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ESTRATÉGIA DE RECURSOS HUMANOS - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 6

Docentes

Regente: Prof. Doutora Elizabeth Real
Assistentes: Prof. Doutora Cristina Cunha

Carga Horária

Orientação Tutorial : 1 Horas
Teórico-prática : 2 Horas

Objectivos Gerais

Dotar os estudantes de uma visão estratégica da gestão de recursos humanos, de forma a integrar o capital humano na estratégia da organização, criando valor e alimentando vantagens competitivas.

Permitir aos estudantes desenvolverem a compreensão teórica do tema, e compreenderem os principais desafios de gestão das pessoas.

Objectivos Específicos

Situar a gestão estratégica de recursos humanos no âmbito da estratégia corporativa
Conhecer o processo de desenvolvimento estratégico e sua implementação aplicado à gestão de recursos humanos
Reconhecer a marca de empregador como uma abordagem estratégica à gestão de recursos humanos
Compreender a interligação entre as finalidades de atracção, retenção e desenvolvimento de pessoas

Competências a adquirir

Aplicar estratégias de RH integradas com a estratégia corporativa
Formular e implementar estratégias de RH
Planeamento do desenvolvimento de uma marca de empregador
Compreender a interligação entre as finalidades de atracção, retenção e desenvolvimento de pessoas

Metodologia de Ensino

Aplica-se um método expositivo e analítico. Após uma exposição, discutem-se os temas apresentados e colocam-se problemas para suscitar a discussão colectiva, o confronto de pontos de vista. Aplica-se ainda a metodologia baseada no método do estudo de casos.

Conteúdos Programáticos

1. As organizações e a Gestão dos Recursos Humanos (GRH)
1.1. Natureza e evolução histórica da função e domínio teórico
1.2. Características da GRH
1.3. Da gestão de pessoal à GRH
2. Estratégia e GRH
2.1. Fundamentos de estratégia
2.2. Enquadramento da Gestão Estratégica de RH (GERH)
2.3. Objectivos e abordagens da GERH
2.4. Formulação e implementação de estratégias de RH
3. Employer Brand (marca de empregador): uma abordagem estratégica à GRH
3.1. Definição, enquadramento e antecedentes
3.2. Abordagens à marca de empregador
3.3. Construção da marca de empregador
3.4. Características de marcas de empregador bem sucedidas
4. A atracção de pessoas para as organizações
4.1. Planificação e gestão de processos de recrutamento e selecção
4.2. Integração e socialização
5. A retenção de pessoas
5.1. Instrumentação e procedimentos de avaliação do desempenho
5.2. Sistemas de remunerações e incentivos: da função à performance
6. O desenvolvimento das pessoas e da organização
6.1. O planeamento de recursos humanos
6.2. A gestão de carreiras

Métodos de Avaliação

Orientada pelo regulamento de avaliação da Universidade, baseado em dois pontos escritos e trabalhos desenvolvidos nas aulas OT, complementados com a frequência final. Ponderações definidas em regulamento.

Recursos Didácticos

Slides de apoio às aulas
Textos de apoio e casos
Bibliografia recomendada

Palavras Chave

Employer Branding
Atracção de talento
Retenção de talento
Desenvolvimento de talento

Bibliografia Principal

Autor Rodrigues, A.; Couto, A.; Silva, M. e Lousã, E.
Título Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos
Edição 1ª Edição
Local Porto
Editora Vida Económica
Ano 2019
Autor Rees, G. e Smith, P.
Título Strategic Human Resource Management
Edição 1ª ed.
Local London
Editora SAGE
Ano 2014
Autor Almeida, F.
Título A Arte de Gerir Pessoas Guia completo de técnicas
Edição 2ª Edição
Local Lisboa
Editora Actual Editora
Ano 2019