Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 2025/2026

3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Joana Cruz

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta disciplina visa permitir a análise e a reflexão dos alunos sobre os principais modelos e intervenções no campo da psicologia escolar e educacional. Adicionalmente, esta unidade visa dotar os alunos de conhecimentos sobre as principais áreas de ação dos psicólogos escolares e educacionais. Finalmente, a disciplina permitirá uma maior consciencialização sobre as oportunidades, constrangimentos e áreas emergentes dentro da profissão.

Objectivos Específicos

1) Conhecer o âmbito de intervenção da Psicologia da Educação;
2) Identificar os principais modelos de intervenção atual na Psicologia da Educação;
3) Compreender a evolução e presente situação desta área profissional;
4) Identificar as principais áreas de intervenção de um Psicólogo Escolar e da Educação;
5) Identificar oportunidades de trabalho futuro na área da Psicologia Escolar e da Educação.

Competências a adquirir

Síntese do objeto de estudo da Psicologia Escolar e da Educação e das suas principais intervenções.
Análise dos principais modelos de intervenção na Psicologia Escolar e da Educação.
Compreensão do papel da família no contexto da Psicologia Escolar e da Educação.
Desenvolver e aplicar competências de avaliação e de intervenção no âmbito da Psicologia da Educação, considerando os múltiplos intervenientes e contextos.

Metodologia de Ensino

Aulas interativas.
Aprendizagem baseada em problemas.
Análise e discussão de artigos científicos.
Aprendizagem invertida.
Observação e experiências de avaliação e/ou intervenção em contexto escolar.
Trabalho de grupo com a construção progressiva de um portfólio reflexivo.
Estudos de caso.
Aulas abertas com psicólogos e profissionais de Educação.

Conteúdos Programáticos

1. Psicologia Educacional: Âmbito, aspetos universais e principais modelos de intervenção.
1.1. Psicologia da educação e Psicologia escolar: delimitação concetual.

2. O Psicólogo Escolar em Portugal
2.1. Evolução dos modelos de intervenção em psicologia escolar.
2.2. Enquadramento legal dos Psicólogos Escolares e documentos de referência.

3. Intervenções dos psicólogos escolares e educacionais.
3.1. A Educação Inclusiva.
3.2. Aprendizagem da leitura e da escrita.
3.3. Promoção de comportamentos positivos e competências socioemocionais.
3.4. O Psicólogo educacional e o contexto familiar.

Métodos de Avaliação

a) Assiduidade
b) Trabalho de grupo
c) Ponto escritos

Recursos Didácticos

Biblioteca.
Relação pedagógica.
Projetor Multimédia
Software de Conferência Online Teams
Suporte Teórico e Bibliográfico.
Moodle

Objetivos de Sustentabilidade

ODS4 - Educação de qualidade: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.
ODS10 - Redução das desigualdades: Reduzir as desigualdades dentro e entre os países.

Palavras Chave

Psicologia Escolar
Psicologia Educacional
Sistemas Multinível de Suporte
Educação Inclusiva

Bibliografia Principal

Autor Mendes, Sofia
Título A prática profissional da psicologia escolar
Edição
Local Lisboa
Editora Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ano 2019
Autor ALEXANDER, Patricia ; WINNE, Philip (Eds)
Título Handbook of Educational Psychology
Local Mahwah, N.J.
Editora Lawrence Erlbaum Associates
Ano 2006
Autor JIMERSON, Shane R.; OAKLAND, Tom & FARRELL, Peter (Eds.)
Título The Handbook of International School Psychology
Local Thousand Oaks, California: USA
Editora Sage Publications
Ano 2007

Bibliografia Complementar

Autor Reynolds, Cecil & Gutkin, Terry (Eds)
Título Handbook of school psychology
Edição 3ªed.
Local New York
Editora John Wiley & Sons Inc.
Ano 1999
Autor JIMERSON, Shane R.; BURNS, Matthew K., & VANDERHEYDEN, Amanda M.
Título Handbook of Response to Intervention
Edição 2nd
Local New York: USA
Editora Springer US
Ano 2006