Cursos / 1º Ciclo / Faculdade de Arquitectura e Artes :: Design

English Version

TEORIA DA COMUNICAÇÃO - 2021/2022

3º ano curricular
Semestralidade: 1º semestre
Códigos ECTS: 3.00

Docentes

Regente: Prof. Doutora Paula Soares

Carga Horária

Teórica : 2 Horas

Objectivos Gerais

Estimular a capacidade de articulação crítica entre vários domínios científicos inerentes à Teoria e História, relacionada com o domínio científico do design.
Compreender a prática do design em contextos sociais, culturais e económicos específicos.
Aplicar as nomenclaturas e vocabulário próprio, específicos do design.
Analisar a multiplicidade inscrita na prática do design.
Compreender a complexidade da comunicação designer/produto/ utilizador.

Objectivos Específicos

Incentivar e potenciar análises sincrónicas e diacrónicas dos projetos de design.
Munir os alunos de ferramentas e conhecimentos que lhes permitam a produção de conhecimento científico na área do design. Compreender o processo de comunicação.
Entender as diferentes perspetivas do designer e do utilizador no processo de comunicação.
Compreender o papel do design emocional na relação comunicacional com o utilizador.
Aferir a importância da comunicação no desempenho do ser designer.

Competências a adquirir

Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
Realizar autonomamente a crítica e a argumentação no design.
Identificar e relacionar conceitos específicos da teoria da comunicação.
Compreender o "paradigma comunicacional".
Entender o processo evolutivo das intervenções sistemáticas da imagem dos produtos.
Compreender a importância da dimensão comunicacional inteligível dos produtos no mercado.
Reconhecer a dimensão semiótica no poder comunicativo dos produtos.

Metodologia de Ensino

A metodologia do ensino consistirá: 1) métodos expositivos e interrogativos durante a explanação dos conteúdos programáticos (com recurso a exemplos concretos); 2) método ativo pelas técnicas de debate e estudo de casos.

Conteúdos Programáticos

1. Princípios básicos da teoria da comunicação: comunicação e a sua evolução; comunicação enquanto fenómeno; e, comunicação como processo.
2. Comunicação e semiótica: semiologia e semiótica; semiótica aplicada; e, comunicação do produto no(s) mercado(s);
3. A ideia, o objeto e o utilizador: o objeto e a satisfação de necessidades do usuário; as funções do objeto e o seu poder comunicativo; e, a estética e a perceção estética do objeto.
4. O processo de comunicação na relação designer/produto/usuário.

Métodos de Avaliação

A avaliação da unidade curricular de Teoria da Comunicação será realizada de acordo com as especificações presentes no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusíada. Para além disso, são critérios de avaliação contínua: a) a assiduidade e a intervenção oral nas aulas; b) um trabalho de pesquisa individual; c) dois pontos escritos de avaliação de conhecimentos; d) a Prova de Frequência.

Recursos Didácticos

Aulas expositivas (Recursos audiovisuais); Visitas de estudo (caso se encaixem nas temáticas abordadas); Análise de textos; Pesquisa e análise de estudos de caso; Trabalhos individuais e/ou de grupo para apresentação e debate.

Palavras Chave

Comunicação. Perceção. Semiótica. Emoção.

Bibliografia Principal

Autor RODRIGUES, Adriano Duarte
Título O Paradigma Comunicacional - História e Teorias
Edição 1.ª ed.
Local Lisboa
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2011
Autor NORMAN, Donald A.
Título Emotional Design. Why we love (or hate) everyday t
Local New York
Editora INGRAM PUBLISHER SERVICES
Ano 2005
Autor NORMAN, Donald A.
Título The design of everyday things.
Local Cambridge
Editora MIT PRESS LTD
Ano 2013

Bibliografia Complementar

Autor CASTELS, Manuel
Título A sociedade em rede.
Edição 4.ª ed
Local Lisboa
Editora Fundação Calouste Gulbenkian
Ano 2011
Autor PAPANEK, Victor
Título Arquitectura e Design, Ecologia e Ética.