Cursos / 1º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Psicologia

English Version

MODELOS COMPORTAMENTALISTAS E COGNITIVISTAS - 2021/2022

2º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3

Docentes

Regente: Prof. Doutora Mariana Sousa
Assistentes: Prof. Doutora Mariana Sousa

Carga Horária

Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Analisar os modelos e teorias inscritas no âmbito dos modelos comportamentalistas e cognitivistas

Objectivos Específicos

Reconhecer e mapear, histórica e epistemologicamente, as teorias e modelos comportamentalistas e cognitivistas
Analisar os principais conceitos e pressupostos epistemológicos em que se fundam os modelos comportamentalistas e cognitivistas;
Explorar a operacionalização destes conceitos e pressupostos no contexto da intervenção psicológica.

Competências a adquirir

É esperado que as/os estudantes adquiram competências que lhe permitam:
- diferenciar, operacionalizar e posicionar-se criticamente face aos conceitos e pressupostos epistemológicos em que estas teorias e modelos se baseiam e às suas implicações para a intervenção psicológica.

Metodologia de Ensino

- Ensino expositivo
- Análise e discussão de artigos científicos
- Visionamento e discussão de vídeos ilustrativos dos conteúdos programáticos

Conteúdos Programáticos

1. Modelos Comportamentalistas
1.1. Enquadramento histórico-epistemológico
1.2. Condicionamento Clássico
1.3. Condicionamento Operante
1.4. Aprendizagem Social

2. Modelos Cognitivistas
2.1.Enquadramento histórico-epistemológico
2.2. Modelos de Autocontrolo:
2.2.1. Modelo de Autocontrolo de Thoresen e Mahoney
2.2.2. Modelo de Autoadministração de Kanfer
2.2.3. Modelo de Autorregulação de Bandura
2.3. Modelos das aptidões de confronto:
2.3.1.Modelo de Resolução de Problemas de D´Zurilla e Goldfried
2.3.2. Modelo transacional do stress de Lazarus e Folkman
2.3.3. Treino de inoculação do stress de Meichenbaum
2.4. Modelos de Reestruturação Cognitiva:
2.4.1. Terapia Racional Emotiva de Ellis
2.4.2. Terapia Cognitiva de Beck
2.4.3. Treino de Auto-Instrução de Meichenbaum

Métodos de Avaliação

De acordo com RGACC, a avaliação integra 2 modalidades: contínua e final.
Avaliação contínua:
Frequência de 70% das aulas
Realização de 2 testes
Avaliação final:
A/O estudante pode optar por realizar apenas uma prova de frequência ou de exame, no final do semestre ou do ano letivo.

Recursos Didácticos

Computador, projetor, quadro, artigos científicos.

Palavras Chave

Modelos, teorias, comportamentalistas, cognitivistas.

Bibliografia Principal

Autor Joyce-Moniz, L.
Título Modificação do comportamento: teoria e prática da
Edição
Local Lisboa
Editora Livros do Brasil.
Ano 2005
Autor Gonçalves, 0.
Título Terapias Cognitivas: Teorias e práticas
Edição 4.ª
Local Porto
Editora Edições Afrontamento.
Ano 2004
Autor Dobson, K. S.
Título Handbook of cognitive-behavioral therapie
Edição 3rd
Editora Guilford Press.
Ano 2010

Bibliografia Complementar

Autor Gonçalves, 0. Coimbra: Quarteto.
Título Introdução às Psicoterapias Comportamentais
Autor Beck, J. S.
Título Cognitive behavior therapy: basic and beyond
Edição 2nd
Local NY
Editora Guilford Press
Ano 2011