Cursos / 2º Ciclo / Instituto de Psicologia e Ciências da Educação :: Mestrado Em Psicologia Clínica
ESTÁGIO - 2024/2025
2º ano curricular
Semestralidade: anual
Códigos ECTS: 30
Docentes
Regente: Prof. Doutora Ana Meireles
Assistentes: Prof. Doutora Ana Meireles
Carga Horária
Orientação Tutorial : 2 Horas
Língua de Ensino
Português
Objectivos Gerais
O estágio tem como objetivo o contato direto do estudante com a prática na área de especialização, o aprofundamento de conhecimentos e a aquisição de competências necessárias à integração profissional, sob supervisão clínica e pedagógica do seu orientador e supervisor.
Objectivos Específicos
1.Desenvolver recursos pessoais e relacionais para uma adaptação ao contexto de estágio bem sucedida
2.Atuar de forma progressivamente mais autónoma no decorrer do estágio, fazendo a transição do papel de estudante para o papel de psicólogo
3.Articular e aplicar os conhecimentos e competências adquiridas na formação acad.ao contexto de prática clínica supervisionada
Competências a adquirir
Realizar avaliação, consulta e interv. psicológica de forma competente, bem como resumos e relatórios de casos clínicos acompanhados
Conhecer resultados de investigação científica e integrá-los na prática clínica supervisionada
Atuar de acordo com o código deontológico, reconhecendo as implicações éticas e sociais das suas ações.
Metodologia de Ensino
O aluno observa o trabalho do psicólogo bem como as dinâmicas instituc., integra reuniões de
equipa e de orient.e superv.com o orientador da instituição. Partindo desta base o aluno vai desenvolvendo de
forma mais autónoma as suas tarefas, supervisionado pelo docente da univ. que terá reuniões regulares c/
objetivo de discutir casos clínicos, artigos científicos pertinentes, realizar atividades de role-play e apoiar a
elaboração do relatório final.
Conteúdos Programáticos
1.As características do contexto de estágio e suas dinâmicas;
2.Particip.reuniões de equipa e sessões de orientação/supervisão c/ orientador/supervisor institucional
3.Aval.psicológica:
-seleção e administração de instrumentos de avaliação;
-diagnóstico;
-elaboração de resumos de casos clínicos;
-elaboração de relatórios de avaliação psicológica.
4.Intervenção psicológica:
-observ.de sessões terapêuticas;
-estabelecimento e manutenção de relações terapêuticas;
-formulações de caso;
-definição de objetivos terapêuticos;
-seleção e implem.de estratégias terapêuticas;
-avaliação de resultados da intervenção.
5.questões éticas e deontológicas envolvidas na prática clínica
6.Elab.de relatório de estágio:
-objetivos do relatório
-estrutura;
-proc.de escrita;
-a reflexão sistemática acerca da experiência de estágio;
Métodos de Avaliação
O supervisor (20%) e o orientador (20%) do local de estágio avaliarão o estágio e atribuirão uma
classificação de 0 a 20, atendendo ao desempenho do estudante nas suas tarefas bem como nas reuniões de
supervisão. Para além disso, será atribuída uma classificação ao relatório de estágio escrito submetido a
defesa oral perante um júri (60%). O estudante deverá atingir o mínimo de 10 em cada uma das notas para ser
aprovado.
Recursos Didácticos
B-on
Casos Clínicos
Objetivos de Sustentabilidade
Palavras Chave
Estágio; Supervisão; Psicologia Clínica; Avaliação Psicológica; Intervenção Psicológica; Casos Clínicos; Relatório de estágio
Bibliografia Principal
Autor | American Psychiatric Association |
---|---|
Título | Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbaçõ |
Edição | 5ed. |
Local | Lisboa |
Editora | Climepsi |
Ano | 2014 |
Autor | Barlow, D. H. |
Título | Clinical handbook of psychological disorders: A st |
Local | Nova Iorque |
Editora | Guilford |
Ano | 2014 |
Autor | Kendall, P. C. |
Título | Child and adolescent therapy: Cognitive-behavioral |
Edição | 4ª Ed |
Local | Nova Iorque |
Editora | The Guilford Press |
Ano | 2012 |
Bibliografia Complementar
Autor | Kain, R.V. |
---|---|
Título | Scientific Writing for Psychology: Lessons in Clar |
Autor | Page, A. C., & Stritzke, W. G. K. |
Título | Clinical psychology for trainees: Foundations of s |