Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 2025/2026
3º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6
Docentes
Regente: Prof. Doutora Joana Cruz
Assistentes: Prof. Doutora Joana Cruz
Carga Horária
Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
Esta disciplina visa permitir a análise e a reflexão dos alunos sobre os principais modelos e intervenções no campo da psicologia escolar e educacional. Adicionalmente, esta unidade visa dotar os alunos de conhecimentos sobre as principais áreas de ação dos psicólogos escolares e educacionais. Finalmente, a disciplina permitirá uma maior consciencialização sobre as oportunidades, constrangimentos e áreas emergentes dentro da profissão.
Objectivos Específicos
1) Conhecer o âmbito de intervenção da Psicologia da Educação;
2) Identificar os principais modelos de intervenção atual na Psicologia da Educação;
3) Compreender a evolução e presente situação desta área profissional;
4) Identificar as principais áreas de intervenção de um Psicólogo Escolar e da Educação;
5) Identificar oportunidades de trabalho futuro na área da Psicologia Escolar e da Educação.
Competências a adquirir
Síntese do objeto de estudo da Psicologia Escolar e da Educação e das suas principais intervenções.
Análise dos principais modelos de intervenção na Psicologia Escolar e da Educação.
Compreensão do papel da família no contexto da Psicologia Escolar e da Educação.
Desenvolver e aplicar competências de avaliação e de intervenção no âmbito da Psicologia da Educação, considerando os múltiplos intervenientes e contextos.
Metodologia de Ensino
Aulas interativas.
Aprendizagem baseada em problemas.
Análise e discussão de artigos científicos.
Aprendizagem invertida.
Observação e experiências de avaliação e/ou intervenção em contexto escolar.
Trabalho de grupo com a construção progressiva de um portfólio reflexivo.
Estudos de caso.
Aulas abertas com psicólogos e profissionais de Educação.
Conteúdos Programáticos
1. Psicologia Educacional: Âmbito, aspetos universais e principais modelos de intervenção.
1.1. Psicologia da educação e Psicologia escolar: delimitação concetual.
2. O Psicólogo Escolar em Portugal
2.1. Evolução dos modelos de intervenção em psicologia escolar.
2.2. Enquadramento legal dos Psicólogos Escolares e documentos de referência.
3. Intervenções dos psicólogos escolares e educacionais.
3.1. A Educação Inclusiva.
3.2. Aprendizagem da leitura e da escrita.
3.3. Promoção de comportamentos positivos e competências socioemocionais.
3.4. O Psicólogo educacional e o contexto familiar.
Métodos de Avaliação
a) Assiduidade
b) Trabalho de grupo
c) Ponto escritos
Recursos Didácticos
Biblioteca.
Relação pedagógica.
Projetor Multimédia
Software de Conferência Online Teams
Suporte Teórico e Bibliográfico.
Moodle
Objetivos de Sustentabilidade
ODS4 - Educação de qualidade: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos.
ODS10 - Redução das desigualdades: Reduzir as desigualdades dentro e entre os países.
Palavras Chave
Psicologia Escolar
Psicologia Educacional
Sistemas Multinível de Suporte
Educação Inclusiva
Bibliografia Principal
Autor | Mendes, Sofia |
---|---|
Título | A prática profissional da psicologia escolar |
Edição | 1ª |
Local | Lisboa |
Editora | Ordem dos Psicólogos Portugueses |
Ano | 2019 |
Autor | ALEXANDER, Patricia ; WINNE, Philip (Eds) |
Título | Handbook of Educational Psychology |
Local | Mahwah, N.J. |
Editora | Lawrence Erlbaum Associates |
Ano | 2006 |
Autor | JIMERSON, Shane R.; OAKLAND, Tom & FARRELL, Peter (Eds.) |
Título | The Handbook of International School Psychology |
Local | Thousand Oaks, California: USA |
Editora | Sage Publications |
Ano | 2007 |
Bibliografia Complementar
Autor | Reynolds, Cecil & Gutkin, Terry (Eds) |
---|---|
Título | Handbook of school psychology |
Edição | 3ªed. |
Local | New York |
Editora | John Wiley & Sons Inc. |
Ano | 1999 |
Autor | JIMERSON, Shane R.; BURNS, Matthew K., & VANDERHEYDEN, Amanda M. |
Título | Handbook of Response to Intervention |
Edição | 2nd |
Local | New York: USA |
Editora | Springer US |
Ano | 2006 |