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PSICOLOGIA DO CONSUMO - 2025/2026

1º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Paula Rodrigues
Assistentes: Prof. Doutora Paula Rodrigues

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

1. Compreender os fatores individuais, sociais e culturais que influenciam o comportamento do consumidor.
2. Desenvolver competências para recolher, analisar e interpretar dados sobre consumidores, combinando abordagens qualitativas e quantitativas.
3. Capacitar para a utilização de ferramentas digitais de análise de dados como suporte à tomada de decisão em marketing.

Objectivos Específicos

Ao final da unidade, o estudante deverá ser capaz de:
1. Identificar e explicar os principais modelos e teorias de comportamento do consumidor.
2. Conceber e implementar estudos para recolha de dados qualitativos (entrevistas, focus groups) e quantitativos (questionários online).
3. Aplicar software e ferramentas digitais (ex.: SPSS, Excel, Google Forms, NVivo) na análise de dados de consumidores.
4. Interpretar resultados e transformá-los em contributos de marketing acionáveis.

Competências a adquirir

Cognitivas: compreensão dos modelos teóricos de comportamento do consumidor e sua aplicação prática.
Técnicas: recolha, processamento e análise de dados qualitativos e quantitativos; utilização de ferramentas informáticas de análise.
Interpessoais: comunicação eficaz de resultados, capacidade de trabalho em equipa, pensamento crítico.
Ético-sociais: respeito pela privacidade, uso responsável dos dados, integração de preocupações ambientais e sociais nas estratégias de marketing.

Metodologia de Ensino

Serão desenvolvidos os conceitos teóricos e resolvidos casos práticos exemplificativos dos conceitos adquiridos. Os estudantes desenvolverão um conjunto de casos práticos para a aquisição de competências.

Conteúdos Programáticos

Introdução ao Comportamento do Consumidor
1.1. Conceitos e importância no marketing
1.2. Abordagens teóricas (psicológica, sociológica, cultural e económica)

Fatores que Influenciam o Comportamento
2.1. Fatores individuais: perceção, motivação, aprendizagem, atitudes e personalidade
2.2. Fatores sociais: grupos de referência, família, papéis sociais
2.3. Fatores culturais: valores, subculturas, tendências globais

Processo de Decisão de Compra
3.1. Reconhecimento da necessidade
3.2. Procura de informação
3.3. Avaliação de alternativas
3.4. Decisão e comportamento pós-compra

Métodos de Estudo do Consumidor
4.1. Técnicas qualitativas: entrevistas, focus groups, observação
4.2. Técnicas quantitativas: inquéritos, painéis, big data
4.3. Questões éticas e regulatórias (RGPD, consentimento informado)

Tecnologias e Ferramentas de Análise de Dados
5.1. Software estatístico (SPSS, Excel, R)
5.2. Análise de texto e dados qualitativos (NVivo, Atlas.ti)
5.3. Visualização e dashboards (Power BI, Google Data Studio)

Tendências Atuais no Comportamento do Consumidor
6.1. Consumo sustentável e consciente
6.2. Influência das redes sociais e marketing de influência
6.3. Personalização e experiência do cliente


Métodos de Avaliação

2 Testes Intermédios: avaliação dos conhecimentos teóricos e aplicação a casos práticos.
Participação e Atividades em Aula: exercícios, debates e apresentações.
Trabalho Individual de Análise: interpretação de dados fornecidos pelo docente com recurso a software.

Recursos Didácticos

Será favorecida a participação ativa do estudante no seu processo de ensino-aprendizagem,
pelo que se privilegiará a exploração autónoma (individual e coletiva) das diferentes abordagens
e a avaliação crítica dos conteúdos.

Objetivos de Sustentabilidade

ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis
Promover a compreensão de padrões de consumo sustentável e o papel das empresas na promoção de escolhas responsáveis.
ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas
Aplicar ferramentas digitais inovadoras na análise do comportamento do consumidor para otimizar estratégias de marketing.
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Garantir práticas éticas e transparentes na recolha e tratamento de dados, respeitando a privacidade e a legislação aplicá

Palavras Chave

Consumidor, comportamento, necessidades, motivação, percepção, atitudes.

Bibliografia Principal

Autor Rodrigues, Paula Cristina Lopes
Título Comportamento do consumo : será possível entender
Edição 1ª Ed.
Local Lisboa
Editora Editora Universidade Lusíada
Ano 2013
Autor Leon Schiffman (Autor), Joseph Wisenblit (Autor)
Título Consumer Behavior (What´s New in Marketing)
Edição 12ª Ed
Editora Pearson
Ano 2018
Autor Michael R. Solomon (Autor)
Título Loose-Leaf for Consumer Behavior: Buying, Having,
Edição 14ª
Local USA
Editora Pearson
Ano 2023

Bibliografia Complementar

Autor Dr. Kristine K Medyanik (Autor)
Título Consumer Behavior Workbook
Edição 1ªEd.
Local USA
Editora Independently published
Ano 2025
Autor Emily Carter (Autor)
Título Advanced Consumer Psychology: Influencer Marketing
Edição 1ªEd.
Local USA
Editora Independently published
Ano 2025