Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

PSICOLOGIA DO PENSAMENTO E DA INTELIGÊNCIA - 2021/2022

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa

Carga Horária

Prática Laboratorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Enquadrar a inteligência e o pensamento enquanto parte do objeto de estudo da Psicologia
Compreender os diferentes modelos e teorias da inteligência
Relacionar o conceito de pensamento com conceitos e processos-chave na Psicologia

Objectivos Específicos

Compreender a inteligência enquanto conceito polissémico
Conhecer a confrontar diferentes modelos e teorias da inteligência
Relacionar o conceito de pensamento com os conceitos de conhecimento, representação e memória
Enquadrar o conceito de pensamento no contexto dos processos de resolução de problemas, raciocínio e tomada de decisão

Competências a adquirir

Convocação de conhecimentos que permitam descrever, diferenciar, operacionalizar e posicionar-se criticamente face:
- à inteligência enquanto conceito polissémico e objeto de estudo da Psicologia
- aos diferentes modelos e teorias sobre a inteligência
- a relação do conceito de pensamento com os conceitos de representação e memória
- o conceito de pensamento no contexto dos processos de resolução de problemas, de raciocínio e tomada de decisão





Metodologia de Ensino

- Ensino expositivo
- Discussão em grande grupo
- Análise e discussão de artigos científicos
- Visionamento e discussão de vídeos ilustrativos dos conteúdos programáticos

Conteúdos Programáticos

1. Inteligência
1.1. Conceito/s de inteligência
1.2. Teorias e modelos de inteligência
1.2.1. Teorias psicométricas: o factor g de Spearman; as habilidades mentais primárias de Thurstone; o cubo da inteligência de Guilford; inteligência fluída e cristalizada de Cattell e Horn; a teoria dos estratos de inteligência de Carroll; o factor g de inteligência de Jensen
1.2.2. Teorias de processamento de informação: a inteligência e o metabolismo da glicose de Haier; inteligência e tempo de inspecção de Jensen; inteligência e acesso lexical de Hunt; inteligência e resolução de problemas de Simon, inteligências e analogias de Sternberg
1.3.3. Teorias desenvolvimentais: teorias do desenvolvimento cognitivo de Piaget e Vygotsky
1.3.4. Teorias contextuais: teoria hierárquica de inteligência de Sternberg; teoria das inteligências múltiplas de Gardner; inteligência emocional
1.4. Fatores associados à inteligência
2. Pensamento
2.1. Conceito de pensamento
2.2. Resolução de problemas
2.2.1. Métodos gerais de resolução de problemas
2.2.2. Perspetiva psicológica sobre o ´insight´
2.2.3. Obstáculos à resolução de problemas
2.2.4. Auxílios à resolução de problemas
2.2.5. Expertise: conhecimento e resolução de problemas
2.3. Resolução de problemas e criatividade
2.3.1. Criatividade: abordagens psicométricas, abordagens cognitivas, abordagens da personalidade e motivacionais, abordagens sociais, societárias e históricas, abordagem integrativa
2.4. Raciocínio e tomada de decisão
2.4.1. Julgamento e tomada de decisão: teoria clássica da decisão, satisficing, eliminação por aspetos, heurísticas e viés
2.4.2. Raciocínio dedutivo e indutivo
2.4.2.1. Raciocínio dedutivo: raciocínio condicional, raciocínio silogístico, auxílios e obstáculos ao raciocínio dedutivo
2.4.2.2. Raciocínio indutivo: formulação de inferências causais; inferências categóricas, raciocínio por analogia

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua:
1- Frequência de 70% das aulas
2 - Realização de dois pontos escritos
3 - A apresentação, em grupo, de uma teoria da inteligência, nas aulas de orientação tutorial

Avaliação final: A/O estudante pode optar por realizar apenas um exame, no final do semestre, ou do ano letivo.

Recursos Didácticos

Computador, projetor, quadro, artigos científicos.

Palavras Chave

Psicologia
Inteligência
Pensamento

Bibliografia Principal

Autor Eysenck, M. W., & Keane, M.T.
Título Cognitive Psychology: A student´s handbook
Edição 7ª ed
Local Londres
Editora Psychology Press
Ano 2015
Autor Ferreira, A. I., Almeida, L. S., & Guisande, M.
Título Inteligência: Perspectivas teóricas
Local Coimbra
Editora Almedina
Ano 2009
Autor Sternberg, R.
Título The Cambridge Handbook of Intelligence
Edição 2nd edition
Local New York
Editora Cambrige University Press
Ano 2020

Bibliografia Complementar

Autor Gleitman, H., Fridlund, A. L., & Reisberg, D.
Título Psicologia
Autor Pinto, A. C.
Título Psicologia Geral