Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM - 2021/2022

1º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Sofia Mendes
Assistentes: Prof. Doutora Sofia Mendes

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas
Orientação Tutorial : 1 Horas

Língua de Ensino

Português

Objectivos Gerais

Esta unidade curricular tem como objeto de estudo e análise os diferentes quadros teórico-conceptuais subjacentes à aprendizagem humana, assim como as suas principais implicações e aplicações nos processos de ensino-aprendizagem e intervenção psicológica.

Objectivos Específicos

No final desta unidade curricular o estudante deve:
Compreender o contexto de emergência das diferentes perspetivas teóricas da aprendizagem.
Conhecer, nos seus pressupostos gerais, as várias teorias da psicologia da aprendizagem, bem como identificar e operacionalizar conceitos-chave subjacentes.
Analisar criticamente e distinguir as diferentes perspetivas teóricas da aprendizagem, identificando as suas principais diferenças e pontos comuns.

Competências a adquirir

Adquirir quadros teórico-conceptuais para uma reflexão crítica, uma comunicação oral e escrita rigorosa, e uma atuação profissional fundamentada nos processos de aprendizagem e desenvolvimento.

Metodologia de Ensino

Metodologias expositivas (e.g., apresentação de quadros teórico-conceptuais de referência sob a responsabilidade da docente), ativas e participativas (e.g., atividades de estudo autónomo, discussão e trabalho em pequeno e grande grupo, a partir de diferentes recursos), aprendizagem interpares (e.g., análise e feedback de trabalhos realizados por pares).

Conteúdos Programáticos

1. Introdução ao conceito de aprendizagem.
2. Teorias comportamentalistas ou behavioristas da aprendizagem:
2.1. Condicionamento clássico,
2.2. Condicionamento operante.
3. Teoria sociocognitiva da aprendizagem de Bandura.
4. Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget e teorias neopiagetianas.
5. Teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo de Vygotsky.
6. Outras perspetivas construtivistas:
6.1. Aprendizagem por descoberta de Bruner,
6.2. Aprendizagem por receção de Ausubel.
7. Metacognição e autorregulação das aprendizagens.
8. Aprendizagem e influências contextuais:
8.1. Fatores relativos à escola, aos professores e à sala de aula,
8.2. Fatores relativos aos pares, à família e à comunidade.



Métodos de Avaliação

Assiduidade, pontualidade e participação em iniciativas e trabalhos em aula e/ou previstos no contexto da unidade curricular.
Elaboração e apresentação de trabalhos individuais ou de grupo.
Dois pontos escritos.
Exame final.

Recursos Didácticos

Computador e projetor.
Livros e artigos científicos.
Recursos multimédia.

Objetivos de Sustentabilidade

Palavras Chave

Aprendizagem; Behaviorismo; Cognitivismo; Construtivismo; Autorregulação; Metacognição; Contexto.

Bibliografia Principal

Autor Schunk, D. H.
Título Learning theories: an educational perspective
Edição 8th
Local River Stree, Hoboken
Editora Pearson
Ano 2020
Autor Woolfolk, A.
Título Educational psychology
Edição 11th
Local Upper Saddle River, New Jersey
Editora Pearson Education International
Ano 2010
Autor McDevitt, T. M.; Ormrod, J. E.
Título Child development and education
Edição 6 ed.
Local United States of America
Editora Pearson Education, Inc.
Ano 2016

Bibliografia Complementar

Autor Veiga, F.
Título Psicologia da educação - teoria, investigação e ap