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MODELOS COMPORTAMENTALISTAS E COGNITIVISTAS - 2025/2026

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Analisar os modelos e teorias inscritos no âmbito dos modelos comportamentalistas e cognitivistas

Objectivos Específicos

Reconhecer e mapear, histórica e epistemologicamente, os modelos e teorias comportamentalistas e cognitivistas
Analisar os principais conceitos e pressupostos epistemológicos em que se fundam os modelos comportamentalistas e cognitivistas
Explorar o contributo e as fragilidades dos diferentes modelos e teorias explorados para a compreensão do funcionamento psicológico

Competências a adquirir

É esperado que as/os estudantes adquiram competências que lhe permitam:
- enquadrar, do ponto de vista histórico e epistemológico, os modelos e teorias comportamentalistas e cognitivistas
- diferenciar, operacionalizar e posicionar-se criticamente face às teorias e modelos explorados.

Metodologia de Ensino

- Exposição participada dos conteúdos
- Discussão em grande grupo
- Visionamento e discussão de vídeos ilustrativos dos conteúdos programáticos
- Análise e discussão de artigos científicos

Conteúdos Programáticos

1. Modelos comportamentalistas
1.1. Enquadramento histórico-epistemológico
1.2. Condicionamento clássico
1.3. Condicionamento operante
1.4. Aprendizagem social

2. Modelos cognitivistas
2.1.Enquadramento histórico-epistemológico
2.2. Modelos de autocontrolo:
2.2.1. Modelo de autocontrolo de M. Thoresen e C. Mahoney
2.2.2. Modelo de autoadministração de F. Kanfer
2.2.3. Modelo de autorregulação de A. Bandura
2.3. Modelos das aptidões de confronto:
2.3.1.Modelo de resolução de problemas de M. D´Zurilla e T. Goldfried
2.3.2. Modelo transacional do stress de R. Lazarus e S. Folkman
2.3.3. Treino de inoculação do stress de D. Meichenbaum
2.4. Modelos de reestruturação cognitiva:
2.4.1. Terapia racional emotiva de A. Ellis
2.4.2. Terapia cognitiva de A. Beck
2.4.3. Treino de auto-Instrução de D. Meichenbaum

3. A evolução da terapia cognitivo-comportamental e as terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração
3.1. Enquadramento histórico e epistemológico

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
- Assiduidade (i.e., é obrigatória a frequência de, pelo menos, 70% das aulas)
- Dois testes escritos realizados ao longo do semestre

Avaliação Sumativa
- realização de uma frequência no final do semestre, ou
- realização de um exame final, no término do ano letivo

Recursos Didácticos

Computador, projetor, quadro, artigos científicos

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

comportamentalismo, cognitivismo, cognitivo-comportamental

Bibliografia Principal

Autor Beck, J.
Título Cognitive behavior therapy: Basic and beyond
Edição 3rd
Local New York
Editora Guilford Press
Ano 2021
Autor Dobson, K., & Dozois, D. (Eds.)
Título Handbook of cognitive-behavioral therapies
Edição 4th
Local New York
Editora The Guilford Press
Ano 2019
Autor Gonçalves, O.
Título Terapias cognitivas: Teorias e práticas
Edição
Local Porto
Editora Edições Afrontamento
Ano 2014

Bibliografia Complementar

Autor Graske, M.
Título Cognitive-behavioral therapy
Edição 2nd
Local Washington
Editora American Psychological Association
Ano 2017
Autor O´Donohue, W., & Kitchener, R. (Eds.)
Título Hanbook of Behaviorism