Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa :: GestÃo De Empresa

English Version

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM GESTÃO - 2021/2022

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Mestre Jorge Almeida
Assistentes: Mestre Jorge Almeida

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Nesta Unidade Curricular procura-se que os alunos adquiram competências na utilização das Tecnologias de Informação em particular na resolução de problemas nas áreas de Economia e Gestão com recurso a Folhas de Cálculo, na modelação conceptual de Sistemas de Informação e na utilização de Bases de Dados relacionais. Pretende-se ainda que compreendam o papel dos Sistemas de Informação nas organizações.

Objectivos Específicos

Com esta Unidade Curricular pretende-se que os alunos atinjam os seguintes objectivos:
Sejam capazes de resolver problemas nas áreas de Economia e Gestão com o recurso a Folhas de Cálculo.
Adquiram competências na modelação conceptual de Sistemas de Informação
Saibam implementar e utilizar Bases de Dados relacionais (MS-Access)
Conheçam as tecnologias de informação e de comunicação (TIC)
Compreendam o papel dos Sistemas de Informação (SI) nas organizações

Competências a adquirir

Resolução de problemas com recurso a Folhas de Cálculo
Concepção de modelos de Sistemas de Informação e implementação e utilização de Bases de Dados relacionais (MS-Access)
Conheçam o papel dos Sistemas de Informação (SI) nas organizações

Metodologia de Ensino

As aulas são teórico-práticas. Apresentação dos temas e das aplicações informáticas em salas equipadas com computadores. Por outro lado, os alunos podem individualmente, no seu computador, seguir as apresentações e resolver os exercícios
propostos.

Conteúdos Programáticos

Utilização de folhas de cálculo (MS-Excel). Definição e utilização de fórmulas. Utilização de funções. Criação de gráficos. Criação e manipulação de listas. Formatação condicional. Filtros. Tabelas dinâmicas (Pivot Tables). Macros. Importação e exportação de dados. Construção de modelos para a resolução de problemas nas áreas de Economia e Gestão.
Concepção de modelos de Sistemas de Informação
Conceitos gerais de Sistemas de Informação (SI) e Bases de Dados (BD). O modelo relacional na concepção de Bases de Dados. Definição de campos, registos e tabelas. Conceitos de normalização e chave primária. Chaves estrangeiras e integridade referencial. Construção de modelos de classes em UML.
O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS-ACCESS
Tabelas. Criação dos campos. Definição da chave primária. Propriedades dos campos e tabelas. Definição de índices. Importação e exportação de informação e ligação externa de tabelas. Selecção de informação (Query). Criação de um "Query". Ordenação e critérios de selecção. Ecrãs (Forms). Relatórios. Introdução ao uso da linguagem SQL.
Sistemas de Informação nas organizações
TI/SI infra-estruturas e investimentos. Evolução das TI/SI nas organizações, o modelo de Nolan. O papel e importância dos SI. Dimensões dos SI. Tipos de SI - Transaction Processing Systems (TPS), Management Information Systems (MIS), Decision-Support Systems (DSS) e Executive Support Systems (ESS). Os Sistemas de Informação nas organizações. Aspectos técnicos, funcionais e sócio-organizacionais. Arquitectura de Informação. Planeamento de Sistemas de Informação (PSI). Etapas do PSI. Evolução dos Sistemas de Informação nas organizações (MRP, MRP II). Os sistemas integrados ERP - Enterprise Resource Planning, implementação, vantagens, desvantagens, casos de suceso e de insucesso. O alargamento dos SI à cadeia de valor (CRM - Customer Relationship Management, SCM - Supply Chain Management). O tratamento, análise de dados e informação (OLAP, Data Warehouses, Datamining). A análise do negócio (Business Intelligence). Gestão do conhecimento. Negócio e comércio electrónicos (e-Business e e-Commerce). O comércio electrónico (B2C, B2B e C2C).

Métodos de Avaliação

Será tida em conta a avaliação contínua, nomeadamente a assiduidade, participação, mini-testes (2), bem como, a frequência obrigatória e exame final. Poderá ser contemplada a intervenção oral quando se justifique.

Recursos Didácticos

Utilização do projector de video para apresentar os conceitos essenciais aos estudantes, bem como exemplos de aplicação. Os estudantes deverão resolver os exercícios utilizando os equipamentos informáticos das salas de aula.

Palavras Chave

Modelos de Folhas de Cálculo
Bases de Dados
Sistemas de Informação

Bibliografia Principal

Autor Ken Laudon, Jane P. Laudon
Título Management information systems
Edição 13
Editora Pearson Prentice Hall
Ano 2014
Autor Sérgio Sousa
Título Domine a 110% Access 2010
Local Lisboa
Editora FCA
Ano 2012
Autor Maria José Sousa
Título Domine a 110% Excel 2010
Local Lisboa
Editora FCA
Ano 2011

Bibliografia Complementar

Autor Adelaide Carvalho
Título Exercícios Resolvidos Excel para Economia & Gestão
Autor Paul Beynon-Davies
Título Information systems