/ IPCE :: CURSO DE FORMAÇÃO ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL / PÓS-GRADUAÇÃO
DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR

COORDENADOR / DIRECÇÃO CIENTÍFICA
Jorge Manuel de Almeida Castro
OBJECTIVOS
É objectivo dar a conhecer aos educadores os diversos problemas ao nível das dificuldades no domínio cognitivo e motor com os quais se podem deparar em ambiente de classe regular.
Pretende-se identificar os diferentes graus de dificuldades nestes domínios, verificando as suas consequências no desenvolvimento das crianças e jovens aprendentes, assim como os meios de detecção e avaliação das problemáticas envolvidas.
Pretende-se ainda apontar ajudas no âmbito da prevenção e tratamento, com uso de técnicas terapêuticas ajustadas.
DESTINATÁRIOS
O público-alvo natural é constituído por Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para além destes, a Pós-graduação destina-se ainda a:
- Formadores e animadores sócio-culturais;
- Gestores de projectos de intervenção social;
- Assistentes Sociais;
- Terapeutas;
- Psicólogos;
- Outros profissionais que trabalham no âmbito da Educação Especial e dos Apoios Sócio-Educativos;
- Outros licenciados na área das Ciências Sociais e Humanas.
CARGA HORÁRIA TOTAL
250 horas
MÓDULOS / CARGA HORÁRIA
FORMAÇÃO GERAL
Métodos e técnicas de investigação e análise em educação 25 h
Desenvolvimento curricular e diferenciação pedagógica 25 h
FORMAÇÃO ESPECÍFICA
Modelos de organização curricular em educação especial 25 h
Diagnóstico, avaliação e intervenção em educação especial 25 h
Neuropsicologia das dificuldades cognitivo-motoras 25 h
Necessidades educativas especiais e perturbações intelectuais 25 h
Necessidades educativas especiais e perturbações físico-motoras 25 h
Ajudas técnicas e adaptações tecnológicas para as NEE´s cognitivo-motoras 25 h
FORMAÇÃO PARA PROJECTOS
Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projectos de intervenção educativa especializada no domínio cognitivo-motor 50 h
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Os discentes, para além de pequenos trabalhos solicitados pela sequência das diversas sessões de formação, são avaliados pela realização de um trabalho escrito relativo a cada uma das disciplinas que compõem as formações geral e específica do Curso.
Os trabalhos devem obedecer às seguintes características: ser originais, estar formulados com rigor e cientificidade (de acordo com as normas científicas e regras de estilo vigentes), apoiar-se em pelo menos três obras das indicados pelo docente da respectiva disciplina e, tanto quanto possível, apresentarem uma relação com a realidade escolar vivenciada pelos discentes.
O Curso conclui-se com a elaboração, desenvolvimento e avaliação de um projecto de intervenção na área da Educação Especial – Domínio da Comunicação e da Linguagem, do qual deverão constar, obrigatoriamente e entre outros possíveis, os seguintes elementos:
- Definição dos objectivos da intervenção;
- Caracterização do centro educativo ou do(s) grupo(s) junto do qual/quais se pensa desenvolver o projecto;
- Previsão das dificuldades e do modo de as ultrapassar;
- Estratégias a desenvolver para garantir o envolvimento dos diferentes elementos participantes (docentes, discentes, famílias, terapeutas, comunidade, etc.);
- Critérios para avaliação do projecto;
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Todos os educadores profissionalizados e com mais de 5 anos de trabalho obterão um diploma que lhes confere a especialização.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
8 horas semanais, a serem definidas assim:
Sexta-feira: 18:00 às 22:00 horas
Sábados: 09:00 às 13.00 horas ou 14.00 às 18.00 horas.
INFORMAÇÕES
Pedido de informações
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>
Instituto Lusíada de Pós-Graduações :: ILPG
T. +351 22 557 08 47
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