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HISTÓRIA DO DESIGN - 2021/2022

2º ano curricular
Semestralidade: 2º semestre
Códigos ECTS: 2.00

Docentes

Regente: Prof. Doutor Alberto Estima
Assistentes: Prof. Doutor Alberto Estima

Carga Horária

Teórica : 2 Horas

Objectivos Gerais

1. Compreender a integração do design como parte da História;
2. Demonstrar a multiplicidade inscrita na prática do design;
3. Abordar os conceitos decorrentes de factores políticos, sociais e económicos como geradores de argumento de projecto ao longo do tempo e que vão desde a Revolução Industrial até à actualidade.

Objectivos Específicos

1. Munir os alunos de ferramentas e conhecimento, que lhes permita a produção de conhecimento científico, na área do design;
2. Saber identificar movimentos autores e linhas estratégicas de cada um dos principais movimentos que geraram grupos e/ou escolas, tendências aborda das, considerando o contexto;
3. Refletir sobre os antecedentes das vanguardas artísticas e da sua ligação aos tempos actuais.

Competências a adquirir

1. Reconhecer/relacionar as principais tendências do design moderno e contemporâneo;
2. Saber analisar momentos históricos e contextualizá-los, considerando o seu contributo para a inovação do pensamento e da prática do design;
3. Reflectir sobre o âmbito do design na praxis social e na formação de mentalidades ao longo do século XX;
4. Identificar, analisar e compreender os movimentos e correntes artísticas ligadas ao design, bem como os seus principais mentores.

Metodologia de Ensino

A metodologia baseia-se numa abordagem histórica, que cruza factores sociais, políticos, artísticos e económicos, como factores determinantes e justificadores dos vários movimentos que caraterizam a evolução do Design. Analisar visualmente os artefactos que pontuam esses momentos potenciando a capacidade de reconhecimento/pensamento crítico sobre a matéria em estudo.
Pretende-se recorrer simultaneamente a recursos bibliográficos e a outras fontes documentais digitais.

Conteúdos Programáticos

1. A Revolução Industrial e as suas consequências para o Design (1850-1920);
2. Revolução e Vanguarda (1915-1930);
3. A crise económica de 1929 e os princípios do Design Industrial (1930-1945);
4. O estilo dos anos 50;
5. Design alternativo ou contra-design (anos 60 e 70);
6. Dos anos 80 às tendências atuais.

Métodos de Avaliação

A avaliação será feita de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos da Universidade Lusíada, através de dois testes escritos mais a frequência no final de semestre.

Recursos Didácticos

*Aulas de exposição;
*Meios visuais e audiovisuais;
*Bibliografia de apoio.

Palavras Chave

*Linhas Simultâneas de Tempo
*História do Design
*Contexto
*Design Gráfico
*Design Produto

Bibliografia Principal

Autor BURDEK, Bernard E.
Título Design, História, Teoria e Prática do Design de Pr
Edição 1ª ed.
Local São Paulo
Editora Blucher
Ano 2006
Autor FORTY, Adrian
Título Objetos de Desejo: Design e sociedade desde 1750
Edição 1ª ed.
Local São Paulo
Editora Cosac Naify
Ano 2005
Autor MEGGS, Philip ; PURVIS, Allston
Título História do Design Gráfico
Edição 2ª. ed.
Local São Paulo
Editora Cosac Naify
Ano 2009

Bibliografia Complementar

Autor PEVSNER, Nikolaus
Título Os Pioneiros do Desenho Moderno: de William Morris
Edição 3ª. ed.
Local São Paulo
Editora Martins Fontes
Ano 2002
Autor HAUFFE, Thomas
Título Design: A Concise History
Edição 1ª. ed.
Local Londres
Editora Laurence King
Ano 1998