CURSOS / PÓS-GRADUAÇÃO EM AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NA LEITURA
BROCHURA
CANDIDATURA ON-LINE |
Joana Cruz, Prof.ª Doutora
Sofia Mendes, Prof.ª Doutora
Sofia Marques, Prof.ª Doutora
Com o decreto-lei 54/2018 de 06 de julho, o currículo e as aprendizagens dos alunos constituem, atualmente, o centro da atividade da escola. O desafio atual da escola afasta-se da conceção de que é necessário categorizar para intervir, enfatizando a necessidade de encontrarem formas de lidar com a diferença, adequando os processos de ensino às caraterísticas e condições individuais de cada aluno/a, mobilizando os meios de que a escola dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa.
À luz deste novo paradigma educativo, a aprendizagem da leitura é perspetivada através de modelos curriculares flexíveis e do acompanhamento e monitorização sistemático da eficácia das intervenções implementadas, que englobam as respostas educativas necessárias para cada aluna/o adquirir a proficiência na leitura.
Face à mudança de paradigma de intervenção é relevante a possibilidade de os/as psicólogos/as poderem atualizar conhecimentos sobre a aprendizagem da leitura e sobre competências de avaliação e intervenção à luz dos sistemas multinível de suporte.
Compreender a conceptualização e os modelos teóricos explicativos do processo de aprendizagem da leitura.
Conhecer as diferentes etapas do processo de aprendizagem da leitura
Conhecer os indicadores e os processos subjacentes à avaliação de competências de leitura.
Compreender o papel da avaliação e da monitorização sistemáticas na implementação de intervenções multinível
Conhecer a legislação atual e adotar práticas coerentes
Conhecer práticas baseadas em evidência na promoção da leitura.
Conhecer práticas baseadas em evidência na prevenção e remediação das dificuldades de aprendizagem da leitura.
Psicólogos.
Psicólogos Júnior.
Licenciados em Psicologia.
Ensino: as aulas serão sempre ministradas a partir do campus da Universidade Lusíada, no Porto, podendo os estudantes optar sempre pela participação presencial e/ou a distância. A avaliação inclui a realização de um trabalho final e uma assiduidade de 70% das aulas (contabilizadas pela participação presencial e/ou a distância).
A avaliação contínua decorrente da presença, física e/ou a distância, num mínimo de 70% das aulas e a aprovação no trabalho final a realizar sobre uma das temáticas do programa confere o direito à passagem de um diploma de aprovação no curso de pós-graduação em Avaliação e Intervenção na Leitura.
Módulo | Horas | Docente |
Módulo 1 |
6 horas | Prof. Doutora Diana Alves |
Módulo 2 |
10 horas | Prof. Doutora Sofia Mendes |
Módulo 3 |
6 horas | Prof. Doutora Joana Cruz |
Módulo 4 |
4 horas | Prof. Doutora Irene Cadime |
Módulo 5 |
4 horas | Prof. Doutora Diana Alves |
Módulo 6 |
15 horas | Prof. Doutora Sofia Mendes |
Módulo 7 |
15 horas | Prof. Doutora Sofia Marques |
Módulo 8 |
12 horas | Prof. Doutora Joana Cruz |
Prof. Doutora Joana Cruz
Licenciada em Psicologia pela FPCEUP
Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada no Porto.
Prof. Doutora Sofia Mendes
Licenciada em Psicologia pelo ISMAI
Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela FPCEUP
Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada no Porto
Prof. Doutora Sofia Marques
Licenciada em Psicologia pelo ISMAI
Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho
Professora do Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Lusíada no Porto.
Prof. Doutora Diana Alves
Licenciada em Psicologia pela FPCEUP
Mestre e Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Porto
Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Prof. Doutora Irene Cadime
Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho
Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho
Investigadora Auxiliar da Escola de Psicologia da Universidade do Minho
O curso tem um total de 72 horas.
horário: Sábados das 09:00 às 13:00h
Universidade Lusíada – Norte (Porto)
Candidaturas: até 30 setembro de 2022
Início das aulas: outubro de 2022
Candidatura: 105€
Propina: 700€
Comparticipação no seguro escolar: 55€
Certificado de Habilitações (original ou fotocópia autenticada);
Curriculum científico e académico;
Elementos de identificação do Cartão de cidadão e uma fotografia (tipo passe);
Formulário de Candidatura
Obs: O Curso só funcionará com um número mínimo de alunos.
Dr. António Pedro Martins <apedro@por.ulusiada.pt>
Dr. Fernando Castro <afcastro@por.ulusiada.pt>
Dr. Miguel Gomes <mgomes@por.ulusiada.pt>
ILPG - Instituto Lusíada de Pós-Graduações
T. +351 22 557 08 34
<posgrad@por.ulusiada.pt>