano | 2017 |
Autor | O´Donohue, W., & Kitchener, R. (Eds.) |
Título | Hanbook of Behaviorism |