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DESIGN II - 2021/2022

2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 32.00

Docentes

Regente: Prof. Doutora Benedita Camacho
Assistentes: Prof. Doutora Estela Vieira

Carga Horária

Teórico-prática : 12 Horas

Objectivos Gerais

O1. Consolidar e dominar a metodologia projetual;
O2. Conhecer e aplicar os fundamentos do design tridimensional;
Promover uma consciência crítica e incentivar a capacidade de observação.
O3. Dominar a gramática da representação tridimensional;
O4. Saber comunicar tecnicamente o projeto;
Promover a pesquisa e a experimentação.
O5. Construção da consciência do contexto profissional.
Ampliar a visão teórica e prática dos alunos sobre a atividade do designer.

Objectivos Específicos

OE1. Compreender os projetos na sua relação com as condicionantes de materialização e da produção;
OE2.
OE3. Estudar novas práticas e condutas socialmente responsáveis e sustentáveis;
OE4. Desenvolvimento e apresentação rigorosa de projetos tridimensionais à escala humana;
OE5.
OE6. Avaliar e selecionar materiais e tecnologias de produção e de acabamento.
OE7. Assimilar e transmitir a interação entre o Homem e a escala e a funcionalidade dos artefatos ;
OE8.

Competências a adquirir

C.1 Dominar as diferentes etapas da metodologia projetual: diagnosticar problemas, definir de objetivos, tratar dados, gerar e avaliar alternativas, configurar soluções e comunicar resultados.
C.2
C2.1 Capacidade de organizar os elementos que estruturam o discurso tridimensional;
C5.
C6.
C7. Capacidade de formular problemáticas emergentes com iniciativa e espirito empreendedor;
C8.
C9
C10. Capacidade de autogestão do processo de investigação, problematização e proposição.

Metodologia de Ensino

Aulas Teórico/práticas:
-Exposição e demonstração dos cont. programáticos através de recursos audiovisuais, bibliografia e webgrafia;
-Análises comparativas e reflexivas sobre Projectos para debates em aula e desenvolvimento de 4 trab.s teóricos;
-Experimentação e aplicação prática dos conteúdos programáticos através da realização de 4 trab.s práticos.
Orientação Tutorial:
-Acompanhamento e orientação dos trab. individuais dos alunos;
-Recurso à plataforma moodle para apres. de conteúdos.

Conteúdos Programáticos

P1 DESIGN DE PRODUTO Foco: Design Inclusivo, Produto lúdico e/ou didáctico
1.Explorar a tridimensionalidade com foco no Design Inclusivo
Adquirir Noções de Design de Produto;
Adquirir Noções de Design de Produto Inclusivo;
Identificação do Público-Alvo;
Iniciação à Tridimensionalidade
Conhecer materiais e técnicas adaptadas ao produto dirigido ao tipo de publico alvo;
Adquirir noções de ergonomia e antropometria;
Adequação dos valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais e ecológicos;
Pesquisar materiais com durabilidade e funcionamento adequados;
Dominar desenhos técnicos,, cotações e modelação 3D, renders e mockups
Gerir o planeamento, as técnicas, os valores económicos e custos de Produção;
Resolver os desafios técnicos e formais inerentes a um projecto tridimensional
2. Análise crítica de exemplos;
3.Metodologias projectuais;
4.Memórias Descritivas;
5.Do conceito à metodologia e à concretização

P2 DESIGN DE JOGOS Foco: Design social
1. Design de Jogos
Contexto histórico, social e cultural de jogos digitais e não digitais;
Observação formal e técnica de exemplos;
Os fundamentos de design para jogos;
A linguagem gráfica e o lado tecnológico;
Modelos de jogos, temas de representação e públicos-alvo;
Suportes, materiais e técnicas para jogos não eletrónicos;
Narrativa em design: criação de conteúdo, desenvolvimento de histórias, personagens, níveis/estados, ferramentas;
Estratégias, design de interação, criação de experiências;
O jogo: economia do jogo, equilíbrio do jogo, estética, imersão, as regras de jogo e como explicá-las, requisitos e competências, informações disponíveis, testes de usabilidade.
Implicações culturais e sociais;
Fatores físicos, psicológicos, sociológicos e antropológicos dos jogos
Maquetização / prototipagem;
Desenhos técnicos e grafismos,
Planeamento, técnicas e custos de produção.
2.Análise crítica de exemplos;
3.Metodologias projectuais;
4.Memórias Descritivas;
5.Do conceito à metodologia e à concretização

P3 DESIGN EMBALAGEM Foco: Verallia Design Awards
Dimensão cultural e social de um objecto;
Ecologia, ciclo de vida de um objecto e o comportamento do consumidor;
Aprofundamento do uso do vidro enquanto material, técnicas, custos de produção, e mercados;
Domínio das propriedades físicas, cromáticas, tácteis, estéticas e emocionais do vidro.
Adequação dos valores funcionais, estéticos, dimensionais, culturais e ecológicos;
Domínio de desenhos técnicos, cotações e, modelações 3D, renders e maquetas;
Resolução dos desafios técnicos e formais de um projeto de produção em massa.
Avaliação, controle e seleção das tecnologias de produção e acabamento.
2.Análise crítica de exemplos;
3.Metodologias projectuais;
4.Memórias Descritivas;
5.Do conceito à metodologia e à concretização

P4 DESIGN MOBILIÁRIO URBANO Foco: Design especulativo
1. Introdução ao Design Crítico e Design Especulativo e seus prós e contras;
Relação do design especulativo com o futuro, considerando igualmente as diferentes temporalidades;
A importância da imaginação futurística e soluções na construção de discursos críticos e ativistas;
Tecnologias emergentes, inclusão de sistemas eletrónicos e digitais;
Representação e maquetização futurística.
2. Perfil do consumidor e a tendência de novos otimistas pela inclusão, conectividade e infraestruturas da imaginação;
3. O mobiliário urbano na sociedade atual e relação com o design especulativo, com o futuro e considerando igualmente as diferentes temporalidades;
Pesquisa Inicial: Relação do design com o futuro, considerando diferentes temporalidades;
Tecnologias emergentes inclusão de sistemas eletrônicos e digitais;
Met. Proj.: Ideação e brainstorming; Esboçar;
Met. Proj.: Storyboards e fabulações especulativas;
Met.Proj.: Modelagem 3D e desenhos técnicos à escala;
Met. Proj.: Modelagem 3D Modelagem, mockup, prototipagem, testes; Narrativas futuras.

Métodos de Avaliação

A aval. será feita com base na assiduidade, participação, empenhamento, debates e actividades (10%), na execução e apres. das 4 prop. de trab. práticas (60%) e na realização de 4 trab. teóricos (30%).
A componente prática será avaliada pelo desenvolvimento de prop. de trab., cuja discussão e fundamentação deverá ser consistente e justificada por acompanhamento teórico pertinente.
A componente teórica centrar-se-á na investigação e pesquisa relacionadas com os conteúdos de cada ex.

Recursos Didácticos

Aulas teóricas/práticas: bibliografia e webgrafia, computadores, retroprojector, quadro, material diversos para maquetes.

Palavras Chave

DESIGN SUSTENTAVEL
DESIGN INCLUSIVO
DESIGN JOGOS
DESIGN EMBALAGEM
DESIGN URBANO
DESIGN ESPECULATIVO

Bibliografia Principal

Autor PRESS, Mike; COOPER, Rachel
Título El diseño como experiencia - El papel del diseño y
Edição 1.ª ed.
Local Barcelona
Editora GG Diseño, Editorial Gustavo Gili, SL
Ano 2009
Autor BRANDES, Uta, STICH, Sonja; WENDER, Miriam
Título Design by Use ? The Everyday Metamorphosis of Thin
Edição 1.ª ed.
Local Basel
Editora Birkhäuser
Ano 2009
Autor SHEDROFF, Nathan
Título Design is the problem. The future of design must b
Edição 1.ª ed.
Local Brooklyn
Editora Rosenfeld Media
Ano 2009

Bibliografia Complementar

Autor YOUNG, Indi
Título Mental Models ? Aligning design strategy with huma
Edição 1.ª ed.
Local Brooklyn
Editora Rosenfeld Media
Ano 2008
Autor STEFFEN, Alex; GORE, Al
Título World Changing. A user´s guide for the 21 st centu
Edição 1.ª ed.
Local Nova Iorque
Editora Abrams Books
Ano 2008